Competências Pessoais e Sociais. Aula 10 :: Comunicação Expectativas e Construtos Sociais: a importância dos preconceitos e percepções na comunicação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
TEORIA COMPORTAMENTAL
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Matemática para todos Educação Básica
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Características Biográficas:
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
LEARNING ORGANIZATION
PERCEPÇÕES.
Atitudes.
Preconceito.
Funções Cognitivas Perceção
MODELO BÁSICO DO OMPORTAMENTO
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
1.Consciência (Chalmers,1997)
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Movimentos da Psicologia
O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
Os processos psicossociais da exclusão
PRECONCEITO.
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
O que é Aprendizagem?.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Funções Mentais Superiores
“Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro” António Damásio.
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Conceitos básicos para a compreensão da vida social
PERCEPÇÃO.
MODELO DE DECISÃO DE SIMON

Competências e Habilidades
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Por que estudar Psicologia?
AS EMOÇÕES.
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
QUEM É O CONSUMIDOR.
EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 2 – Afeto e Cognição
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se.
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS
Cognição nas organizações
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
Comportamento do Consumidor
CONSTRUTIVISMO Profª Lina Sue Matsumoto
Capítulo 7 Direção.
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
Competências Interpessoais Objetivos
Comportamento de compra do consumidor
Os 12 erros de pensamento na Terapia Cognitivo-Comportamental
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Profº. Antonio Luiz Alexandre
IDENTIDADE Representação de Si e Conceito de Si Identidade e Historia
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Aprendizagem da matemática
Teoria do Gosto. O belo não é uma ideia inteligível, ou uma qualidade dos objetos, mas aquilo que nos provoca um sentimento de prazer desinteressado.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
Matriz de avaliação processual
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Transcrição da apresentação:

Competências Pessoais e Sociais

Aula 10 :: Comunicação Expectativas e Construtos Sociais: a importância dos preconceitos e percepções na comunicação

Competências Pessoais e Sociais Conceitos fundamentais Atitude Perceção Social Impressões Categorização Estereótipo Preconceito Expectativa e comportamento Profecia autocumprida

Competências Pessoais e Sociais ATITUDE

Competências Pessoais e Sociais Atitude Disposição avaliativa relativamente estável, que faz uma pessoa pensar, sentir ou comportar-se, positiva ou negativamente em relação a uma pessoa, um grupo ou um problema social.

Competências Pessoais e Sociais Atitude Do latim aptitudo - a disposição natural para realizar determinadas tarefas; – Designou a posição corporal dos modelos dos pintores italianos do renascimento, na medida em que a postura corporal que reflete a “postura da mente” Thomas & Znaniecki (1918): sentimento que as pessoas atribuem a objetos e construtos (e.g. dinheiro, trabalho).

Competências Pessoais e Sociais Modelo tripartido da atitude Componente Afetivo – Sentimentos subjetivos – Respostas fisiológicas Componente Cognitivo – Crenças e opiniões através das quais a atitude é expressa Componente Comportamental – Processo mental e físico que prepara o indivíduo a agir de determinada maneira

Competências Pessoais e Sociais Atitudes não são o mesmo que Crenças Opiniões Valores Ideologia

Competências Pessoais e Sociais Atitudes As nossas atitudes resultam de diversas experiências vitais São influenciadas pelas pessoas significativas da nossa vida, nomeadamente pelas nossas figuras vinculativas ao longo da vida

Competências Pessoais e Sociais Fontes de Aprendizagem Figuras de vinculação – Pais – Amigos – Companheiros Mass media Condicionamento Clássico Condicionamento Operante (desejabilidade social reforçada in loco) Aprendizagem Social Aprendizagem por experiência direta Observação do próprio comportamento

Competências Pessoais e Sociais PERCEÇÃO SOCIAL

Competências Pessoais e Sociais Perceção social A perceção social é o modo como os indivíduos de uma dada sociedade julgam uma determinada situação e/ou pessoa tendo por base ideias e valores, que podem ser implementados durante anos e que passam de geração em geração ou que podem restringir-se a um determinado período de tempo.

Competências Pessoais e Sociais

IMPRESSÕES

Competências Pessoais e Sociais Impressões Atribuímos juízos de valor a situações e pessoas, tendo em conta as nossas impressões. A partir das nossas vivências passadas, organizamos as informações que nos permitem compreender ou categorizar. Aparência física, comunicação verbal e não verbal. Relacionadas com a cultura.

Competências Pessoais e Sociais CATEGORIZAÇÃO

Competências Pessoais e Sociais Categorização Categorizamos pessoas, objectos, situações. Categorias ajudam-nos a especificar como vários objectos ou eventos são relativamente uns aos outros. O contexto social influencia fortemente a maneira como rotulamos as pessoas e os seus comportamentos.

Competências Pessoais e Sociais Categorização Uma vez confrontados com uma nova informação temos de a identificar, isto é, compará-la com outras já conhecidas e classificá-la numa categoria. No entanto, a maior parte das categorias não procedem por elementos necessários e suficientes – Se não sou casado, sou solteiro?

Competências Pessoais e Sociais Categorização Exemplares (instância) Esquema (ideia abstracta) – Protótipos Semelhança das características (coerência)

Competências Pessoais e Sociais Categorizaçãp Funções: – Simplificação, – Conservação do que é aprendido, – Direcção da acção, – Ordem – Significado Modelo do Continuum (Fiske & Neuberg, 1990)

Competências Pessoais e Sociais Encontro de uma pessoa Categorização inicial Que interesse representa esta pessoa? Consagra atenção às características da pessoa-alvo Categorização confirmatória Recategorização Integração atributo por atributo Reacções cognitivas e afectivas baseados na categoria Reacções cognitivas e afectivas baseados nos atributos Produz-se imediatamente no momento do encontro SIM STOP NÃO Expressão pública eventual da resposta +Exame? SIM NÃO Quando a informação disponível é coerente ou não-diagnóstica relativamente à categoria Quando é possível uma categorização mas com base em outra categoria; supõe acesso a uma nova categoria, exemplar, autoconceito SIM NÃO SIM NÃO Quando não parece fácil integrar a informação por recurso a uma categoria em particular

Competências Pessoais e Sociais ESTEREÓTIPO

Competências Pessoais e Sociais Estereótipo

Competências Pessoais e Sociais Estereótipos Crenças ou representações rígidas e simplificadoras sobre pessoas, grupos e instituições que resultam de uma generalização excessiva. Levam-nos a fazer juízos de valor rapidamente (e muitas vezes a priori), que por vezes nem nos damos o trabalho de confirmar

Competências Pessoais e Sociais PRECONCEITO

Competências Pessoais e Sociais

Preconceito Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. É uma ideia formada a priori, sem considerar outros factos ou elementos.

Competências Pessoais e Sociais Preconceito /ariel-winter-instagram-bully-comment

Competências Pessoais e Sociais EXPECTATIVA E COMPORTAMENTO

Competências Pessoais e Sociais Expeactativas e comportamento Teachers' Expectations Can Influence How Students Perform – shots/2012/09/18/ /teachers- expectations-can-influence-how-students-perform shots/2012/09/18/ /teachers- expectations-can-influence-how-students-perform Can your expectations affect my behavior? – single/200911/can-your-expectations-shape-my- behavior single/200911/can-your-expectations-shape-my- behavior

Competências Pessoais e Sociais PROFECIA AUTO CUMPRIDA (ou efeito pigmaleão)

Competências Pessoais e Sociais

PERCEÇÃO SOCIAL (CONCLUINDO)

Competências Pessoais e Sociais Fatores que afectam a perceção Fatores estruturais: São as primeiras condições da perceção sobre as quais não há ação, que não se podem mudar; Fatores funcionais: O percebido é o conjunto do que, vindo do mundo exterior, tem para nós uma significação. Operamos pois sobre os elementos que estão à nossa disposição e cuja organização nos permite a sua integração de forma compreensível.

Competências Pessoais e Sociais Fatores Pessoais Desejos, preferências, opiniões e estereótipos; Experiências passadas – aprendizagem: A percepção depende das experiências anteriores; Contexto e quadro de referência (as nossas percepções não são as mesmas conforme o contexto no qual se encontra uma figura: contexto significa aqui, quer o ambiente objetivo exterior que observamos ao mesmo tempo que a figura, quer o contexto interno, pessoal, que é o quadro de referência no qual recebemos a imagem.)

Competências Pessoais e Sociais Fatores Institucionais O sujeito da perceção, enquanto pessoa, está inserido numa sociedade da qual veicula algumas representações. Estas representações estão institucionalizadas.

Competências Pessoais e Sociais Juízos de valor A forma como cada pessoa define os critérios dos seus juízos de valor varia consoante a sociedade em que está inserido e contribuem para a identidade pessoal e social dos indivíduos, por exemplo em termos de: – bom/mau – certo/errado – belo/feio – sucesso/insucesso

Competências Pessoais e Sociais Sucesso/Fracasso O fracasso está associado a coisas como um negócio mal feito, nas decisões inadequadas, na guerra, etc. O sucesso está associado a quem assume os seus interesses pessoais como também os interesses do grupo do qual pertence, bem como dos interesses da humanidade em geral Isto faz sentido????*vídeo Allan de Botton

Competências Pessoais e Sociais Belo/Feio A beleza pode ser considerada um processo cognitivo ou mental relacionado à perceção de elementos que agradam de forma singular aquele que experimenta O provérbio "Quem o feio ama bonito lhe parece" é um bom exemplo de como o conceito de beleza varia consoante a perceção de cada indivíduo. O conceito de beleza varia consoante as sociedades

Competências Pessoais e Sociais O Homem Vitruviano

Competências Pessoais e Sociais Marilyn Monroe Gisele Bunchen

Competências Pessoais e Sociais Está tudo ligado HU HU vídeo Allan de Botton Norueguesa violada no Dubai foi condenada a pena de prisão px?content_id= px?content_id=

Competências Pessoais e Sociais Faculdade de Economia da Universidade do Porto Rua Dr. Roberto Frias Porto Portugal Telefone: Fax: