DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Equivalente à média dos países da OCDE
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Desenvolvimento do trabalho Manhã do dia Conceitos e características da avaliação em larga escala. Conceitos e características da avaliação em larga.
Teoria Neoclássica da Administração
DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR/SEED
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
GESTÃO ESCOLAR.
Educação no contexto do Trabalho
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
História da educação Tendência Liberal renovada
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Gerência de Educação Profissional GEPRO
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
A Gestão participativa
ENCONTRO DE GESTORES ESCOLARES
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
Estruturas Organizacionais
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Capítulo 1 A administração hoje.
Docência do Ensino Superior
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Atuação dos agentes de Controle Social
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR
Bacharelado em Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
UNIDADE I ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO AMBIENTE DE TRABALHO
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Revisita ao PPP.
O papel pedagógico do órgão gestor
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR GESTÃO EDUCACIONAL: DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR

assegurar a realização Administração Processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Planejamento Definir objetivos e decidir antecipadamente as ações Organização Divisão de autoridade e responsabilidade entre pessoas, coordenar recursos Liderança estimular pessoas Execução e controle assegurar a realização

Papel do gestor Assegurar a cuidadosa preparação dos planos e execução Obter coerência com objetivos e recursos Estabelecer autoridade construtiva e única Formular decisões de forma simples, nítida e precisa Manter a disciplina Subordinar interesses individuais aos interesses grupais Manter os princípios administrativos: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, centralização, espírito de equipe

Teorias da administração e administração escolar DEBATE É possível transpor os conceitos da administração de empresas para as escolas?

Desdobramentos das teorias da administração no campo educacional Motivação da transposição conceitual Falta de um corpo teórico próprio da administração escolar Resultados satisfatórios da administração escolar Necessidade de comprovar a importância da disciplina administração escolar Supremacia do critério de racionalidade técnica Escola como local de preparação para o trabalho

Teorias sobre administração escolar Pressupostos que os teóricos da administração escolar se apropriaram Semelhança das estruturais organizacionais. Princípios da administração são universais. A organização escolar e o sistema escolar precisam de métodos e técnicas que garantam racionalidade. Metas da sociedade. Abordagem da escola racional ampliou-se para a administração da educação como seu fundamento

Articulação entre Teorias da Administração e do campo da educação Como se deu essa articulação ? O que é administração escolar? O que é administração educacional ?

Desdobramentos das teorias da administração Cluster Teóricos da Administração Pressupostos na Administração escolar 1- Modelo racional Administração Científica, Escola clássica, Burocracia Função administrativa da escola – preservar aprendizagem, ensino, Aconselhamento, supervisão e pesquisa Fluxo de comunicação de cima para baixo, concentração de poder, na cúpula, centralização da decisão, ordem, disciplina e hierarquia 2-Modelo racional humanista Relações humanas, estruturalismo Imperativo do psicológico. A dimensão humana é recuperada e inserida na concepção de produtividade. Centra a administração escolar no indivíduo e pequenos grupos 3- Estruturalismo e teoria dos sistemas Estrutura escolar depende do desempenho das funções. Foco nas normas e estruturas de papéis exercidos. Racionalidade do sistema encontra-se em jogo. Tensões e conflitos são disfuncionais.

Administração escolar sob a perspectiva sistêmica Perspectiva racional-funcionalista Questões internas do aperfeiçoamento da estrutura do sistema escolar estão voltadas para o alcance do equilíbrio interno e externo, determinando a eficiência pela sociedade, o que demonstra a escola ter cumprido a sua função social Critérios de efetividade e relevância humana

Sociedade Do sistema escolar para a sociedade Estrutura de sustentação 1- Elementos não materiais (objetivos, normas e conteúdos) 2- Entidades mantenedoras 3- Administração do sistema Do sistema escolar para a sociedade 1- Melhoria do nível cultural da população 2- Aperfeiçoamento dos indivíduos 3- Formação de recursos humanos 4- Resultado de pesquisas Da sociedade para o sistema escolar 1- Objetivos 2- Conteúdo cultural 3- Professores e outros recursos 4- Recursos financeiros 5- Recursos materiais 6- Alunos Rede de escolas 1- Dimensão vertical (graus ensino) 2- Dimensão horizontal (modalidades ensino)

Quais as críticas à abordagem sistêmica da adm escolar ?

Críticas à abordagem sistêmica da administração escolar As organizações não são similares (similaridade é a relação entre estrutura econômica da sociedade capitalista e a superestrutura jurídico-política) Não se aponta a evidência de que a relação entre administração de empresas e escolar é resultado de uma situação historicamente determinada Não há uma articulação direta entre sistema escolar e social A administração escolar não é uma função que tenha autonomia em relação ao contexto econômico, político e social

A perspectiva política da administração escolar Framework para se pensar a administração escolar Organização Estado Escola Comunida des interna externa Estado Escola Soc.Civil Aparatos ideológicos Espaço de luta política Atores envolvidos Gestão democrática da educação

Gestão democrática: a administração educacional A administração educacional é uma versão crítica da administração escolar A administração educacional retoma a especificidade da administração vinculada à natureza da educação A administração educacional estabelece que a natureza do processo educativo não se confunde com a natureza do processo produtivo A administração educacional assume a contradição do processo educativo Surge a politização da ação administrativa, a democratização do saber Preconiza a formação do educador político pronto para assumir sua função política

A perspectiva crítica da administração escolar Administração Educacional O processo de socialização na escola não significa neutralidade, imparcialidade, mas vincula-se à politização da ação administra tiva, em que não há verdade geral, mas verdades históricas socialmente construídas, provisórias e parciais. Formação do educador político

Quais as implicações do educador político para a educação ? DEBATE O QUE É O EDUCADOR POLÍTICO ? Quais as implicações do educador político para a educação ?

Elementos para uma análise crítico-compreensiva da gestão democrática e da administração educacional Díades conceituais público privado qualidade quantidade centralização descentralização Aspectos sócio políticos e históricos

História da estrutura e da organização do sistema de ensino no Brasil 1990- 2006 Unidade elementar Indivíduo Esfera privada é detentora de maior eficiência Enfraquecimento dos serviços públicos Privatização dos serviços educacionais Desqualificação do ensino superior Inversão da política em direção ao ensino fundamental Ênfase sobre a qualidade do ensino Responsabilização do professor pelo fracasso

Gestão democrática na escola Para o significado da gestão democrática Agentes Espaço Temas Framework para se pensar os rumos da gestão democrática

Gestão democrática na escola Reivindicada pelos movimentos sociais Resgate do caráter público da administração pública Controle da sociedade civil sobre a educação Garantia da liberdade de expressão, de pensamento Garantia da liberdade de organização coletiva na escola Práticas administrativas compartilhadas Princípio ou diretriz constitucional, mas sem definição dos mecanismos participativos

Práticas administrativas compartilhadas Na perspectiva da gestão democrática Diretor está na liderança a serviço da comunidade escolar O trabalho coletivo de diferentes conhecimentos da escola é que provocará as mudanças A expectativa que alunos, pais e comunidade externa possuem da escola não pode ser ignorada Os indivíduos precisam assumir as responsabilidades de suas atividades. Necessidade do compromisso político com o ato educativo Preservação da crítica e auto-crítica

NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA Gestão da escola NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA “ RESULTADO DO EXERCÍCIO DE TODOS OS COMPONENTES DA COMUNIDADE ESCOLAR, SEMPRE NA BUSCA DO ALCANCE DAS METAS ESTABELECIDAS PELO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO CONSTRUÍDO COLETIVAMENTE” (HORA, 1994)