Laboratório de Gestão Luís Neto Luís Moretto Neto Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
DISCIPLINA Academia de Ensino Superior Curso Sistemas de Informação
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Por Heleno Rocha e Denilson Carvalho
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
Responsabilidade Profissional
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Consultoria Empresarial
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
A CT COMEX originou-se da associação de profissionais com expertise em Comércio Exterior, Relações Internacionais e Educação em nível de Graduação, Pós-graduação.
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
TÉCNICA DE CONSULTORIA
ORGANIZAÇÕES E MÉTODOS
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
ONAP-HOME INFORMÁTICA LTDA
EMPREGABILIDADE DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Resource-Based View Trabalho realizado por Grupo 3 Filipe Fialho Joana Leal de Oliveira Mariana Duarte Teresa Mourão-Ferreira Vera Ferraz da Costa Tipos.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Planejamento financeiro de projetos
Logística Empresarial Universidade de Brasília GRUPO 19 S UNIDADE 03
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Trabalhando com Grupos
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Apresentação Institucional
Administração de Recursos Humanos II
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Professor: Fernando Eustáquio Campos Utsch Moreira
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Estágios do Desenvolvimento
Planejamento Organizacional Integrado
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Planejamento Organizacional Integrado
DISCIPLINA: Sistemas de Informação Professor: Ernani Elias Souza
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Plano de negócio.
Elaboração e Análise de Projetos
Consultoria Empresarial
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
Processos Administrativos Aula 1
ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Gerência de Projetos 4º Semestre Plano de Ensino Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
Prof. Luiz Carlos Rosa Junior
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Laboratório de Gestão Luís Moretto Neto Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração.
Laboratório de Gestão Moretto Luís Moretto Neto Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração.
Planejamento Estratégico Profª Camila Taquetti Planejamento e Gestão de Serviços Sociais II.
Márcio Dantas 2010 Mestre em Psicologia Social - UERJ Psicólogo - UGF Professor UNESA: ► Politécnico RH ► Pós-graduação RH Consultor organizacional: Change.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
TÉCNICAS INOVADORAS DE ENSINO DE EMPREENDEDORISMO CASE: UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. ANTERO PAULO DOS SANTOS MATIAS Apresentação Referências Bibliográficas.
OSM II Manuais administrativos – Parte 2
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
CONSULTORIA EMPRESARIAL Autores: Luciano Crocco e Erick Guttmann
Administração do Agronegócio Aula 3 História da Administração e sua contribuição ao Agronegócio e Fatores Limitantes Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
Transcrição da apresentação:

Laboratório de Gestão Luís Neto Luís Moretto Neto Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração

Laboratório de Gestão: Aula 3º Objetivos da 3ª aula: Analisar a função do consultor no campo da gestão organizacional; Caracterizar os tipos de consultoria e as formas de interação com os clientes; Analisar as dimensões: consultoria e independência profissional;

Laboratório de Gestão: Aula 3º O que significa ser consultor ? Profissional especializado em uma determinada área de conhecimento, com domínio tecnológico e instrumental para solução de problemas complexos; Profissional habilitado à realização de estudos para identificação de causas de problemas organizacionais e proposições de alternativas de soluções gerenciais diante do entorno corporativo

Laboratório de Gestão: Aula 3º O que significa ser consultor ? “Não é trabalho para quem deseja levar uma vida pacata, regrada e tranqüila.”(MOCANYE; 1997;49)

Laboratório de Gestão: Aula 3º Exercício da consultoria demanda: Resolutividade de problemas; Transferência de tecnologias e metodologias gerenciais; Capacidade de estabelecer relações com empatia; Busca continuada da inovação e mudanças;

Laboratório de Gestão: Aula 3º Exercício da consultoria demanda: Construir redes e parcerias embasadas na confiança e respeito mútuo; Sigilo de informações Visão: oportunidades e problemas do processo gerencial; Disposição de aprendizagem continuada;

Laboratório de Gestão: Aula 3º Tipos de consultorias: 2.1.Tipologia-acordo (OLIVEIRA;1999): Interna e Externa; 2.2.Quanto a estrutura organizacional: Pacote e Artesanal

Laboratório de Gestão: Aula 3º Tipos de consultorias: 2.3.Quanto a amplitude: Especializada, Total, Global;

Laboratório de Gestão: Aula 3º Formas de interações com os clientes: Assessoramento; Consultoria; Executiva; Risco; Capacitação; Palestras;

Laboratório de Gestão: Aula 3º Formas de interações com os clientes: Pesquisas e Estudos de Campo; Auditoria;

Laboratório de Gestão: Aula 3º Consultoria e independência profissional: Capacidade de trabalhar sozinho, montar e liderar própria equipe; Capacidade de desenvolver competências essenciais; Capacidade de negociação; Local de trabalho –escritório virtual; Ética- clientes, fornecedores e colegas de profissão;

Laboratório de Gestão: Aula 3º Objetivos trabalhados na 3ª aula: Analise da função do consultor no campo da gestão organizacional; Caracterização dos tipos de consultoria e as formas de interação com os clientes; Analise das dimensões: consultoria e independência profissional;

Laboratório de Gestão: Aula 3º Referências: CROCCO, Luciano. Consultoria Empresarial /Luciano Crocco e Erik Gutmann. –São Paulo: Saraiva, MOCSÁNYE, Dino Carlos. Consultoria: o que fazer, como vender, marketing e execução. – São Paulo: Editora Gente, OLIVEIRA, Djalma Pinho Rebouças de. Manual de Consultoria Empresarial: conceitos, metodologia e prática. 2ª ed. Ver. E Ampliada. –São Paulo: Atlas, 1999.