Paulo André Caminha Guimarães Filho Abordagens de mediação em ouvidoria Paulo André Caminha Guimarães Filho
O QUE É CONFLITO? CONFLITO CONFLITO “O conflito ou dissenso é fenômeno inerente às relações humanas. É fruto de percepções e posições divergentes quanto a fatos e condutas que envolvem expectativas, valores ou interesses comuns”. Carlos Eduardo de Vasconcelos
PERCEPÇÕES E POSIÇÕES DIVERGENTES
ELEMENTOS DO CONFLITO Relação Interpessoal Trama ou Processo Problema Objetivo
COMO ENCARAR O CONFLITO? É possível evitar o conflito? Como seria uma vida sem conflitos? O conflito de poder encarado como uma oportunidade de aprimoramento pessoal?
COMO ENCARAR O CONFLITO? Relações Destrutivas Relações Construtivas Enfraquecimento ou rompimento da relação social; Competição. As partes vão fortalecendo a relação social; Comunicação construtiva.
X COMO ENCARAR O CONFLITO? POSIÇÃO INTERESSE Decisão da pessoa acerca do conflito. Fatores de motivação que levaram a pessoa a tomar a decisão. Concentre-se em interesses, não em posições.
O QUE É MEDIAÇÃO? É um método fundamentado, teórica e tecnicamente, por meio do qual uma terceira pessoa, neutra e especialmente treinada, ensina os mediandos a despertarem seus recursos pessoais para que consigam transformar o conflito em oportunidade de construção de outras alternativas, para o enfrentamento ou a prevenção de conflitos. Águida Arruda Barbosa
POR QUE A MEDIAÇÃO? A dificuldade de comunicação é inerente ao ser humano; O papel do mediador é basicamente facilitar o processo de comunicação; O conflito deve ser visto como uma oportunidade de afirmação de direitos fundamentais; As soluções encontradas são mais consistentes e perenes.
PRINCÍPIOS INFORMADORES Dignidade da pessoa humana; Liberdade e poder de decisão das partes; Informalidade; Imparcialidade; Não competitividade.
OBJETIVOS DO PROCESSO Reestabelecimento da comunicação; Preservação do relacionamento entre as partes; Prevenção de novos conflitos; Inclusão social; Pacificação social.
DESAFIOS NA APLICAÇÃO DA MEDIAÇÃO NAS OUVIDORIAS A “cara” da mediação administrativa; A imparcialidade do mediador; A aplicação das técnicas de mediação; A capacitação dos mediadores.
Paulo André Caminha Guimarães Filho Analista de Finanças e Controle CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO Coordenação-geral de Orientação e Acompanhamento de Ouvidorias www.cgu.gov.br/ouvidoria Paulo André Caminha Guimarães Filho Analista de Finanças e Controle paulo.filho@cgu.gov.br (61) 2020-6923