Eixo 1 Sub-tema 1: Processo Histórico da Participação Popular no País Sub-tema 2: Trajetória e Significado no Controle Social na Política de Assistência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
II OFICINA RIPSA NO ESTADO
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
CONSELHO ESTADUAL DO IDOSO RS
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Caderno de Textos: Subsídios para debates
VIII Conferência Nacional de Assistência Social
Conferência de Assistência Social – ano 2013
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
CARTA DE INTENÇÕES ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As intervenções.
Orientações sobre as Conferências Municipais de Assistência Social
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO REALIZADO PELOS MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA
FLORIANÓPOLIS, 04 E 05 DE NOVEMBRO DE 2006
participação e controle social
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL C ONSOLIDAR O SUAS E VALORIZAR OS SEUS TRABALHADORES Fortalecimento da participação e do controle social.
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
VI Conferência Nacional de Assistência Social
OBJETIVOS DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Gestão Municipal da Habitação
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Vigilância Sanitária Controle Social e Proteção da Saúde
CONSELHOS - MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
Ministério da Cultura. Representação Regional de Minas Gerais Contatos: Tel: (31)
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS/Santos
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
A 1ª Conferência Nacional das Cidades 23 a 26 de outubro de 2003 SIMONE GUERESI fevereiro de 2008.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
EXIGE: Planejamento Transparência Controle RESPONSABILIZAÇÃO.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Balanço das Conferências Municipais de Assistência Social de Mato Grosso do Sul 2009 Consolidação dos Dados.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
O Direito ao controle social e à defesa dos direitos socioassistenciais: uma discussão inadiável.
 É criado por lei municipal - Lei nº 5491/01;  Tem respaldo na legislação federal (lei 8.742/93 e lei /11);  Tem como principais atribuições:
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
ENCONTRO ESTADUAL DOS GESTORES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MINAS GERAIS PLANO DECENAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Belo Horizonte 1/3/2016 Aldaiza Sposati.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
Transcrição da apresentação:

Eixo 1 Sub-tema 1: Processo Histórico da Participação Popular no País Sub-tema 2: Trajetória e Significado no Controle Social na Política de Assistência Social Sub-tema 3: Conselhos de Assistência Social e o SUAS Pontos FortesPontos Fracos Comissões locais de assistência social Possibilidade de participação dos usuários no conselho (CMAS) Participação do movimento dos trabalhadores nos conselhos Politica transferindo renda, mas não transfere direitos Baixa participação do segmento dos usuários Não reconhecimento ou baixa visibilidade por parte dos gestores das reais necessidades dos usuários A política de assistência social no município é predominantemente determinada pela esfera federal

Eixo 2 Sub-tema 1: Os Usuários e o seu Lugar Político no SUAS Pontos FortesPontos Fracos Sub-tema 2: Trabalhadores do SUAS em Relação ao Protagonismo dos Usuários A não participação de instituições não registradas e a baixa participação das instituições registradas no CMAS nas plenárias do conselho de assistência social onde se fomentam as políticas públicas para a conferência Ausencia de condições necessárias para que os usuários participem das conferências ( ex. Custeio de locomoção para os eventos) Dificuldade no comparecimento dos usuários e dos trabalhadores nesses eventos tendo em vista que ocorrem em dias de semana O número reduzido de vagas para os usuários delegados nos eventos de conferência Recursos Humanos insuficientes para a implementação da política de assistência social no município. Inclusão na pauta de discussões das conferências à participação do usuário no controle social

Eixo 3 Sub-tema 1: Democratização da Gestão do SUAS Pontos FortesPontos Fracos. Maior articulação e envolvimento da sociedade civil;. Potencializar a participação da sociedade propiciando o fortalecimento da política em nível municipal;.Fortalecimento dos espaços de controle, deliberações e fiscalização Sub-tema 2: Entidades de Assistência Social e o Vínculo SUAS. Burocratização do sistema de informação;. Repasse de informações aos Conselhos com dados e linguagem técnica que inviabilizam a análise por parte dos conselheiros;. Participação política visando os interesses particulares\institucionais;. Descontinuidade dos programas\projetos

Eixo 4 Sub-tema 1: Processo Histórico da Participação Popular no País Pontos FortesPontos Fracos Cofinanciamento do governo municipal Falta de divulgação da prestação de contas do FMAS em outros fóruns Falta de cofinanciamento do governo estadual para proteção social de alta complexidade Falta de reajuste do Valor do piso do governo federal para proteção especial de alta complexidade