Projeto: “Colcha de Retalhos”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nazaré Marta M. C. Lazarone
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
E.M.E.F. PROFª MARLENE RONDELLI PROJETO: COLCHA DE RETALHOS
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Edna Maria Barbosa Arrebola
OLÍMPIADA ESPORTIVA CULTURAL
BIBLIOTECA ESCOLAR e leitura na escola: caminhos para a sua dinamização MIRIAN CLAVICO ALVES Bibliotecária – Colégio Rio Branco Especialista em Gestão.
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
Programa aluno pesquisador
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Pederneiras- São Paulo
SEJAM BEM-VINDOS! REUNIÃO DOS 3º ANOS
Docente da Rede Estadual de Educação Atuando na biblioteca desde 2000.
O mundo das letras.
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
Projeto de Pesquisa: As Mulheres na Ditadura Militar do Brasil
Webquest.
Museu Memórias de Alfabetização
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Webquest Interdisciplinar (História e Inglês) sobre o livro “Vozes Roubadas” 9º ano – 1º bimestre.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Gerente do Programa educação para e pelo lazer
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
Relatório de Proposta de Projeto
WebQuest Bichos Nojentos – Guia dos Curiosos
SILVANA BERBEL FERNANDES
A SEMENTE QUE CAIU EM TERRA BOA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Agora que você já refletiu e percebeu a importância da aprendizagem por projetos, vamos colocar a “mão na massa”. Primeiramente vamos refletir sobre algumas.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
NO TEMPO DE WARHOL Webquest de Artes 8º ano – 1º Bim/2009
DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
PROJETO.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Etapas de uma sequência didática
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
Uma WebQuest de português para o 1º ano
Dia Das Mães Sala de Leitura E. E Prof. Messias Freire Sala de Leitura
Educação Infantil Horário Matutino – 7h30/11h50
AMIGOS DO ZIPPY em casa. Objetivos Potencializar o desenvolvimento emocional das crianças participantes do AZ Compartilhar c/pais os conceitos básicos.
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
O cinema na vida de cada um
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
TURMA: 4º ANO A e B PROFESSORA: Sônia Elaine de Carvalho Argentini MUNDO LEITOR : Páginas 13, 14 e 15. HISTÓRIAS DE FAMÍLIA!
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Digite aqui o título da webquest Digite aqui outras informações sobre a webquest Responsável, escola, a quem se destina, etc. Introdução Tarefa Processo.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
TRABALHO COLABORATIVO
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
SALA DE TECNOLOGIA DA EEB PROF. LAÉRCIO CALDEIRA DE ANDRADA Vania Beatriz Rossato – Resp. Sala de TI Benicia Maria Ternus - Diretora MEIO DE COMUNICAÇÃO.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

Projeto: “Colcha de Retalhos” WEBQUEST Projeto: “Colcha de Retalhos”

INTRODUÇÃO Olá mamães, papais, avós, titias, titios, e outros que contribuirão com nossa "Colcha de retalhos“! Vamos dar início ao Projeto "Colcha de retalhos". Objetivos do Projeto: Proporcionar o conhecimento da própria história; Reforçar vínculos afetivos; Estimular o respeito a diversidade; Apropriar-se do comportamento leitor; Estimular a oralidade e a leitura.

TAREFA A primeira fase do Projeto será a leitura do livro "A Colcha de Retalhos" (Autores: Conceil Corrêa da Silva/ Nye Ribeiro) deverá ser realizada pelas famílias às crianças. Cada criança levará para casa o livro e ficará com este por dois dias. Após esse período o livro deverá ser devolvido na escola para ser emprestado à outra família.

PROCESSO A segunda fase do Projeto será entregar para a professora um pedaço de tecido, ou seja, um retalho que seja significativo e que remeta a uma boa lembrança/memória que tenha a ver com a criança, e juntamente com o retalho entregar por escrito a história dessa memória. A terceira fase será o trabalho em sala de aula com as crianças referente a leitura dessas histórias e a confecção de uma colcha com esses retalhos.

AVALIAÇÃO A culminância desse Projeto será a exposição da colcha de retalhos e das histórias em uma Mostra Cultural. Além disso, também serão expostos fotos, registros e vídeo das crianças desenvolvendo a leitura dessas memórias e em atividades relacionadas.

Todo percurso será considerado para a avaliação. Cada fase é significativa para se desenvolver a seguinte. Assim precisamos do comprometimento de todos nas tarefas. Na terceira fase as crianças serão orientadas e motivadas a realizarem a leitura (cada qual a sua maneira) resgatando o que foi lhe contado pela família. As demais crianças serão orientadas a manter um comportamento de ouvinte, mas todas terão a vez de ler e contar sua história motivadas pelo seu retalho e da história escrita pela família, e todos poderão comentar a respeito demonstrando também o seu entendimento.  Todo esse percurso será observado e registrado.

CONCLUSÃO Através do comprometimento de todos, nossos pequenos terão a possibilidade de conhecer um pouco mais de sua história, mesmo que tenha acontecido antes de nascer, reforçando ainda o vínculo afetivo na família. Ao ouvir a história do outro podemos compreendê-lo ainda mais, respeitando a diversidade.