ISO 25000 A ISO 25000 é uma evolução das série de normas ISO/IEC 9126 e 14958 e tem com objetivo principal fornecer uma visão geral do produto de software.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas III
Advertisements

ENGENHARIA DE SOFTWARE Garantia de Qualidade de Software
Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
Integridade do Software
Qualidade de Produto de Software
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações
Administração de Sistemas de Informação II
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Control Objectives for Information and related Technology
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Qualidade de Produto de Software
Trabalho de Engenharia de Software II
Intrudução Normas Mardoqueu de Lima n°05 3H15 Seções de controle.
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
Fase de Elaboração: Fluxo de Requisitos
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
Qualidade de Produto de Software
Capability Maturity Model (CMM)
Qualidade de Produto de Software
Normas ISO/IEC de Segurança da Informação
Análise e Projeto de Sistemas
Introdução à Qualidade
Prof. Alexandre Vasconcelos
Qualidade do Produto de Software
Qualidade do Produto de Software
Modelos de Maturidade de Processos de Software
ITIL(Information Technologies Infrastructure Library)
ISO/IEC NBR Qualidade de TI.
O Processo de desenvolvimento de software
Melhoria do processo de software brasileiro
Teste de Software Conceitos iniciais.
Engenharia de Software
Qualidade de Software Aula 4
Qualidade de Produto ISO 14598
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS
Capítulo 10 – Qualidade de Produtos de Software Escrito por: Renata Araújo Vírginia Chalegre Apresentado por: Cleice.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Normas ISO ISO – Projeto centrado no usuário
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Profª Eliane Costa Santana
Qualidade de Produtos de Software
Gestão da Produção e Logística
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
Software Process Improvement and Capability dEtermination
PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
1 Estimativa, Teste e Inspeção de Software Gerência de Projetos: Estimativa de Software Marcos Camada
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação.
Ricardo de Andrade Kratz
REQUISITOS PARA CALIBRAÇÃO E EMISSÃO DE CERTIFICADOS Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
TESTES DE SOFTWARE – AULA 1 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal
UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 1 Fornecimento de Software ISO/IEC Universidade Gama Filho Auditoria & Qualidade Em Sistemas.
CMMI Capability Maturity Model Integration
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

ISO 25000 A ISO 25000 é uma evolução das série de normas ISO/IEC 9126 e 14958 e tem com objetivo principal fornecer uma visão geral do produto de software.

DA ORIGEM :ISO/IEC 9126 e 14598 9126-1 Modelo de qualidade de software. 9126-2 Métricas externas. 9126-3 Métricas Internas. 9126-4 Métricas para qualidade em uso. 14598-1 Guia de avaliação – visão geral. 14598-2 Planejamento e gerenciamento de avaliações. 14598-3 Processo de avaliação para desenvolvedores. 14598-4 Processo de avaliação para adquirentes. 14598-5 Processo de avaliação para avaliadores. 14589-6 Documentação de módulos de avaliação.

A reorganização: Norma ISO 25000. Nova divisão de assuntos em cinco tópicos, Cada divisão é composta por um conjunto de documentos e trata de um assunto em particular. 1 Requisitos de Qualidade 2 Modelo de Qualidade 3 Gerenciamento de qualidade 4 medições 5 avaliação.

ISO 25000 Modelo de Qualidade. QUALIDADE INTERNA E EXTERNA. Novo Modelo. FUNCIONALIDA DE. CONFIABILIDA DE. USABILIDADE. EFICIÊNCIA. MANUTENIBILID ADE. PORTABILIDAD E. *ADEQUAÇÃO *CONFORMIDADE *SEGURANÇA DE ACESSO *ACURÁCIA *MATURIDADE *TOLERÂNCIA DE FALHAS *RECUPERABILID ADE *CONFORMIDADE *OPERACIONALID ADE   *CONFORMIDADE *COMPORTAMENT O EM RELAÇÃO AO TEMPO *UTILZAÇÃO DE RECURSOS *CONFORMIDADE *MODIFICABILIDA DE *ESTABILIDADE *TESTABILIDADE *CONFORMIDADE *ADAPTABILIDAD E *CAPACIDADE PARA SER INSTALADO *CAPACIDADE PARA SUBSTITUIR *CONFORMIDADE  

ISO 25000 e os três tipos de Qualidade. em uso : corresponde ao ponto de vista de um usuário . externa : considera o produto como uma caixa-preta: nada se conhece sobre sua arquitetura, sobre o código ou como funciona. interna : é exatamente a arquitetura interna que é levada em conta . A qualidade da organização do código ou a complexidade algorítmica são exemplos de critérios que podem indicar qualidade.

Qualidade é o que buscamos. Qualidade do produto é a meta que buscamos. A qualidade do processo é o meio para conseguirmos isso.

ISO 25000 Qualidade. O software deve ser capaz de permitir que os usuários atinjam todas as expectativas. 1º EFICÁCIA. 2º PRODUTIVIDADE 3º SEGURANÇA E SATISFAÇÃO.

ISO 25000 Eficácia, produtividade e segurança. EFICÁCIA: o software deve permitir que usuários atinjam, com completitude , metas no contexto de uso especificado. PRODUTIVIDADE; o software deve permitir que usuários diretos e indiretos empreguem quantidade apropriada de recursos em relação a eficácia obtida. SEGURANÇA; o software deve apresentar níveis aceitáveis de riscos de danos a pessoa, negócio, ou ao ambiente no uso especificado.

Normas Brasileira ABNT. A ABNT vem trabalhando na preparação de normas equivalentes as do modelo SQuaRE. Atualmente a ABNT esta em fase de revisão final do texto da norma 25000,que já passou pelo estágio de consulta nacional pela ABNT.

DEFINIÇÃO DO MODELO DE SQuaRE. A definição da arquitetura de normas SQuaRE teve início em 1999,e criado pelo grupo WG6 que é um grupo responsável pela elaboração de normas internacionais.

Significado de SQuaRE. SQuaRE significa: Requisitos de Qualidade e avaliação de produtos de software.

DIVISÃO DO SQuaRE O núcleo principal do SQuaRE é composto de cinco divisões de normas, conforme a seguir: ISO/IEC 2500n – Gestão da Qualidade. ISO/IEC 2501n – Modelo de Qualidade ISO/IEC 2502n – Medição da Qualidade. ISO/IEC 2503n – Requisitos de Qualidade. ISO/IEC 2504n – Avaliação da Qualidade.

Quem é o WG6. É um subcomitê de sistemas e software da ISO/IEC. Este grupo cria normas evoluídas a parti de normas existente em especifico para o mercado de engenharia de software.

Normas publicada pelo SQuaRE. 25000 - substituiu dois padrões das normas 9126 e 14598 da ISO, avaliação do produto de software. ISO 25001- revisa a norma 14598-2, planejamento e gerenciamento da qualidade do produto de software. ISO 25020 – modelo de referência , medição e guia para medir as características de qualidade.

Particularidade do Software. Não existe construção em série. Não se desgasta e nem se modifica com o uso. Não tem recursos fisícos. O custo final é de projeto e desenvolvimento.

Alcançar a Qualidade. Nos dias de hoje, percebe-se uma intensa movimentação em busca da qualidade. As empresas têm de produzir serviços e produtos de qualidade, mas não pensando em uma estratégia que as diferencie no mercado mas também como uma condição de sobrevivência.

Resumo. O MUNDO ESTA PASSANDO POR UMA CONSTANTE TRANSIÇÃO ENTRE O ESTADO RUDMENTAR PARA UM ESTADO MAS EVOLUIDO. EXEMPLO QUE CARACTERIZA BEM ESTA MUDANÇA É O SEGMENTO TECNOLOGICO. HOJE PARA SE TORNA COMPETITIVA AS EMPRESAS ESTÃO NUMA PROCURA INCESSANTE PARA ALCANÇAR A QUALIDADE DE SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS. NO MERCADO DE SOFTWARE NÃO SERIA DIFERENTE.AS NORMAS DA ISO É VITAL PARA GARANTIR QUE AS EMPRESAS SIGÃO OS PADRÕES DE QUALIDADE DO PRODUTO JUNTO COM PADRÕES DE PROCESSO, PARA GARANTIR QUE O PRODUTO FINAL ESTEJA DENTRO DOS PADRÕES RECOMENDADO POR ELA.

Sites de Referências. Zeropaper.com.br Www.iso.org/iso/home.html