Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PLANO DE GESTÃO.
numa perspectiva inclusiva
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Essa é minha escola.
MOBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL Controladoria - Geral da União Controladoria - Geral da União Ministério Público do Estado do Espírito.
SENARS Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
PLENÁRIA FINAL.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Secretaria de Estado da Fazenda Subsecretaria de Estado da Receita Subsecretaria de Estado da Receita Gerência de Desenvolvimento Fazendário Subgerência.
AMM. OBJETIVOS DO PROGRAMA •GERAL Fortalecer a Consciência Fiscal da sociedade mato-grossense, para o pleno exercício da cidadania, de modo a estabelecer.
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Alexandre Rampelotto.
Política de Formação Continuada com Foco na Qualidade Social da Educação.
A GESTÃO DE RECURSOS NA ESCOLA TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
Apresentação da Síntese do Trabalho
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Programa Nacional de Educação Fiscal. Responsável pela Coordenação Geral do PNEF “Desenvolver pessoas para o aperfeiçoamento da gestão das finanças públicas.
ESAF – 40 anos de História, Ensino e Aprendizado
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
PALMAS\TO 2009 PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FISCAL Secretaria de Estado da Educação Secretaria de Estado da Fazenda A GESTÃO DE RECURSOS NA ESCOLA TRANSFORMANDO A COMUNIDADE.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
3º GRUPO: CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
Fortalecimento dos Programas de Educação Fiscal na America Latina PNEF – EUROsociAL – USP-SP Gefe-SP + SME - Diretoria de Orientação Técnica – DOT-G “Seminário.
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POLÍTICO O PMDB PARA O TERCEIRO MILÊNIO NO BRASIL E NO RIO GRANDE DO SUL.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Política Nacional de Educação Ambiental
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
1 TEMAS ESSENCIAIS AÇÕES PROPOSTAS Previsão da Criação de Polos Educacionais no Plano Diretor, Plano Municipal de Educação e Estatuto do Magistério Municipal.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF Portaria MEC/MF 413/00 Convênio 001/06 GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL – GEFE/RJ Secretaria de Estado de FazendaSecretaria.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Transcrição da apresentação:

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento de Pessoas Grupo de Educação Fiscal

Constituição da República Federativa do Brasil Capítulo III Seção I Da Educação "art A educação, direitos de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". (g.n).

O Projeto Portas Abertas à Cidadania na nova concepção, consiste na promoção de atividades lúdicas sobre educação fiscal, de forma a desenvolver plenamente nos alunos da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, a consciência da importância do planejamento financeiro, da aplicação dos tributos para o desenvolvimento da cidade e o papel do cidadão no controle social. Objetivos

Objetivos Específicos Fortalecer o desenvolvimento de ações no âmbito do Programa de Educação Fiscal do Distrito Federal em parceria com a Secretaria de Estado de Educação; proporcionar conhecimentos sobre a importância socioeconômica dos tributos para o desenvolvimento sustentável das cidades; desenvolver a compreensão dos princípios básicos da fiscalização tributária; desenvolver a consciência quanto ao papel do estado no desenvolvimento social; estimular o espírito participativo nas questões de interesse socioeconômico e controle dos gastos públicos; contribuir na formação para o desenvolvimento do pleno exercício da cidadania; e proporcionar, de forma complementar, atividades de cunho cultural, por intermédio de passeio cívico a monumentos históricos de Brasília.

Metodologia Empregada Serão desenvolvidas atividades lúdicas que proporcionem o aprendizado significativo das práticas de educação fiscal, norteadas pelos objetivos discriminados no Projeto, a cada 15 dias, no turno vespertino, de 03 turmas de estudantes de escolas públicas do Distrito Federal que residem em região de maior vulnerabilidade social, acompanhadas por professores, coordenadores ou supervisores pedagógicos, diretores, vice-diretores e pessoal de apoio.

Meta Inicial Atendimento a 16 escolas, compreendendo 48 professores, 16 coordenadores ou supervisores pedagógicos, 16 diretores ou vice-diretores, alunos; totalizando participantes da SEEDF, excetuados os técnicos da SEF/DF.

PARCERIA COM O BANCO DE BRASÍLIA

Meta Final alunos (66 escolas x 500 alunos); 264 gestores/profissionais de magistério (66 escolas x 4 dirigentes – Diretor, Vice-diretores, Coordenadores Pedagógicos e Supervisores); 820 professores (66 escolas x 13 professores).

O Projeto Portas Abertas à Cidadania na nova concepção, consiste na promoção de atividades lúdicas sobre educação fiscal e financeira, de forma a desenvolver plenamente nos alunos da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, a consciência da importância do planejamento financeiro, da aplicação dos tributos para o desenvolvimento da cidade e o papel do cidadão no controle social. NOVA CONCEPÇÃO