Diretrizes para o PPGFSC 2016-2018 Elevar o PPGFSC para conceito 6 CAPES, como reflexo da qualidade do Programa, e com isso oferecer melhores condições.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Páginas WWW Maio de 2006 Engenharias I. Introdução É hoje talvez o meio mais importante de divulgação dos programas É Diretriz da Capes – Palestra do.
Advertisements

CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO: GRANDE ÁREA DE SAÚDE Triênio 2004/2006
FACULDADE METROPOLITANA
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
Como obter maior inserção dos docentes e docentes da PG nos meios científicos e tecnológicos internacionais? GRUPO 2 Moderador: Prof. Dr. Carlos E. Vergani.
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
OFÍCIO CIRCULAR Nº 074/2008/DAV/CAPES Avaliação das páginas web de programas : Descrição do programa e de sua proposta; Relação dos docentes em atividade.
CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE USUÁRIOS DO BRASIL Letícia Caldas.
Reunião com Coordenadores de PPGs – Setembro/2012
1.Bolsas REUNI e o trabalho na graduação 2.Bolsas Emergenciais PROPG 3.Co-Tutela 4.Projeto IODP/CAPES 5.Orçamento dos PPGs 6.Auxílio à Participação em.
Novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento - PRPGP - UFSM Filosofia (PPGFil) Conceito Capes: M 5 e D 4 Início dos Cursos:
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
O QUE É PDSE? É o novo programa de doutorado sanduíche da Capes;
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
GT INTERNACIONALIZAÇÃO Marinêz Isaac Marques Christianne Coelho Ravagnani Fernando Z. Vaz-de-Mello Roberto Lopes de Souza Paulo Teixeira de Sousa Junior.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
Fonte: Documento APCN V. Ficha de Avaliação para o Triênio – ANEXO I Quesitos / ItensPeso * * Definições e Comentários sobre o Quesito/Itens.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
QUALIS DE LIVROS TRIÊNIO Fundação CAPES Coordenação da Área de Psicologia Emmanuel Zagury Tourinho Antônio Virgílio Bittencourt Bastos.
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais Centro de Artes e Letras.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
Avaliação Trienal Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e instituição do Programa Indicar o para contato Todas as.
17 e 18 de novembro de 2011 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Workshop de Avaliação Continuada (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e a instituição do Programa.
DISCIPLINA – RI.I QUALIS : PERIÓDICOS
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Engenharia Elétrica Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE Centro:
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A SAÚDE DA MULHER – GEM GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A SAÚDE DA MULHER – GEM Escola de Enfermagem da UFBA 2009.
SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO CAP ES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA.
Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2012 Coordenadora:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Eng. Civil - PPGEC Centro: CT –
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia Centro: Centro.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Filosofia Conceito.
Critérios de Avaliação Triênio Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Novembro / 2009.
UFSM 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissionalizante.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional
Treinamento: Coordenadores. Agenda 16/12: Sistema Acadêmico 17/12: Plataforma Sucupira, PROAP e Bolsas.
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
1 “A UNESP e o Ciência sem Fronteiras” Prof. Carlos Eduardo Vergani Professor Titular Assessor Adjunto de Relações Externas da UNESP
Processo do DS / REUNI CAPES 1 – Cadastramento de bolsista 2 – Cancelamento de bolsista 3 – Suspensão de bolsista.
Transcrição da apresentação:

Diretrizes para o PPGFSC Elevar o PPGFSC para conceito 6 CAPES, como reflexo da qualidade do Programa, e com isso oferecer melhores condições de pesquisa para docentes e discentes. Vantagens conceito 6:  Os programas com conceito 6 recebem mais recursos por aluno;  Maior autonomia do programa em relação ao aporte financeiro, pois o programa passa a gerir os próprios recursos;  Agilidade para gastar os recursos, para fazer manutenções, implementação de bolsas, etc...  Atrai mais alunos.

Avaliação CAPES triênio

Avaliação CAPES triênio

Avaliação CAPES triênio

Números Ano Ref. Nacional Docentes Perm = 27 Colab = 9 Perm = 29 Colab = 3 Perm = 33 Colab = 5 Perm./total Número de discentes M = 14 D = 30 Total = 44 M = 19 D = 38 Total = 57 M = 26 D = 52 Total = 78 Número disc/ doc. Perm N o titulações M = 8 D = 10 M = 11 D = 12 M = 12 D = 8 N o titulados/ N o doc. Perm Art. Total/ docente Per Public./ docente Per

Diretrizes para o PPGFSC O que fazer? - Aumentar titulações de discentes em relação ao número de docentes.  Tendência é de aumento em relação avaliação anterior, média trienal = 0,69. - Aumentar publicações e envolver discentes - Publicações em revistas de maior impacto: A1 a B1 - Diminuir inomogeneidades  Depende dos docentes !!!! - Internacionalização do programa: Docentes: Cooperações internacionais formais, corpo editorial de revistas, atrair estudantes e pesquisadores do exterior... Propor eventos, minicursos, palestras... Coordenação: Auxiliar na organizar eventos, minicursos, palestras, Semana da Pós- Física... com pesquisadores internacionais.

Divulgação do Programa (Homepage dos grupos/professores): Docentes: - Preparar/atualizar uma página do grupo de pesquisa e individual (equipe, linhas, projetos, publicações, cooperações, infraestrutura,...). - Enviar atualizações de premiações/publicações relevantes para o site da Pós. Coordenação: - Promover uma palestra aos docentes/discentes com dicas básicas para elaboração da página. - Manter atualizada a página da Pós. Diretrizes para o PPGFSC O que fazer? Divulgação do Programa (Eventos): Docentes: Envolver-se na organização de eventos nacionais e internacionais, palestras no Brasil e exterior. Coordenação: Semana da Pós-Física, EnFiSul ( nov 2016)

Atualização CV Lattes e Diretório Grupos de Pesquisa: Docentes: Manter estas plataformas atualizadas. Coordenação: Relembrar das atualizações, em especial no final/início de cada ano. OBS:  No início de cada ano é feito o recadastramento dos docentes  Preenchimento da Plataforma Sucupira. Será enviado um arquivo para os docentes colocarem dados que não aparecem no CV Lattes: - projetos com financiamento e cooperação internacional - palestras convidadas exterior - premiações - organização de eventos - corpo editorial de revistas FAVOR PREENCHER, ESTES DADOS SÃO IMPORTANTES PARA A AVALIAÇÃO !!! Diretrizes para o PPGFSC O que fazer?

MESTRADODOUTORADO Inscr. = 33 Aprov. = 14 Bolsa = 8 Inscr. = 33 Aprov. = 14 Bolsa = Inscr. = 10 Aprov. = 6 Bolsa = 5 Inscr. = 6 Aprov. = 4 Bolsa = Inscr. = 34 Aprov. = 13 Bolsa = 9 Inscr. = 13 Aprov. = 11 Bolsa = Inscr. = 4 Aprov. = 3 Bolsa = 1 Inscr. = 12 Aprov. = 11 Bolsa = 8 Inscrições para Mest. e Dout  Até o momento: 15 Mest. 8 Dout. OBS: sistema de inscrições online muito positivo (Antônio).