Presidência 2014 702 Luiz Felipe e Gabriel Valle.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
O que é Terceiro Setor? Organizações privadas, filantrópicas, cuja atuação é dirigida a finalidades coletivas ou públicas.Tem o aspecto ambiental e social.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Tecnologias na escola.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Avaliação Institucional
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
PNEDH e compromisso do Estado
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Fortalecer a articulação no âmbito do SUS, buscando a universalização e a eqüidade do acesso à saúde da população indígena; Discutir as necessidades de.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Escola de Formação Política Miguel Arraes
História nas atuais propostas curriculares
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
Política Educacional Brasileira
‘ 54º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM. 108/05/14.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
/ / Década de SAIR.
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.

TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas
Gilson Carvalho HOMENAGENS DO 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA.
Uma breve reflexão sobre a greve dos/as docentes da Ufac de 2015.
Campina Grande Outubro 2015
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Adércia B. Hostin dos Santos Coordenadora de Assuntos Educacionais Contee A precarização do Ensino Superior.
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Envelhecimento no Brasil
Pará Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Escola: Incluir o diverso é possível? PROINAPE – Grupo E.
Senado Federal Comissão de Educação Cultura e Esporte Audiência Pública Marco Regulatório da Educação a Distância Prof. Dr. Luciano Sathler Associação.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Maio de
Transcrição da apresentação:

Presidência Luiz Felipe e Gabriel Valle

Mauro Iasi Idade 45 anos ele nasceu 10/2/1960. Partido: PCB Formado em história pela PUC com mestrado e doutorado pela USP, é educador pelo NEP. Militou no movimento estudantil e no movimento docente quando entrou para o PCB. É militante do movimento docente dos professores do ensino publico federal.

Professor de Ensino Superior Escolaridade: Superior Completo!

Ele defende o fim e ação dos Blackblocks. Maioridade Penal, fim da reeleição e melhoramentos pra Copa do mundo! E quanto a educação ‘ ’Plano Nacional de Educação é um profundo retrocesso na educação pública, em vários aspectos, mas vamos apenas citar dois. Ele consagra o princípio pelo qual o Poder Público desvia recursos para o setor privado. Hoje temos um paradoxo em que o setor privado só existe no ensino superior, devido ao enorme subsídio do Poder Público por meio do ProUni [Programa Universidade para Todos], do Fies [Fundo de Financiamento Estudantil) e de outros instrumentos. É um contrassenso o setor privado funcionar apenas pela garantia da sua lucratividade, por um pesado subsídio público. A educação tem que ser integralmente pública. Os princípios debatidos por aqueles que pensam a educação no Brasil – e podemos remeter isso até a década de 30, no Manifesto dos Pioneiros, com Anísio Teixeira e outros – incluem uma estrutura pública capaz de garantir qualidade e universalidade a essa educação. É o nosso grande desafio. O PNE foi elaborado pelo setor privado do ensino, controlado por quatro ou cinco empresas, muitas delas profundamente vinculadas ao capital internacional, que formam

No Manifesto dos Pioneiros, com Anísio Teixeira e outros – incluem uma estrutura pública capaz de garantir qualidade e universalidade a essa educação.  O PNE foi elaborado pelo setor privado do ensino, controlado por quatro ou cinco empresas, muitas delas profundamente vinculadas ao capital internacional, que formam um lobby poderoso das escolas privadas, e por institutos que dão a linha, inclusive metodológica e pedagógica, para a educação brasileira, como o Instituto Ayrton Senna, que tem poderosos interesses privados por trás, que se expressa, por exemplo, na entrega do ensino técnico ao Sistema S [formado pelo serviços Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Social do Comércio (Sesc), Social da Indústria (Sesi), Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Social de Transporte (Sest)].

Isso é impensável para qualquer um que pense em um sistema público de ensino, principalmente em áreas importantes como a técnica e a tecnológica. Houve um encontro nacional de educação no Rio de Janeiro em que se fez um contraponto ao PNE, apontando a necessidade de financiamento 100% público e 100% dedicado à esfera pública, com uma proposta de ensino e aprendizagem que é negada nesse plano. No PNE, desaparece a relação ensino-aprendizado. É um plano de adestramento, de desenvolvimento de aptidões e técnicas, voltado muito mais para os anseios e necessidades da camada empresarial, e não da formação crítica e reflexiva, de uma educação integral, politécnica. Uma integração que desenvolva o ser humano em todas as dimensões. Somos contra o PNE. E os movimentos sociais, os sindicatos, o Andes-Sindicato Nacional [Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior], o movimento em defesa da educação pública estão elaborando um contraponto a esse plano.

Fim.