O que é Six Sigma? Six Sigma é a maneira pela qual gerenciamos nosso negócio, melhorando a qualidade e eliminando defeitos. É um símbolo, uma meta, uma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um grande general, especialista na Arte da Guerra disse:
Advertisements

NOVA ADMINISTRAÇÃO NOS RECURSOS HUMANOS
Competitividade, Produtividade e Qualidade
QUALIDADE TOTAL E MELHORAMENTOS
5Ws & 2Hs INDICADORES DE DESEMPENHO
Seis Sigmas é um Alvo de Performance
A Estratégia Six Sigma ( 6 ) e os profissionais Black Belts
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Competência: Compreender as métricas de Software
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Tipos de Melhoria Contínua
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
Revisão 2 b.
Capability Maturity Model (CMM)
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Carreira e Empregabilidade
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
Introdução à Qualidade
Planejamento estratégico
ITIL(Information Technologies Infrastructure Library)
Six Sigma Ovidio P. Godoy Jr. nov./04. Overview:  Definição Six Sigma.  Ferramentas estatísticas.  Componentes.  Corporações que praticam.  Conclusões.
Fábio Chicout
MÉTODOS ESTATÍSTICOS Gerenciamento da Qualidade
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
5. Abordagem como um sistema de gestão
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Gestão de defeitos.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Seu Agente de Mudança..
Seis sigma Análise de falha.
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Profª Claudia Pedro Corrêa
Carlos Visão Global Social
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Processo Seis Sigma O que é Seis Sigma: é uma metodologia estruturada para fornecimento de produtos e serviços melhores, mais rápidos com custos mais baixos,
7 FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE
Computer Aided Manufacturing (CAM)
NOÇÕES DE INDICADORES DE DESEMPENHO
Melhoria de Processos usando o Six Sigma
UNIDADE OITO Subgrupo 2. Logística de Distribuição A logística de produção trata das relações empresa-cliente-consumidor, sendo responsável pela distribuição.
Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Produção Just In Time Marc J. Schniederjans & Qing Cao Just In Time (JIT) é uma estratégia de estoques implementada.
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Seis Sigma Edwir Marcelo – Josué Nunes
Balanced Scorecard.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Transformando grandes idéias em projetos gerenciáveis
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
4 – Gestão Estratégica da Qualidade
Conteúdo programático
Gerenciamento da Qualidade
Princípios de gestão da qualidade
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Empowerment Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
Engenharia de Produtos
Six Sigma Amanda Rodrigues (arbg2) Camila Souto (cscbb) Maria Julia (mjgfl) Simone Cohen (scc) SEIS SIGMA 6.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

O que é Six Sigma? Six Sigma é a maneira pela qual gerenciamos nosso negócio, melhorando a qualidade e eliminando defeitos. É um símbolo, uma meta, uma medida, uma filosofia, uma estatística, uma estratégia e uma visão.

Algumas Definições que nos ajudam a entender melhor. O Símbolo O sigma é uma letra grega usada na estatística para representar o desvio padrão de uma distribuição.

A Meta O Six Sigma também é uma meta de qualidade. A meta dos Six Sigma é chegar muito próximo de zero defeito, erro ou falha. Mas não necessariamente zero. A meta da GE era alcançar o nível de qualidade Six Sigma em todos seus produtos e processos até o ano 2000.

A Medida O Six Sigma é uma medida para deter minar nível de qualidade, quanto maior o número de Sigma maior a qualidade.

A Filosofia Six Sigma é uma filosofia para atingir desempenho de Classe Mundial com o foco nas necessidades dos clientes e na eliminação de defeitos. Isto requer entender os clientes totalmente e melhorar a habilidade em satisfazer plenamente suas necessidades.

Na GE foi adotada a filosofia Six Sigma como forma de se diferenciar dos competidores. Este é a maneira de conduzir um negócio e medir o desempenho do trabalho.

A Estatística O Six Sigma é uma estatística calculada para cada característica crítica à qualidade, para avaliar a performance em relação à especificação ou à tolerância.

A Estratégia Six Sigma contém dois rigorosos métodos analíticos que empregam ferramentas estatísticas tanto no desenvolvimento de novos produtos e processos como na melhoria dos produtos e processos existentes. Cada método requer a otimização na saída de um processo focando nossos esforços nas variáveis de entrada do processo.

A Visão O Six Sigma tem como visão, levar uma organização a ser a melhor do ramo. É uma viagem em busca da redução da variação, defeitos, erros e falhas. É estender a qualidade para além das expectativas do cliente.

1º- Identificar o produto ou serviço que sua empresa criou; 2º- Identificar o cliente (s) de seu produto ou serviço e o que ele (s) acha importante; 3º- Identificar o que a empresa precisa fazer para satisfazer as características que o cliente acha importante; Os Seis passos para implantar o Six Sigma.

4º- Definir o processo que garanta isso; 5º- Tornar o processo a prova de erro e eliminar os desperdícios; 6º- Garantir que ocorram melhorias contínuas por meio de medições, análises e controles dos processos.

As empresas como a GE, Motorola, Sony, Nokia, Canon, Toshiba e Polaroid estão usando o Six Sigma. O Six Sigma pode ser alcançado ? Sim, se houver o comprometimento e a participação de toda a organização no processo. Pois até agora, não se tem nenhuma notícia de empresa que não tenha alcançado o Six Sigma.

O presidente da GE, Jack Welch, descreve o Programa Six Sigma como a mais importante iniciativa que a GE já empreendeu. Só em 1999, a GE economizou mais de US$ 1,5 bilhão por causa do Programa. A Motorola estima que, em pouco mais de 10 anos, conseguiu economizar mais de US$ 11 bilhões. Exemplos do resultado do Six Sigma

Black Belts ("Faixas Pretas"); eles dedicam 100% de seu tempo ao Programa. : os Black Belts são considerados em todo o mundo uma verdadeira "elite de profissionais", pois normalmente conduzem nas empresas de 4 a 6 projetos por ano que podem gerar melhorias de US$ 75 mil a US$ 175 mil por projeto, em termos de redução de custos, melhoria dos Os principais personagens do Six Sigma

tempos de ciclo do produto ou serviço, eliminação de defeitos e incremento significativo da satisfação do cliente. Não é por acaso que, nos Estados Unidos, os "Faixas Pretas" têm sido ferozmente disputados com salários irrecusáveis e inúmeros outros atrativos. No Brasil, esse mesmo fenômeno já começa a ser observado.

Outros "personagens" são os Green Belts ("Faixas Verdes"), que dedicam apenas parte de seu tempo a projetos que dizem respeito diretamente ao seu dia-a-dia de trabalho.

O treinamento e a certificação de Black Belts requer um investimento considerável. Entretanto, como vimos anteriormente, o retorno financeiro que eles propiciam a suas empresas supera rapidamente o capital investido. Para formar um "Faixa Preta", uma empresa chega a desembolsar, nos Estados Unidos, mais de US$ 50 mil por pessoa. Formação e certificação de Black Belts

Conclusão: Six Sigma é a mais poderosa ferramenta de gestão já idealizada, que visa aumentar a participação de mercado, reduzir custos e melhorar a lucratividade de empresas de qualquer tamanho e setor de atividade.