AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
CONCEITOS ELEMENTARES
PROJETO DE PESQUISA.
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Emergências e Desastres
Avaliação de Desempenho
PESQUISAS EM MARKETING: Eleitoral e Motivacional
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
MELHORIA NA AVALIAÇÃO DO CANDIDATO A CONDUTOR
Currículo por Competências e Habilidades.
Avaliação Psicológica
ANÁLISE SENSORIAL-Definição e Histórico MÉTODOS SENSORIAIS- objetivos
Desmistificando a Psicologia Organizacional
ANALISE ERGONOMICA DO TRABALHO
Comportamento Organizacional
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Psicologia Jurídica Instrumentação Profissional para Psicólogos
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão
Ferramentas da Qualidade
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
1 Aula – 9 Planejamento  OBJETIVO DA AULA: Entender a importância do Cronograma na Pesquisa Científica Conhecer o processo de Universo.
ENERMAGEM SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES
Gestão Estratégica de Pessoas
Avaliação de Desempenho Treinamento dos Avaliadores
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Questões éticas e panorama da Avaliação Psicológica no Brasil
Conhecimento Científico
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Ferramentas da Qualidade
Empreendedorismo: Quem, O quê, Por quê?
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Psicodiagnóstico.
Tipos de conhecimento e método científico
Elaboração do Relatório do ESU * Metodologia da Pesquisa*
Teste Não Verbal de Inteligência
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Psicologia e Comunidade
Oficina de Divulgação de Resultados
Métodos de Pesquisa – Gil, 5-9
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II Professora: Luciana Campos Aula 4 –
AULA 01 PSICOMETRIA: CONCEITOS E FINALIDADES Igor Menezes
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA A avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo. Mais especialmente, a avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica.

Qual a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica? A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.

TESTES E AVALIAÇÃO NÃO SÃO SINÔNIMOS Os testes são uma das ferramentas usadas no processo de avaliação. Avaliar é muito mais do que aplicar testes. Avaliar é um processo dinâmico.

TESTES PSICOLÓGICOS Dentro de uma perspectiva histórica, os testes psicológicos surgiram no início do século XIX, sendo seu uso fortalecido no período das guerras, principalmente nos EUA. No Brasil começaram a ser usados principalmente para seleção e orientação profissional. Entre os anos 60 aos 80 não havia muito investimento em avaliação psicológica e elaboração de testes ou adaptação dos testes já existentes à população brasileira. Nos anos 90 inicia-se uma mudança deste quadro, com o surgimento de laboratórios em universidades focando esta área até então pouco explorada no pais.

TESTES PSICOLÓGICOS Os Testes Psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo-se um método ou uma técnica de uso privativo do psicólogo, em decorrência do que dispõe o Art. 13 da Lei no 4.119/62. (Resolução CFP 02/2003). Os testes psicológicos são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras, nas suas mais diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos (Idem).

TESTES PSICOLÓGICOS A regulamentação dos testes em 2003 (Resolução n° 2/2003) foi uma reposta do Conselho Federal de Psicologia a uma demanda da categoria profissional e da própria sociedade, que muitas vezes acabava prejudicada pelo uso indevido. Atualmente, existe o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), onde encontra-se documentos sobre a avaliação de testes psicológicos feitas pelo CFP, lista de testes com parecer favorável e desfavorável, além de uma série de outros informativos relacionados ao assunto.

TECNICAS PROJETIVAS Técnicas projetiva são instrumentos para um Diagnóstico Psicológico. Uma Técnica não vai trazer em si esse Diagnóstico, mas poderá representar importante contribuição para ele.

TESTES PROJETIVOS O teste projetivo é um tipo de teste livre onde o testando irá ter um estímulo seja uma imagem, uma frase, algo que faça com que o testando crie uma resposta consciente ou inconsciente para o estimulo dado. Essa resposta será interpretada pelo psicólogo, mas este terá que seguir regras estabelecidas em manuais para a correção dos testes projetivos.