Tópicos Avançados de Contabilidade IFRS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: PERCEPÇÃO SOBRE A ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS NO BRASIL Sirlei Lemes Reiner.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vice-Presidente Técnico do CFC Coordenador de Operações do CPC
Advertisements

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
© 2010 IFRS Foundation 1 BNDES-IFRS Foundation Seminário IFRS para PMEs Tópico 1.1 Introdução.
Marcos Históricos da Governança Corporativa
A profissão de contador
ADOÇÃO DAS IFRS NO BRASIL
PESQUISA.
Internacionalização de PMEs
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
A Harmonização Contábil na Profissão do Auditor Independente
“IFRS (CPC) para pequenas e médias empresas”
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
CONTABILIDADE GERENCIAL
Este material é parte integrante da disciplina
Terceirização de serviços em Planejamento Logístico
Teoria da Contabilidade
Gestão das Recomendações do Controle Interno Estadual do RS
Introdução à Qualidade
Tema: Res. CFC n° 1.255/09 – Contabilidade para PMEs
III Colóquio Internacional sobre Seguros e Fundos de Pensões AS POLÍTICAS DE INVESTIMENTOS DAS EMPRESAS DE SEGUROS E DOS FUNDOS DE PENSÕES Gabriel Bernardino.
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE
TÓPICOS AVANÇADOS EM CONTABILIDADE
O que é ISO 9001? Aplicação no mercado
A Governança Corporativa
Introdução a Contabilidade Gerencial
Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR) OUTUBRO DE 2014 Palestrante Idésio S. Coelho Jr.
Contabilidade e Mercado de Trabalho
COMPLIANCE 30/03/2010.
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
CONTABILIDADE GERENCIAL
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Audiência Pública para Sistemática de Monitoramento Projeto Piloto de Investimentos Processo de Contratação do Monitoramento Brasília, Maio de 2007 COAPI.
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
Teoria Geral da Contabilidade Princípios de Contabilidade
Conhecimento Científico
principalmente da tutoria,
Conceito:- Ciência que estuda e controla o patrimônio
NILTON GOMES DE OLIVEIRA
Conteúdo programático
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
A Excelência na Gestão Pública
Tópicos Avançados de Contabilidade
Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ Curso de Graduação em Ciências Contábeis Tópicos Avançados em Contabilidade PROCESSO DE CONVERGÊNCIA.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ Curso de Graduação em Ciências Contábeis Tópicos Avançados de Contabilidade Daiane Fasbinder.
Tópicos Avançados de Contabilidade
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ Curso de Graduação em Ciências Contábeis Projeto de Pesquisa I Solano da Rocha Orientador: Prof.
Expositor: Prof. MSc Flaviano Costa
Metodologia da Pesquisa
TÓPICOS AVANÇADOS DE CONTÁBILIDADE
Data Aprovação:03/12/2010 Data Divulgação:16/12/2010 IASB:IFRS 1 CPC 43 (R1) ADOÇÃO INICIAL DOS PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS CPCs 15 A 41 Aprovações dos Reguladores:
CONTABILIDADE INTERNACIONAL Prof.:Isabel E Alarcón Pizzorno. MS Ativo Passivo.
Finalidades da pesquisa científica
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
Tema: Informação e Conhecimento
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
6/2/2016DRAFT - Huascar Eguino/FMM * *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do.
ACORDO SOBRE BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO TBT AGREEMENT.
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
Contabilidade Atual das PME XXVIII Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Copyright © 2010 by Cornachione, Casa Nova & Nogueira 1 Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #
Transcrição da apresentação:

Tópicos Avançados de Contabilidade IFRS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: PERCEPÇÃO SOBRE A ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS NO BRASIL Sirlei Lemes Reiner Alves Botinha Carla Tatiane Ternus Jessica Bones Chapecó – SC, Junho/2015

PROBLEMA DE PESQUISA: observa-se que muitos empresários de PME não estão estimulados a adotar este novo padrão de IFRS. Encontra-se convergência das práticas em conformidade com as IFRS para PME. há poucas pesquisas referentes às pequenas e médias empresas. Nível muito alto de empresas que decretam falência por não adotarem as normas adequados para sua gestão. 1 INTRODUÇÃO TOPICOS AVANÇADOS DE CONTABILIDADE

OBJETIVO a) Desenvolver um conjunto único global com qualidade, exeqüibilidade e aceite das IFRS e aplicando-as rigorosamente; b) Considerar as necessidades de informações financeiras pelas economias emergentes e pequenas e médias empresas (PME); e c) Implementar os processos de convergência das normas contábeis com alta qualidade. d) Com o objetivo de simplificar as IFRS na íntegra e reduzir os custos na elaboração dos relatórios financeiros TOPICOS AVANÇADOS DE CONTABILIDADE

JUSTIFICATIVA Diante do desenvolvimento das relações de mercado, maior comercialização de mercadorias e serviços, verifica-se o aumento de investimentos de recursos financeiros em países e empresas diferentes. Diante de tal gama de possibilidades de investimentos e relações comerciais, gerou-se a necessidade por informações contábeis tempestivas e confiáveis. Cria-se o IASB orientando as Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS, e no Brasil cria-se o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) TOPICOS AVANÇADOS DE CONTABILIDADE

2 REVISÃO DA LITERATURA IFRS para PMEs: a perspectiva em Nova Zelândia 2.1 IFRS para PMEs: a perspectiva em Nova Zelândia (IFRS for SMEs: A New Zealand perspective) Samujh (2010), segundo o autor Samujh (2010), os problemas dos relatórios financeiros de PMEs dos dois países em questão e explora os custos-benefícios na adoção do método. Foi considerada a dificuldade de identificar as PMEs, devido à dimensão de formas de conceituar o termo, em pontos de vista qualitativo e quantitativo. Observa-se a importância dada a fornecer informações para bancos e autoridades fiscais. Acadêmicos e profissionais contabilistas podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento de competência de contabilidade. Na Croácia, as IFRS contribuirá muito, mas deverá se ater-se primeiramente as normas locais; Na Itália, verifica-se que as empresas não estão prontas para introduzir o novo padrão. TOPICOS AVANÇADOS DE CONTABILIDADE

2 REVISÃO DA LITERATURA Regras nacionais e internacionais de relato financeiro: testando a compatibilidade do relatório da Checa a partir da perspectiva das PMEs. 2.2 Regras nacionais e internacionais de relato financeiro: testando a compatibilidade do relatório da Checa a partir da perspectiva das PMEs. Segundo Paseková; Cardová; Müllerová e Strouhal, objetiva a análise comparativa dos relatórios, e os padrões nacionais da República Checa e IFRS com o foco especial em PMEs. A maioria das empresas utilizam apenas contabilidade para fornecer dados necessários para cálculo da base tributável e para informações gerenciais são raramente utilizados nas PMEs. O relatório é mais interessante para empresas de negociação, devido à proporção de desvantagem entre despesas e receitas obtidas com o processo. Existem desafios, principalmente no que se refere aos interesses dos gestores e elaboradores de informações contábeis das PMEs. TOPICOS AVANÇADOS DE CONTABILIDADE

2 REVISÃO DA LITERATURA Um Estudo Empírico sobre a Adoção da IFRS para as PME: o caso de Kavala, Grécia 2.3 Um Estudo Empírico sobre a Adoção da IFRS para as PME: o caso de Kavala, Grécia Para Mandilas; Nikolaidis; Valsamidis, o estudo busca examinar as considerações acerca das PMEs, na aplicação das IFRS. As PMEs são mais flexíveis, pois têm suas decisões geralmente tomadas pela administração da empresa e possuem menor liquidez e Alavancagem. As necessidades dos usuários são menos sofisticadas e exigem informações menos abrangentes do que das grandes empresas. Aprovam o novo padrão, com expectativa de benefícios para as PMEs, acreditam alcançar os objetivos da norma, e esperam por orientações. TOPICOS AVANÇADOS DE CONTABILIDADE

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS O delineamento do presente trabalho se tornou possível inicialmente por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa exploratória qualitativa, utilizando-se de estudos e pesquisas sobre a adoção desse novo padrão de normas(IFRS) e Os CPC para PME. Como estratégia de pesquisa, utilizou- se a técnica de documentação indireta, por meio de fontes secundárias, analisando informações por meio de sítios eletrônicos dos órgãos reguladores e empresas de auditoria de grande relevância no mercado (Big Four). A abordagem tecida foi qualitativa, diante das análises realizadas sobre o que foi pesquisa sem inferir em dados estatísticos. Por meio da abordagem exploratória, buscou-se levantar conhecimento acerca das PMEs, sobre as Normas Internacionais de Contabilidade para empresas deste segmento, a adoção no Brasil, e, como foco, trouxe a discussão acerca de estudos já realizados em outros países, em relação à adoção das mesmas normas elaboradas pelo IASB.

AMOSTRA E AMBIENTE DE ESTUDO Artigo IFRS para PMEs: a perspectiva em Nova Zelândia Regras nacionais e internacionais de relato financeiro: testando a compatibilidade do relatório da Checa a partir da perspectiva das PMEs. Um Estudo Empírico sobre a Adoção da IFRS para as PME: o caso de Kavala, Grécia. Normas Internacionais de Contabilidade para as PME (Evidências Empíricas de PME em um país em transição e em um país desenvolvido em Estagnação) - International Accounting Standards for SMEs. TOPICOS AVANÇADOS DE CONTABILIDADE

Foram utilizados como inclusão a pesquisa sítios eletrônicos dos órgãos reguladores e empresas de auditoria de grande relevância no mercado (Big Four) e se deu por meio de pesquisa bibliográfica. A analise foi por delineamento Metodológico, com análise documental de dados secundários(documentação indireta) e abordagem qualitativa(exploratória). TOPICOS AVANÇADOS DE CONTABILIDADE

REFERÊNCIAS TOPICOS AVANÇADOS DE CONTABILIDADE BOTINHA, R. A.; LEMES, S.;.IFRS para Pequenas e Médias Empresas: Percepção Sobre a Adoção das Normas Internacionais no Brasil; SAMUJH, R. H.; IFRS for SMEs: a New Zealand perspective. Working Paper Series, University of Waikato, New Zeland, n. 96, jul, Disponível em:. Acesso em: 18 out MANDILAS, A.; NIKOLAIDIS, M.; VALSAMIDIS, S.; NIKOLAIDIS, A. An empirical study on the adoption of IFRS for SMEs: the case of Kavala, Greece. Draft Papers, Management of International Business and Economic Systems. Disponível em:. Acesso em: 05 jul STROUHAL, J.; MULLEROVA, L.; CARDOVA, Z.; PASEKOVA, M. National and International Financial Reporting Rules: Testing the Compatibility of Czech Reporting from the SMEs Perspective. WSEAS Transactions on Business and Economics, v. 6, n. 12, p , dezembro, Disponível em: < transactions/economics/2009/ pdf>. Acesso em: 18 out