As aparências enganam Dimorfismo sexual Clara S. de M. Aquino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DINÂMICA: Entrosamento de idéias
Advertisements

Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Oliveira 6/5/2003.
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
Sequência Didática.
Ética Ambiental.
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino a distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
Esses QUADROS devem ser impressos no sentido horizontal da apostila. Além disso, deve ser entregue a cada aluno um conjunto desses quadros, impressos também.
Seções cônicas: orientações
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
OS TRÊS PONTOS BÁSICOS DA INTERPRETAÇÃO 1º - O Texto Realizar, no mínimo, duas leituras do texto. 1ª leitura Compreender o conjunto do texto. 2ª.
Universidade de Uberaba Campus Rondon – Uberlândia V Simpósio de Inovação Tecnológica Graduação em Aluno(s):, Orientadores(as):, Título do Trabalho; pode.
Sensibilização no IF-SC
PROJETO DE LIBRAS.
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Trabalho: Plano de Aula Professora: Kuniko I
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Grupo: Carlisa Andrade Maria Borges Marina Santos Viviane Bertoldo
Herança Ligada aos Cromossomos Sexuais Prof. Otoniel Alvaro da Silva Biologia.
Cultura Organizacional
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
UM PASTOR ESPERTO GRUPO: Fábio Sélos Rodrigues – nº USP
O PONTO NEGRO.
III Encontro de Boas Práticas
E-books e o futuro do conteúdo em EAD
Análise do Currículo – Ensino Fundamental II – Segundo Ciclo
Desenho e Modelação Geométrica (2014/15) Apresentação 2011/12.
MÓDULO 12 A Construção do numero.
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
Semelhança de triângulos e relações métricas no triângulo retângulo
Como se reproduzem os animais?
Sequência Didática Diversidade de Organismos Vertebrados
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Título da Apresentação
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
COLÉGIO ESTADUAL PADRE JOSÉ DE “NÃO EMPURRE A ADOLESCÊNCIA
K. I. S. ALMEIDA 1, J. D. N. PARANHOS² (1) Aluna de Licenciatura em Ciências Biológicas PARFOR/UFPI/ Batalha – PI (2) Profª. do Departamento de Biologia/CCN/UFPI/Campus.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Metodologia Científica
Educação e psicologia.
MAPEAMENTO DE PERCURSO
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
Vamos estudar…. Os Animais
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
HUMANAS.  Apresentação das matrizes curriculares, cartas e cronogramas de ciências humanas (estratégia, um relato breve, conteúdo e lição de casa); 
INTRODUÇÃO Reconhecendo a relevância de atividades práticas para uma melhor aprendizagem de conteúdo, principalmente referente ao ensino de ciências, o.
Genética e Evolução: Abordagens e metodologias
Informática (IMAD): Introdução, apresentação da disciplina, conteúdo programático e métodos de avaliação. QUESTÕES DE PROVAS; QUESTÕES DE PROVAS; CONTEÚDO.
Aula dinossauros Pedro Brisola Nina Marcondes Eunizinis Kawafune Ana Oliveira Eric Cito.
UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – PEDAGOGIA 3º SEMESTRE DISCIPLINA: DIDÁTICA I DOCENTE: MARIA DO SOCORRO Carla Vaz Mariluza Oliveira SALVADOR- BA FEVEREIRO.
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
Evolução: Desconstruindo a ideia de melhorar = evoluir
VALE SONHAR.
como ferramenta didática no ensino de Astronomia
Atividade Prática Patricia Tedesco.
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Mostrando a vida numérica na aula
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

As aparências enganam Dimorfismo sexual Clara S. de M. Aquino Jéssica Perrucci de Souza Maria Clara de Almeida Zaine Thiago Di Lorenzo Ferrari

Público-alvo e tema Ensino Fundamental Tema: Dimorfismo sexual Duas aulas seguidas

Primeira atividade: Vários cards de animais. Espécies com machos e fêmeas bem diferenciados, e outras sem dimorfismo sexual; Os alunos, em grupos, devem discutir quantas espécies eles julgam haver no conjunto e agrupar as figuras que acreditem ser da mesma espécie; Anotar na lousa as conclusões dos grupos.

Segunda atividade: Ainda em grupos, os alunos devem agora ler diferentes materiais que abordam de alguma forma o conceito de dimorfismo sexual; Para cada grupo será entregue um material diferente.

1.

2.

3.

4. http://viajeaqui.abril.com.br/materias/15-femeas-incriveis-do-reino-animal#2

Segunda atividade: Após a leitura, pedir que os alunos refaçam a atividade com os cards. Devem justificar se houver mudança no agrupamento. Fazer um novo quadro na lousa, ao lado do primeiro, para comparar os resultados.

Terceira atividade: Discussão do quadro na lousa, relacionando aos materiais lidos. Dar sequência com uma aula expositiva sobre os conceitos.

Possíveis abordagens: Dimorfismo sexual – “as aparências enganam”, na natureza nem tudo é o que parece; Identificação/definição de espécies – abordagem do conceito de espécie, em que não há consenso. Mostrar como a Ciência tem questões em aberto; Comportamento animal; Morfologia e genética; Impacto para a preservação.