Ciclo de vida – Anos Escolares Curso: Odontologia Profª Carmen Lúcia Carvalho de Souza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes.
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Letramento: um tema em três gêneros
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
PSICOLOGIA.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
APRENDER A APRENDER Juan Delval
Testes Psicopedagógicos
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
EDUCAÇÃO e seus sentidos
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Teoria Psicogenética de Piaget
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Funções Mentais Superiores
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Resultados POC – PRODEL
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Educação Sexual na Adolescência
Quiz Psicológico JOGAR REGRAS SAIR.
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
PSICOMOTRICIDADE.
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Profª. Taís Linassi Ruwer
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing UNIDADE CURRICULAR ENDOMARKETING MKT 3 N / Parte 1: FATORES IMPLICADOS.
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
“Enquanto a escola não incorporar às suas atividades diárias as conclusões que a psicologia, e, em especial, a da aprendizagem, tem como certas, como.
MINTZBERG Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem em.
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
ATITUDES PESSOAIS E PSICOLOGIA DO TRABALHO
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
TIPOS DE PERSONALIDADE
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
Desenvolvimento intelectual e processos cognitivos (2 a 6/7 anos)
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Psicologia, Infância e Educação
Aprendizagem da matemática
Somos todos seres sociais
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Ciclo de vida – Anos Escolares Curso: Odontologia Profª Carmen Lúcia Carvalho de Souza

Processos Cognitivos Básicos Entre 6 a 12 anos Inicia com o surgimento das operações concretas (6- 7 anos até anos) e termina com o surgimento do pensamento formal aos 12 anos. Operações Concretas (6-7 anos aos anos) Consolidação e organização da evolução da inteligência representativa.

O pensamento torna-se verdadeiramente lógico. A passagem do pensamento intuitivo até o operatório supera o caráter subjetivo do pré-operatório.

Desenvolvimento das estratégias de memória Recapitulação ou a repetição. Organização ou agrupamento: forma categorias que permitem a manutenção da informação (MCP; MLP)

Estratégias de estudo e escrita A representação mental (do texto) implica nos conhecimentos que indivíduo traz de um assunto/tema. Estratégia de sublinhar e tomar notas aparece entre 10 e 12 anos. Realizam resumos, mas a estratégia consiste em copiar literalmente o texto (copiar- suprimir). Estratégia de “dizer o que se sabe”: não respondem exatamente o que lhes é perguntado, mas conteúdos relacionados ao tema em questão.

Como a intuição se transforma em operação?

IdadePensamentoPsicanálise 0-2 anosSensório- motora: Age de maneira efetiva sobre as coisas. Fase oral, anal anosPré-operatório: mutante, instável, subjetivo. (Intuitivo) Representação (mediante signos, símbolos, ações mentais). Neste período, as ações interiorizadas permanecem isoladas e dependentes dos indício perceptivos. Complexo de Édipo.

IdadePensamentoPsicanálise 6-11/12 anosOperatório: progressivamente as ações isoladas integram-se em sistemas de ações no sentido de que uma ação de comparar dois comprimentos A e B e de concluir que A>B e a recíproca B B B>C então A>C. Latência

O pensamento operatório já não é mais vítima do aspecto mutante da realidade, pois a possibilidade de combinação e integração das representações oferece um quadro estável no qual os diferentes elementos se complementam e integram. Classificação e Seriação: bastonetes Estrutura organizacional: a rotação das contas. Conservação: líquidos nas garrafas

Desenvolvimento e Moral nos Anos Escolares Desenvolvimento do conhecimento interpessoal: 1. Outros podem perceber seus sentimentos, intenções. 2. Conseguem diferenciar os pontos de vista de várias pessoas. 3. Frente a uma catástrofe compreendem os sentimentos dos habitantes.

Desenvolvimento e Moral nos Anos Escolares As relações baseadas em interesses pessoais evoluem para aquelas concebidas como satisfatórias para ambos. A conduta dos adultos são modelos para as crianças.

Fatores para promover o desenvolvimento moral Estimular a adotar a perspectiva do outro. Agir de acordo com os princípios morais que expressa. Marco de interações em que a criança sinta que suas opiniões e pontos de vista são respeitados. Ter expectativas elevadas a respeito da capacidade da criança de agir de modo justo, ético, altruísta. Agir de modo firme frente a comportamentos que afetam o bem-estar ou integridade dos demais.

Referência COLL, C; PALACIOS, J; MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. v. 1. Porto Alegre: Artmed, 1995.