Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DE ICMS ECOLÓGICO A Educação Ambiental no contexto do ICMS Ecológico Eliane Maria Garcia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
Captação de Recursos Para Projetos Sociais.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
1 COMO FUNCIONA. 2 COMO FUNCIONA - QUEM FAZ Algumas funções dos profissionais que compõem a equipe: Responsável pela Área de Lazer no DR desenvolvimento.
Leila Brandão SECAD/MEC
Elaboração de Projetos Culturais
AÇÕES, CAMPANHAS E PROJETOS, DE ROTARACT
Educação Ambiental - GPEEA
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
PLANEJANDO AS AÇÕES EM SAÚDE
PROGNÓSTICO.
Apresentação da Síntese do Trabalho
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
AVALIAR e PLANEJAR.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
EDITAL PROEX 2016 Indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Titulo do Anteprojeto Área de concentração / Linha de.
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
GRUPOS TEMÁTICOS. PLANO DE AÇÃO Plano de Ação aprovado em Março de 2006 Eleições 2006 (estudos e proposta de plano de governo) Horizonte 2010 Banco de.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
QUAL??? COMO??? A MISSÃO DO PODER PÚBLICO NA EDUCAÇÃO
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Pesquisa de Clima 2013.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
Balanço: Projeto Quem Falta Faz Falta
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
TCC.
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul Auristela Silva dos Santos 09 de Dezembro de 2015 OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE MEIO.
Heloisa Pincela Vasconcelos 09 de Dezembro de 2015
O que é Planejamento Estratégico? É o processo que procura ordenar ideias de forma que possa criar uma visão do caminho que se deve seguir, orientando.
Captação de Recursos Para Projetos Sociais Profa. Dra. Miryam Schuckar Abril de 2005 Universidade do Sagrado Coração/Bauru.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
Técnico em Transações Imobiliárias. Como funciona? Aula presencial 2x na semana (20% da carga horária do curso) AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada ANO 2015
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Data da Apresentação: 1.
Título do Projeto de Pesquisa Nome do(a) Coordenador(a) Instituição/Faculdade Edital do Projeto Aprovado Data da Apresentação: 1.
PREFEITURA M. DE CAMPO GRANDE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO DE.
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 8º Encontro Aspectos Práticos para a Elaboração do Plano de Ação de 2012 nos parâmetros indicados pelo Conselho Nacional.
Transcrição da apresentação:

Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DE ICMS ECOLÓGICO A Educação Ambiental no contexto do ICMS Ecológico Eliane Maria Garcia 10 de Novembro de 2015

Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul Pergunta de Educação Ambiental para o ICMS ecológico: 1) O município tem ações de educação ambiental cadastradas e aprovadas no SisEA/MS (Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental) até a data limite da etapa de avaliação da tábua? (PESO 4) ( ) Não cadastrou ou cadastrou mas não foi aprovado. 0% ( ) Sim, cadastrou, foi aprovado e possui: ____ Programa cadastrado e aprovado (máximo 1). 30%; ____ Projetos cadastrados e aprovados (no mínimo 1). 10%; ____ Projetos cadastrados e aprovados (mais de 1). 20%; ____ Campanhas cadastradas e aprovadas (no mínimo 1). 8%; ____ Campanhas cadastradas e aprovadas (mais de 1). 17%; ____ Ações pontuais e/ou pesquisas cadastradas e aprovadas (no mínimo 3). 5%; ____ Ações pontuais e/ou pesquisas cadastradas e aprovadas (mais de 3). 10%;

Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul SisEA/MS  Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental lançado pelo Imasul em  Faz parte do Sistema IMASUL de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente (Siriema).  É uma ferramenta que tem como finalidade cadastrar, integrar, sistematizar, analisar, aprovar e divulgar programas, projetos, campanhas, pesquisas e ações de educação ambiental no Estado de Mato Grosso do Sul.

Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul SisEA/MS – Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental 1º Passo: acesse o site

Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul SisEA/MS – Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental 2º Passo: cadastrar-se no Siriema por meio do cadastro eletrônico de pessoas jurídicas.

Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul SisEA/MS – Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental 3º Passo: acesse o SIRIEMA:

Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul SisEA/MS – Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental

Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul SisEA/MS – Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental

Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul SisEA/MS – Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental

Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul SisEA/MS – Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental

Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul SisEA/MS – Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental

Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul Fundamental anexar relatório das atividades desenvolvidas, em formato PDF ou Word, contendo listas de presença, fotos com legenda e materiais de divulgação utilizados (folders, cartilhas, cartaz, caderno, etc) dentre outros SisEA/MS – Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental

Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – SEMADE INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE DO MATO GROSSO DO SUL - IMASUL Tabela 01. Conceitos e critérios para classificação de modalidades de educação ambiental. Tipos de ação AÇÃO PONTUALCAMPANHAPESQUISAPROJETOPROGRAMA Classificações Conceito Entende-se por ação pontual uma atividade ou evento únicos com o objetivo de sensibilizar o público alvo e desvinculados da obrigatoriedade de continuidade. Nesta categoria se enquadram os eventos temáticos compostos por atividades pontuais. Ações pontuais têm caráter temporário, podendo ser cíclicas. Entende-se por campanha uma combinação de atividades ou eventos coordenados integradamente num plano seqüencial para atingir um objetivo específico baseado na divulgação pública de informações socioambientais com intencionalidade educativa. É um conjunto de atividades orientadas e planejadas de construção do conhecimento científico mediante o emprego de métodos e estratégias. Tem como meta principal a investigação de fatos, fenômenos ou situações socioambientais, podendo gerar novos saberes, comprovar ou refutar outros pré-existentes. É um conjunto de atividades articuladas e organizadas para atingir objetivos e públicos específicos com uma única linha de ação, dentro de um período proposto, devendo apresentar resultados alcançados no seu término, devendo ser antecedido de um diagnóstico. Após isso, é cuidadosamente planejado para alcançar seus objetivos por meio de metas, atividades e tarefas. Os projetos possuem um cronograma de execução e podem ser financiados pela instituição executora ou receber recursos de terceiros. É um conjunto de princípios e diretrizes que se articulam a partir de um mesmo referencial teórico- metodológico e norteiam projetos e ações, preferencialmente de caráter multidisciplinar. O programa dá nome e diretrizes a uma série de ações organizadas, mas com atuação independente. Deve ser contínuo até o alcance de seus objetivos, com várias linhas de ação, podendo contemplar diversos públicos. As ações realizadas dentro de um programa podem ser definidas como projetos, campanhas e até mesmo atividades, e devem ser planejadas para garantir a continuidade e permanência do processo educativo com tempo de execução pré-definidos, desde que de acordo com o objetivo geral. Critérios Introdução/contextualizaçãoOpcionalObrigatório JustificativaObrigatório Não se aplicaObrigatório Mobilização e ArticulaçãoObrigatório OpcionalObrigatório DiagnósticoOpcionalObrigatório Objetivo geralObrigatório Objetivo específicoOpcionalObrigatórioOpcionalObrigatórioNão se aplica Linhas de açãoNão se aplica Obrigatório MetodologiaObrigatório Resultados atingidosObrigatório Integração entre as atividades executadas Não se aplicaObrigatórioNão se aplicaObrigatório Área de abrangênciaDelimitada Tempo de duraçãoTemporárioTemporário ou permanenteTemporário Contínuo e Permanente Público alvoDefinidoAbrangenteDefinido Formação de ParceriasOpcional RecomendadoObrigatório Recursos gráficos, audiovisuais e/ou virtuais RecomendadoObrigatórioOpcionalObrigatório

Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul Obrigada / 5675/ 5624 Manual do SisEA/MS ( SisEA/MS – Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental