Pedro Alessandro Calaça1 Marketing Unidade V – Marketing mix e comportamento do consumidor
Pedro Alessandro Calaça 2 5. Marketing mix e comportamento do consumidor O profissional de marketing; Pai do marketing: Theodore Levitt, em 1960 – artigo “Miopia de Marketing”; Origem da mercadologia: após 2a Guerra, foco no consumidor; declaração do Ford; exemplos McDonalds etc.
Pedro Alessandro Calaça 3 A prática da administração, Drucker, 1954; Theodore Levitt, 1960: a importância da satisfação dos clientes; Jerome McCarthy, 1960: Marketing mix (4Ps); Revendo a origem da mercadologia e sua evolução Philip Kotler, 1967: reuniu, revisou e testou; Tom Peters, 1982: excelência, foco no cliente;
Pedro Alessandro Calaça 4 O dinamismo impera – estar atento a, Comportamento do consumidor; Pesquisa de mercado – benchmarking; 2. Como está o marketing na sua empresa? Existe um plano estratégico para 5 ou mais anos? Diferenciação; Propaganda e promoção;
Pedro Alessandro Calaça 5 Os 4 Ps de Jerome McCarthy; Produto – ideologia, ideia – clarear o propósito do negócio. Ex.: sustentabilidade; Preço – em que classe? Que segmento de mercado visamos? O marketing mix – os 4 ‘P’s Ponto – estrutura física do local, tecnologia etc. Promoção – processo de comunicação e divulgação do produto e da marca institucional;
Pedro Alessandro Calaça 6 Abraham H Maslow, 1954: hierarquia das necessidades – forças propulsoras; O consciente X o inconsciente; “Patê de fígado de ganso” As forças que influem no comportamento do cliente Objetivo X necessidade A emoção: o consumidor não tem idéia do que está fazendo porque é bombardeado por promessas de felicidade; Carência afetiva.
Pedro Alessandro Calaça 7 As estratégias de marketing incrementam a tensão necessidade latente motivação memória desejo de compra; 4. As forças que influem no comportamento do cliente Modelo determinante do comportamento cognitivo Motivação latente estímulo utilização de processos cognitivos comunicação com base em pesquisas “aprendo que gosto” compro!
Pedro Alessandro Calaça 8 Perguntas Obrigado