3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior no Amazonas María dos Reis Camelo UNINORTE/Laureate Salvio de Castro e Costa Rizzato Univ. Estadual do Amazonas
1- Fundamentos Teóricos Nos últimos tempos o mundo tem enfrentado varias mudanças, em todos os cenários com importantes desafios ás organizações que exige respostas eficazes. Assim é preciso adotar políticas e escolher estratégias para conviver em ambientes de rápidas mudanças e valores. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), apontam que apenas 8% da população brasileira possui ensino superior completo, enquanto a média da organização é de 26 %. O Brasil está abaixo da média, de outros países da América Latina, como o México ( 15% ), a Argentina ( 14% ) e o Chile ( 13% ). Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
- Gestão da Educação - Gestão da Educação Instituições de Ensino Superior: IES (sendo 190 Universidades, 131 Centros Universitários, Faculdades e 40 Centros de Tecnologia) destas são privadas; Alunos matriculados em 19 IES sendo 46,1% em Universidades, 14,4% Centros e 37,7% Faculdades e 1,8% em Teconologicos.Demanda Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
3 - Contexto da Educação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
Estratégia na Gestão das IES Estratégia na Gestão das IES Para as IES privadas, estratégia é um conjunto de ações elaboradas para atingir o que preconiza sua missão. Para tanto, será fundamentada com base na realidade e no entendimento de um cenário futuro. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
No Amazonas, dentre os vários fatores que podem delinear um posicionamento estratégico( preço, marca e qualidade). As IES vão se defrontar, principalmente, com a forma de organização acadêmica que estão estruturadas e os custos inerentes e esta estruturação. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
Em 2011 havia alunos matriculados entre IES públicas e privadas, enquanto a oferta de vagas era de e a demanda foi de sendo que 50% desta demanda foram por vagas nas IES Públicas as quais ofereceram somente 8% das vagas disponíveis no mercado, sendo que 92% é atendido pelas instituições privadas. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
O Ministério da Educação – MEC estabelece critérios para avaliação das condições da oferta de ensino das IES. Gera indicadores com variações por área de conhecimento. Os indicadores de gestão nas IES podem levar em conta três níveis de abrangência: indicadores de negócio; indicadores de desempenho global e indicadores de qualidade e de desempenho. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
Docentes nas IES publicas e privadas IES Públicas % docentes com doutorado 48,08% % docentes com mestrado 29,66% Relação matrículas/docente 10,4 IES Privadas % docentes com doutorado 13,6% % docentes com máster 35,9 % % Especialistas 39,8% Relação matrículas/função doc ente 17,6 Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
Cada instituição deve ter seu próprio conjunto de indicadores, no qual podem ser considerados alguns fatores básicos, ou áreas de abrangência das métricas, tais como: gestão; governança; qualidade dos produtos/serviços e recursos humanos. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
As IES devem buscar a eficiência; Maior nível de diferenciação e mobilidade ; A demanda social sobre as IES, continua crescendo; Esforço financeiro realizado para solucionar os problemas de escassez de infra-estrutura derivados do acelerado crescimento da demanda universitária. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
Conclusões As IES vão se defrontar, com a forma de organização acadêmica que estão estruturadas e os custos inerentes e esta estruturação, há uma acentuada expansão da quantidade de IES as quais devem dispor de informações para a avaliação da qualidade e da melhoria continua, mediante instrumentos relacionados com o aluno, com o desempenho dos serviços, com a concorrência, com referenciais de excelência e aspectos financeiros. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
Sugestões Sugestões Elaborar Planos Estratégicos nas Instituições de menor porte. Investigar outros sistemas de analise da qualidade e gestão de custos nas IES privadas. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
Obrigada!!!! Maria dos Reis Camelo Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa