Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONSELHO DO IDOSO.
Advertisements

PLANO DE GESTÃO.
1ª Consocial Informações Gerais.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
CICLO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL.
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
Ministério da Cultura.
participação e controle social
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
Implementação do Sistema Municipal de Cultura de Joinville
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Consocial METODOLOGIA.
Contexto de atuação do CME
Controle Social.
MAIO/2012. O QUE É UMA CONFERÊNCIA Espaço público de debates, Mecanismo institucional de democracia participativa. CONFERÊNCIA CONVOCADA PELO PODER PUBLICO.
Encontro Estadual de Formação
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CEAS Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS, 7/12/99 10 ANOS CONTROLE SOCIAL PELOS CONSELHOS EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Fórum Nacional de Educação
Fórum Brasileiro de Economia Solidária- FBES. O que fundamenta A Constituição Brasileira : “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República.
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
Psicologia e Segurança Pública
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2013
I Conferência Municipal de Cultura Apresentação das Diretrizes da : I Conferência Municipal de Cultura Todos os órgãos participante: Setor Publico Municipal,
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
SEMINÁRIOS ESTADUAIS COMISSÃO NACIONAL RECURSAL E DE VALIDAÇÃO.
CONCIDADES Conselho Municipal das Cidades
1º Seminário de apresentação do Programa PROTURB
A 1ª Conferência Nacional das Cidades 23 a 26 de outubro de 2003 SIMONE GUERESI fevereiro de 2008.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL - 1ª CNSA Conselhos das Cidades, do Meio Ambiente e da Saúde Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
CONSOCIAL MUNICIPAL Aspectos Metodológicos. DIVISÃO DOS GRUPOS POR EIXOS TEMÁTICOS: 1 PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E ACESSO À INFORMAÇÃO E DADOS.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva para que realiza-se a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - 1ª Consocial. E, aos oito dias do mês de dezembro de 2010, o Decreto presidencial era assinado, convocando para a 1ª Consocial. A Controladoria-Geral da União - CGU. ficou encarregada de realizar a 1ª Consocial, onde teve etapas preparatórias que realizarem-se de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil, o que mobilizou mais de 1 milhão de brasileiros que foram representados por cerca de 1200 delegados para a etapa nacional da Consocial que aconteceu entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.

Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 A 1ª Consocial teve como tema central: "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública“ e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. Na final da etapa nacional da 1ª Consocial, em Brasília, aos vinte dias de maio de 2012, a sociedade civil percebeu que iria ficar um "gap" após o término da conferência, ou seja, no dia não haveria quem levasse adiante os trabalhos da Conferência Nacional de Transparência e Controle Social, com isso após o intervalo do almoço a sociedade civil criou o Fórum de Transparência e Controle Social. Contando com a adesão dos delegados estaduais da Consocial.

Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Mesa da Consocial Nacional

Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Votação das propostas da Consocial Nacional

Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Delegados aplaudem propostas priorizadas na Consocial Nacional

Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Coordenadores eleitos para o Fórum de Transparência e Controle Social Estadual SP

Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Algumas imagens das reuniões do Fórum de Transparência, Participação e Controle Social de SP. Realizadas na Câmara Municipal de São Paulo e Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Transferência da continuidade dos trabalhos de Transparência e Controle Social do Município de São Paulo para os delegados municipais da Consocial. Em reunião do dia , a representante do poder executivo Municipal, Srta Ana Paula Quarentani, Coordenadora de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão - SEMPLA, transfere a continuidade dos trabalhos de Transparência e Controle Social do Município de São Paulo para os delegados municipais da Consocial, atendendo o Art. 17 do Regulamento da Consocial Municipal aprovado na Plenária de "Os (as) delegados (as) eleitos deverão formar uma comissão para acompanhar a implementação dos resultados da Conferência, seja pela Prefeitura ou outras instâncias do município, inclusive a eventual elaboração de Plano Municipal sobre Transparência e Controle Social".

Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro de outubro de h Entrega da Minuta do Projeto de Lei para a criação do Conselho de Transparência e Controle Social do Município de São Paulo ao Executivo Municipal. Entrega da Minuta do Projeto de Lei para a criação do Conselho de Transparência e Controle Social do Município de São Paulo ao Legislativo Municipal. 10 de outubro de h

Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro de setembro de IFSP O então Candidato à Prefeitura de São Paulo, Sr. Fernando Haddad, assina o recebimento do documento de Adesão às diretrizes aprovadas na 1ª Conferência de Transparência e Controle Social. Ficou de ler e retornar.

Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 JUSTIFICATIVA para a Criação do Conselho de Transparência, Participação e Controle Social do Município de São Paulo. Atender a uma fundamental necessidade da criação de mecanismos para o exercício do controle social, por parte da sociedade civil, das ações e atividades da gestão pública municipal. Sendo de essencial importância aos princípios fundamentais da democracia brasileira e que fará a história pública da cidade de São Paulo perante o país, permitindo o acompanhamento dos atos públicos e demais ações voltadas ao interesse público, como a mais perfeita forma de se fazer democracia participativa em uma nação que caminha para um necessário desenvolvimento social, político e econômico. A criação do Conselho de Transparência e Controle Social é uma importante medida para amparar os contingentes da sociedade organizada, e integrar os conselhos criando-se um espaço voltado ao fomento da democracia e participação social para a população em geral. Um dos pontos da moderna democracia é o compromisso de transparência da Administração Pública. Daí a tendência crescente para que os estados modernos busquem o estabelecimento de leis que garantam o empoderamento do cidadão e a prática do exercício de uma cidadania plena. O Conselho de Transparência, Participação e Controle Social do Município de São Paulo precisa ser organizado e instituído urgentemente, representando um passo importante na busca da democracia plena e do aperfeiçoamento da gestão municipal de São Paulo, constituindo-se em um dos fundamentos para a consolidação da democracia no fortalecimento e participação dos cidadãos, de modo efetivo nas tomadas de decisões que os afetam.

Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Fórum de Transparência, Participação e Controle Social do Município de São Paulo