VII FÓRUM DE PESQUISA E EXTENSÃO DA EA-UFPA 2015

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
COMUNICAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO EM ENCONTROS E CONGRESSOS COMUNICAÇÃO ORAL PÔSTER ACADÊMICO.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
Educação Ambiental - GPEEA
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PÔSTER PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE ENSINO DO IV FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO MODELO PARA ENSINO.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
IX- ENCONTRO DIDÁTICO CIENTÍFICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
UMA PARCERIA.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Biblioteca + Livro Didático + TV Escola + Sala de Informática = CEMTE.
Política Educacional Brasileira
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Limites e Possibilidades do PROEJA
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Melhor Gestão, Melhor Ensino
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Práticas de EaD nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil: cenários, experiências e reflexões.
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
Pará Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de.
Convidados Profª Dr.ª Suraya Darido – UNESP Prof. Dr. João Danilo Batista - UEFS Mesa redonda Horário: 14:30h as 17:00h “A formação na Licenciatura em.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Formação continuada ANO 2015
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, VOCÊ VAI INTERAGIR COM SEUS COLEGAS E COM A EQUIPE DO CURSO E VIVER A ESTIMULANTE EXPERIÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

VII FÓRUM DE PESQUISA E EXTENSÃO DA EA-UFPA 2015 Pós-Graduação e Educação Básica: perspectivas e desafios 15 de dezembro de 2015 Local: AUDITÓRIO da EA/UFPA Belém-Pará PROGRAMAÇÃO: DIA 15.12.15 (Auditório do Ensino Médio) MANHÃ 7h 30min – Credenciamento 8h – Palestra de abertura “Experiência e Impactos positivos da Pós-Graduação no CEPAE/UFG” Palestrantes: Prof.ª Dr.ª Gene Maria Vieira Lyra Silva (Professora Adjunta do CEPAE/UFG- Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica/Mestrado) e Prof.ª Dr.ª Elisandra Filetti Moura, (Professora Adjunta do Dpto de Língua Portuguesa- Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica/Mestrado da UFG). 9h 30min – Intervalo 9h 45min – Apresentação de trabalhos 11h 15 – Lançamento de livros 12h – Intervalo para o almoço TARDE 14h – Apresentação de trabalhos 15h 30min – Intervalo 15h 45min – Sessão de Vídeo 17h – Palestra de encerramento “Educação Básica e Pós-Graduação: importância do mestrado em Educação Básica na região norte do Brasil” Palestrantes: Prof.º Dr.º Ronaldo Marcos de Lima Araújo (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) – Mestrado) e Prof.ª Dr.ª Ney Cristina Monteiro de Oliveira ( ). INFORMAÇÕES 3201-6911 REALIZAÇÃO: ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA – COPEX EQUIPE ORGANIZADORA Prof.º Dr.º Marcio Antonio Raiol dos Santos Coordenador COPEX – EA- UFPA Prof.ª Dr.ª Marinilce Oliveira Coelho Vice Coordenadora COPEX – EA- UFPA Pablo Luiz Negreiros Chaves Técnico-Administrativo COPEX – EA- UFPA Inayra Nazaré Morgado do Nascimento Bolsista COPEX – EA- UFPA Prof. Dr. Walter Silva Júnior Diretor EA- UFPA Prof. Dr. Mário Benjamin Dias. Diretor Adjunto EA- UFPA APOIO

Meio de Inscrições: Inscrição gratuita via e-mail: ea_copex@ufpa.br Apresentação A Escola de Aplicação da UFPA é uma Unidade Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão voltada para Educação Básica, Técnica e Tecnológica, que atua como campo de ensino, pesquisa e extensão. A Escola de Aplicação visa a produção, sistematização e socialização do conhecimento e, desse modo, configura-se como espaço de formação profissional e de inovação pedagógica. Nessa perspectiva a Coordenação de Pesquisa e Extensão - COPEX promove espaços institucionais de intercâmbio e de divulgação de pesquisa em Educação Básica; sendo o principal o Fórum de Pesquisa e Extensão da referida unidade acadêmica, que ocorre anualmente. Nesse ano o VII Fórum de Pesquisa e Extensão tem como tema a "Pós-Graduação e Educação Básica: perspectivas e desafios" e traz para a Escola de Aplicação da UFPA a discussão sobre as demandas e possibilidades do entrelaçamento da Pós Graduação com a Educação Básica brasileira. Para isso, fundamenta-se na ação defendida pelo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG - 2011/2020), que avança ao definir novas diretrizes, estratégias e metas ao afirmar: "se quisermos ampliar o número de alunos nos cursos de mestrado e doutorado, temos que melhorar a eficiência do sistema como um todo, sobretudo a etapa educação básica. (PNPG, 2011 p. 158)“ Em virtude disso, torna-se importante o diálogo entre os professores da Educação Básica e os professores com vivência na Pós Graduação. O VII Fórum de Pesquisa e Extensão conta com a presença de coordenadores de programas de pós graduação de Mestrado Profissional em Educação Básica do Colégio de Aplicação da Universidade Federal da Goiás (CEPAE-UFG) e do Mestrado Acadêmico em Educação Básica da UFPA. Acredita-se que essa troca de experiências possibilite a visibilidade da pesquisa e do desenvolvimento da Educação Básica, em especial da região amazônica, com suas perspectivas e desafios. Essa unidade assume a missão de contribuir substancialmente para a preparação dos professores, e assim, convida a todos a participarem deste Fórum. Objetivos Propiciar o encontro e o diálogo entre docentes, discentes e pesquisadores que atuam em suas interfaces com a Educação Básica Técnica e Tecnológica; Integrar os Colégios e Escolas de Aplicação de todo o país para possibilitar elaboração de trabalhos em rede. Divulgar a produção científica e oportunizar ambiente e meios adequados para a apresentação de pesquisas voltadas para a Educação Básica Técnica e Tecnológica; Realizar formação continuada para docentes, técnico- administrativos, discentes e pesquisadores; Divulgar os resultados dos trabalhos de pesquisa e extensão por meia da publicação dos anais do evento e publicação dos melhores artigos em livros; Estimular docentes e os universitários de todo o Brasil para a produção e a divulgação de trabalhos de pesquisa e extensão em congressos científicos. Data: 15 de dezembro de 2015. Local do evento: Escola de Aplicação da UFPA-Avenida Tancredo Neves Nº1000 – Montese – Belém – PA. CEP:66095-780, Auditório do Ensino Médio Período de Inscrição: Com apresentação de trabalho: 14/09/2015 a 17/10/2015. Ouvinte: 06/10/2015 a 09/12/2015. Meio de Inscrições: Inscrição gratuita via e-mail: ea_copex@ufpa.br Modalidades de inscrição: 1- Ouvinte: por meio do envio da ficha de inscrição, com direito a certificado como ouvinte e uma via dos anais do evento (com ISBN). 2- Apresentação de trabalhos: por meio do envio da ficha de inscrição acompanhada de ARTIGO COMPLETO com direito a certificados (ouvinte e de apresentação de trabalhos) e uma via dos anais do evento (com ISBN). Orientações para o envio do Artigo Completo Deve ser enviado seguindo o modelo anexado à ficha de inscrição. Os trabalhos que não respeitarem o modelo serão desconsiderados. É de inteira responsabilidade do(s) autor (es) a consistência argumentativa e diálogo com a literatura, o rigor metodológico e o registro linguístico apropriado, não cabendo a organização do evento qualquer tipo de correção dos textos. A Comissão Organizadora e a Comissão Científica não se responsabilizarão por eventuais problemas de qualquer natureza, que impeçam a abertura dos arquivos. O artigo deve ter no máximo 15 páginas, os artigos que ultrapassarem este limite não serão aceitos. Formatos para apresentação de trabalhos Haverá dois formatos para apresentação de trabalhos: Mesa temática e Pôster. Cada autor deverá indicar o formato escolhido para o trabalho na ficha de inscrição. Não haverá aproveitamento de trabalho em formato diferente do indicado pelo participante. Mesa temática: Ocorrerá em sessões específicas agrupadas por temática e coordenadas por um(a) pesquisador(a). Cada autor contará com dez minutos (10min) para apresentar os pontos principais do seu trabalho. Após o pronunciamento de todos os autores será realizado um debate de trinta minutos (30min) para esclarecimentos ou aprofundamentos do tema tratado.  Pôsteres: Devem ser confeccionados com as seguintes especificações: 100 cm (altura) x 90 cm (largura). O Pôster deve conter, título, autoria, objetivos, metodologia, resultados e conclusão. Deve-se privilegiar o uso de recursos visuais (imagens, quadros, tabelas, figuras, fotos), sendo a impressão do mesmo de inteira responsabilidade do(s) autor(es). O Pôster será apresentado em Sessão específica durante a qual, pelo menos um dos autores, deve permanecer no local respondendo as indagações dos ouvintes e da Comissão científica do evento.