1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Especial Adaptação Curricular Supervisoras Rosana e Rosângela
Advertisements

1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
LÍDER DE TURMA – ª SÉRIE -
Essa é minha escola.
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
O Programa Irmão Mais Velho configura a percepção da ONG Aconchego sobre a necessidade de um trabalho com adolescentes do Ensino Médio de escolas privadas,
OS TRÊS PORQUINHOS.
Quando falamos em aprender...
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Observação da sala de aula
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação GEPFICA-Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização Pacto Nacional.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Oficina Jornada de Planejamento Pessoal e Profissional
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
CUIDADOS COM A DENTIÇÃO DA CRIANÇA GARANTEM O SORRISO DO ADULTO
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Projeto: “Jardim dos Sentimentos” Pré - escolar e 1º Ciclo.
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Departamento de Enfermagem VIVÊNCIA PRÁTICA DE ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO DE.
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
Planejamento da Rotina Semanal
OS CONTEÚDOS NA REFORMA
PROJETO.
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Curso de Especialização em mídias Integradas na Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PEAD REFLEXÃO-SÍNTESE
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Professor(es) Apresentador(es):
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
Professor(es) Apresentador(es):
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Descobertas Turma: 2º ano Professora: Fátima Montes.
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
PROJETO O VISITANTE TURMA: Jardim II PROFESSORA: Ana Rita P R Oliveira
PROJETO: CONVIVENDO E RESPEITANDO
Os sentimentos de cada um
Terra dos Monstros Fernanda Bispo – 2º ano.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
O movimento do Abinv na Escola
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
Rita Delasir Maraya/ Mauro Eduardo de Souza Escola Municipal Ministro Marcos Freire.
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Apresentação do novo modelo
SALA DE TECNOLOGIA DA EEB PROF. LAÉRCIO CALDEIRA DE ANDRADA Vania Beatriz Rossato – Resp. Sala de TI Benicia Maria Ternus - Diretora MEIO DE COMUNICAÇÃO.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR - 2015 CATEGORIA II: SÉRIE DESCOBERTAS TEMA: AMIZADE, UM OUTRO OLHAR DO OUTRO Professora: Rosivânia Barboza Ensino Fundamental - 2º ANO “5” SEB Maceió Coordenação: Eneida Flôres

APRESENTAÇÃO DO PROJETO O projeto “AMIZADE, UM OUTRO OLHAR DO OUTRO” foi desenvolvido com os alunos do 2º ano “5” do SEB Maceió, sob a orientação da professora Rosivânia Barboza, e submetido à avaliação na Categoria II: Série Descobertas, do 1º Prêmio SEB do Mundo Leitor. A partir das atividades propostas no livro Mundo Leitor, Capítulo: “Um outro olhar do outro”, da Série Descobertas, p. 37 a 47, sensibilizamos os alunos para o fortalecimento da amizade e o respeito à diversidade física, social e cultural das pessoas. A proposta do projeto foi algo muito encantador para todas as crianças: através da convivência com os “amigos diferentes” da turma, Luke e Júlia, feitos de pano, os alunos puderam estimular o imaginário infantil, expressar seus sentimentos e emoções, praticar atitudes de respeito ao próximo, vivenciar novas descobertas em relação à aceitação e compreensão do outro, à socialização, à confiança e à importância do valor amizade.

OBJETIVO GERAL Sensibilizar os alunos para que vivenciem e fortaleçam os laços de amizades no ambiente escolar e em outros ambientes sociais, desenvolvendo reflexões sobre habilidades e atitudes de interação e respeito, que lhes permitam reconhecer que, desde bem pequenos, podem cultivar amizades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Sensibilizar para atitudes de ajuda e colaboração compartilhando vivências e experiências positivas; Incentivar a prática dos valores na Escola para a vida cotidiana, através da amizade; Promover a integração dos valores vivenciados na Escola para que sejam praticados na família; Incentivar atitudes de cooperação e respeito ao amigo; Estimular a amizade nas diversas situações do ambiente escolar; Desenvolver a comunicação interpessoal; Ter empatia e compreensão com o outro; Fortalecer os laços afetivos da turma.

METODOLOGIA APLICADA O projeto foi desenvolvido em 7 etapas: 1ª etapa - Quem tem um amigo tem um tesouro; 2ª etapa - Vivência com um amigo diferente; 3ª etapa - Eu quero poder lhe falar dessa amizade que nasceu; 4ª etapa - Quando a amizade é um presente; 5ª etapa - Melhores amigos; 6ª etapa - Descobrindo a confiança no amigo; 7ª etapa - Amizade não se explica, simplesmente existe.

1ª Etapa - Quem tem um amigo tem um tesouro 1º Passo: Foi utilizada como detonador a atividade de caça ao tesouro; 2º Passo: A partir de um mapa e de pistas espalhadas em locais estratégicos, as crianças procuraram o tesouro; 3º Passo: Ao encontrar o tesouro, as crianças se surpreenderam: havia dois lindos bonecos, feitos de pano, os quais seriam levados para passar um dia em suas casas. Os nomes dos novos amigos foram escolhidos pela turma.

CAÇA AO TESOURO

2ª Etapa - Vivência com um amigo diferente 1º Passo: Início das visitas dos bonecos Luke e Júlia às casas das crianças. 2º Passo: Nessa atividade, os mascotes tinham que ser recepcionados e cuidados como um amigo especial. Toda visita teve um relato escrito.

3ª Etapa - Eu quero poder lhe falar dessa amizade que nasceu Atividade disponibilizada no livro (Linhas da Vida, Série Descobertas, p. 40 e 41): foi solicitado que cada aluno escolhesse um amigo e uma amiga para ilustrar suas características faciais. Em seguida, cada aluno tinha que descrever qualidades de cada amigo escolhido.

Aluno: Vinícius Lôbo Aluna: Rebeca Araújo

4ª Etapa - Quando a amizade é um presente 1º Passo: Ouvir e cantar a música: É tão lindo! (Balão Mágico). Fazer a ilustração da música e criar uma coreografia. Cada criança teve que fazer um registro escrito sobre quando a amizade é um presente.

5ª Etapa: Melhores amigos Representação do tema “Melhores Amigos” através de desenhos: Após, cada aluno escreveu uma cartinha para o seu melhor amigo sobre a amizade.

6ª Etapa: Descobrindo a confiança no amigo Com os olhos vendados, guiados por um amigo, as crianças fizeram um passeio pela Escola. A professora deu um sinal de parada e as duplas inverteram as posições. Em seguida, na rodinha, todos partilharam a confiança e os sentimentos despertados enquanto estavam com os olhos vendados.

7ª Etapa: Amizade não se explica, simplesmente existe! Piquenique - confraternização do grupo e lanche coletivo.

FOTOS DO ÁLBUM DA TURMA

RESULTADOS OBTIDOS A amizade é um tesouro pra nós... Vinícius Gusmão Na amizade, temos que respeitar as diferenças... Maria Eduarda Coutinho

OUTROS DEPOIMENTOS Aluno: Guilherme Cruz Mãe: Franceline Veloso

Avaliação A avaliação foi contínua através da interação dos alunos diante das propostas de trabalho e das atitudes dos alunos em sala de aula e no pátio. Os valores propostos nas atividades e apresentados foram vivenciados na íntegra ao longo do processo. Minha turma está de parabéns por ter desenvolvido habilidades significativas em todas as atividades individuais e em equipe e de ter socializado muitos saberes que jamais serão esquecidos por todas as pessoas envolvidas. Trabalhar com o Mundo Leitor é muito gratificante para todos nós!!!

Afinidade não se explica, amizade não se força, Confiança não se obriga E sentimento não se controla. Fim!