3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Advertisements

Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Prof. Dr. José Luis Borges Bandeira - Orientador
A pesquisa como propulsora social dos estudantes: papel no IFES Diretoria de Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
ECONOMIA EMPRESARIAL.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas
Glauce-Mônica Vilela Souza
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Referências Bibliográficas
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
INTRODUÇÃO Problema de Pesquisa: O segmento têxtil e confecção tem enfrentado desafios para elevar sua produtividade, reduzir custos, garantir a qualidade.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
PROPOSTA DE FORMATAÇÃO DE ANÁPOLIS – GO, NOVEMBRO / 2004
Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: distintos horizontes na avaliação interna: autoavaliação.
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Desafios e Propostas do PNE para a educação superior
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
PROFESSOR DOUTOR RENATO VAZ
Sistema Nacional de Formação
CAPACITAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University, Fundação Getúlio Vargas e CFO magazine 1 Perspectivas de Negócios na América Latina.
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Recife - 03 a 06 de Dezembro de 2013 A configuração da Mobilidade Internacional em nível de graduação em uma IES Brasileira Liliane Gontan Timm Della Méa.
Prof. Doutor Eng.º Mário Manuel Ares Sánchez 1. Prof. Doutora. Nieves María Cubillas Iañez 2. Recife, 5 de Dezembro de a Conferência FORGES.
  A Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição pública de nível federal vinculada ao Ministério da Saúde com atuação em ensino, pesquisa, produção e serviços.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
FORUM 3.ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco Recife.
Internacionalização, estratégia e gestão num mundo global Joaquim Ramos de Carvalho Vice Reitor Universidade de Coimbra ABRUEM, S.PAULO, Outubro de 2015.
Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” “Ensino Superior Português – Desafios à Governação ” Fórum da Gestão do Ensino Superior.
Bacharelado Interdisciplinar /Reforma Universitária.
PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA POR CARACTERÍSTICAS INSTITUCIONAIS Ana Maria de Albuquerque Moreira Faculdade de Educação.
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
Gestão Econômica e Financeira PANORAMA SETOR EDUCACIONAL.
Adércia B. Hostin dos Santos Coordenadora de Assuntos Educacionais Contee A precarização do Ensino Superior.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
Senado Federal Comissão de Educação Cultura e Esporte Audiência Pública Marco Regulatório da Educação a Distância Prof. Dr. Luciano Sathler Associação.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior no Amazonas María dos Reis Camelo UNINORTE/Laureate Salvio de Castro e Costa Rizzato Univ. Estadual do Amazonas

1- Fundamentos Teóricos  Nos últimos tempos o mundo tem enfrentado varias mudanças, em todos os cenários com importantes desafios ás organizações que exige respostas eficazes. Assim é preciso adotar políticas e escolher estratégias para conviver em ambientes de rápidas mudanças e valores. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

 A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), apontam que apenas 8% da população brasileira possui ensino superior completo, enquanto a média da organização é de 26 %. O Brasil está abaixo da média, de outros países da América Latina, como o México ( 15% ), a Argentina ( 14% ) e o Chile ( 13% ). Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

- Gestão da Educação - Gestão da Educação  Instituições de Ensino Superior: IES (sendo 190 Universidades, 131 Centros Universitários, Faculdades e 40 Centros de Tecnologia) destas são privadas;  Alunos matriculados em 19 IES sendo 46,1% em Universidades, 14,4% Centros e 37,7% Faculdades e 1,8% em Teconologicos.Demanda Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

3 - Contexto da Educação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

Estratégia na Gestão das IES Estratégia na Gestão das IES  Para as IES privadas, estratégia é um conjunto de ações elaboradas para atingir o que preconiza sua missão. Para tanto, será fundamentada com base na realidade e no entendimento de um cenário futuro. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

 No Amazonas, dentre os vários fatores que podem delinear um posicionamento estratégico( preço, marca e qualidade). As IES vão se defrontar, principalmente, com a forma de organização acadêmica que estão estruturadas e os custos inerentes e esta estruturação. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

 Em 2011 havia alunos matriculados entre IES públicas e privadas, enquanto a oferta de vagas era de e a demanda foi de sendo que 50% desta demanda foram por vagas nas IES Públicas as quais ofereceram somente 8% das vagas disponíveis no mercado, sendo que 92% é atendido pelas instituições privadas. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

 O Ministério da Educação – MEC estabelece critérios para avaliação das condições da oferta de ensino das IES. Gera indicadores com variações por área de conhecimento.  Os indicadores de gestão nas IES podem levar em conta três níveis de abrangência: indicadores de negócio; indicadores de desempenho global e indicadores de qualidade e de desempenho. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

Docentes nas IES publicas e privadas  IES Públicas % docentes com doutorado 48,08% % docentes com mestrado 29,66% Relação matrículas/docente 10,4  IES Privadas % docentes com doutorado 13,6% % docentes com máster 35,9 % % Especialistas 39,8% Relação matrículas/função doc ente 17,6 Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

 Cada instituição deve ter seu próprio conjunto de indicadores, no qual podem ser considerados alguns fatores básicos, ou áreas de abrangência das métricas, tais como: gestão; governança; qualidade dos produtos/serviços e recursos humanos. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

 As IES devem buscar a eficiência;  Maior nível de diferenciação e mobilidade ;  A demanda social sobre as IES, continua crescendo;  Esforço financeiro realizado para solucionar os problemas de escassez de infra-estrutura derivados do acelerado crescimento da demanda universitária. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

Conclusões  As IES vão se defrontar, com a forma de organização acadêmica que estão estruturadas e os custos inerentes e esta estruturação, há uma acentuada expansão da quantidade de IES as quais devem dispor de informações para a avaliação da qualidade e da melhoria continua, mediante instrumentos relacionados com o aluno, com o desempenho dos serviços, com a concorrência, com referenciais de excelência e aspectos financeiros. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

Sugestões Sugestões  Elaborar Planos Estratégicos nas Instituições de menor porte.  Investigar outros sistemas de analise da qualidade e gestão de custos nas IES privadas. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

Obrigada!!!! Maria dos Reis Camelo Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa