7 NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento Pelas Diretrizes
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
INTELIGÊNGIA COMPUTACIONAL
O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
Poka-Yoke.
PMBoK.
Contabilidade Sistemas de Informação
Secretaria de Estado da Saúde
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Emergências e Desastres
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
Trabalho de FES PERT/CPM Alunas: - Debora Theodoro A. da Silva
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
MUDANÇA Organizacional Adm. Aline Mendonça.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
PLANEJANDO ESTRATÉGICAMENTE
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Análise e Projeto de Sistemas
Estudando com Profª Simony
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Métodos Quantitativos
Estudo e Distribuição do Trabalho
MÉTODOS ESTATÍSTICOS Gerenciamento da Qualidade
João Paulo Inima Rabelo Wanderson Alberth
Manual da Organização.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Engenharia de Software
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
GESTÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS (DBA-3)
1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO ANÁLESE DE SISTEMAS.
Aula 10 – Padrões para Gestão por Processos
DIAGRAMA DE AFINIDADE (OU MÉTODO KJ de Kawakita Jiro)   Sintetizar, classificar, estruturar idéias pouco definidas.   Serve para esclarecer a natureza,
Ferramentas da Qualidade
Gerenciamento de Prazo Gerenciamento de Prazo Profª. Karina Liotti.
Manutenção Baseada na Confiabilidade (MBC).
Análise de Envolvimento Análise dos Problemas Análise dos Objetivos
Gestão de Projetos Aula 01.
Fluxograma Juliana Borges
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
Engenharia da Qualidade I
7 NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Introdução ao Planejamento
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Professora Michelle Luz
Célia Cruz | Renata Brunetti
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
7 NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
O que é PROJETO EXECUTIVO
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Tomada De Decisão.
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Processos Decisórios– apostila 1 – 2. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 Processos Decisórios Ferramentas da Qualidade Profa. Josy.
Transcrição da apresentação:

7 NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE GRUPO 6

VAZ 1-6

ERIK 7- 12

DIAGRAMA DE AFINIDADE (Método KJ – Kawakita Jiro) O Diagrama de Afinidade reúne uma grande quantidade de dados de diversas naturezas (idéias, opiniões, declarações, manifestações, comportamentos etc.) e organiza-os em grupos, baseando-se no relacionamento natural/intrínseco (Afinidade) entre cada item, definindo grupos de itens. OBJETIVO: Facilitar o surgimento de novas idéias, novos enfoques ou maior compreensão da situação.

DIAGRAMA DE AFINIDADE (Método KJ – Kawakita Jiro) Há diversas situações onde não se tem disponibilidade de dados numéricos, mas penas informações verbais que ecessitam ser utilizadas de alguma forma para se chegar a uma solução ou, então, a propostas para ação. ETAPAS 1.Seleção do tema 2.Reunião das informações verbais 3.Transferência das informações para fichas 4.Separação das fichas 5.Rotulagem das fichas 6.Desenho do diagrama 7.Apresentação

EXEMPLO Reclamações feitas por clientes de um restaurante “por kilo”:

DIAGRAMA DE RELAÇÕES O Diagrama de Relações toma uma idéia, um problema ou um ponto considerado central e, a partir dele, constrói uma mapa de relações lógicas de causa e efeito entre as várias variáveis/vozes descritas pelo mapa. É uma ferramenta que exige criatividade e capacidade de análise e reflexão para a definição das conexões lógicas que estão apenas implícitas no processo de aplicação do Diagrama de Afinidade. OBJETIVO: Facilitar o entendimento amplo, a identificação de fatores e a busca de soluções adequadas para um problema complexo.

DIAGRAMA DE RELAÇÕES APLICAÇÃO Quando existem relações do tipo causa e efeito. Quando se suspeita que o problema é um sintoma, não uma causa fundamental (causa raiz). Quando se requer que pessoas de diferentes departamentos ou que nunca trabalharam juntas estejam envolvidas para uma solução consensual.

DIAGRAMA DE RELAÇÕES EXEMPLO

DIAGRAMA DE RELAÇÕES INTERPRETAÇÃO Apurar número de flechas que chegam e saem de cada uma das vozes (variáveis). Cada uma das vozes fica caracterizada por um par de números onde o primeiro indica a quantidade de flechas que saem, e o segundo as que chegam. As variáveis que apresentam o maior número de flechas de saída podem ser interpretadas como as causas básicas do problema e portanto precisam ser investigadas/eliminadas. As variáveis com maior número de flechas de entrada são consideradas como os principais sintomas ou efeitos do problema.

DIAGRAMA EM ÁRVORE Exibe em detalhes os caminhos e tarefas a serem percorridos a fim de chegar ao objetivo principal e sub-objetivos relacionados. Assemelha-se graficamente a um organograma organizacional ou a uma árvore genealógica. FINALIDADE Determinar o meio mais eficaz de atingir um objetivo. Estabelecer a sequência de atividades que garantam o alcance dos resultados desejados, perguntando sequencialmente quais os modos e recursos necessários para perseguir um objetivo.

MARCELO TADEU 25- 30

PRISCILA 31-36

MESQUITA 37-42

PDPC (Process Decision Program Chart – Árvore de Decisão) APLICAÇÃO O PDPC pode ser adotado para o projeto de instalação de uma nova máquina ou para a realização de uma intervenção de manutenção com o objetivo de antecipar todos os possíveis imprevistos que possam acontecer e delinear alternativas que evitem atrasos, interrupções ou custos desnecessários; O PDPC é extremamente útil para garantir que todas as atividades envolvidas no desenvolvimento e na introdução de novos produtos sejam analisadas previamente para a identificação de pontos vulneráveis e preparação de planos alternativos para combater barreiras e problemas potenciais. O PDPC traz contribuições significativas para qualquer grupo de trabalho envolvido na realização de atividades onde o mapeamento de acontecimentos críticos e a elaboração prévia de caminhos alternativos são fatores críticos para assegurar o sucesso da ação.

TIRANDO “SOLUÇÕES DA CARTOLA” DIAGRAMA PDPC: Em função das possíveis barreiras ou problemas identificados, busca-se definir, antecipadamente, ações e planos alternativos a serem acionados, caso os imprevistos especulados realmente se manifestem, tendo em vista assegurar que todas as etapas planejadas do programa de melhoria sejam cumpridas sem prejuízo aos prazos, à qualidade e ao orçamento preestabelecidos.

DIAGRAMA DA REDE DE ATIVIDADES DIAGRAMA DE FLECHAS DESCRIÇÃO O Diagrama da Rede de Atividades é empregado para planejar a distribuição mais adequada das atividades ao longo do tempo tendo em vista a execução de qualquer atividade/tarefa complexa e seus respectivos desdobramentos. Projeta-se a duração estimada para completar a atividade e os tempos de início e fim de cada tarefa (com suas respectivas folgas) que garantam a cumprimento do prazo. Essa ferramenta é utilizada quando a atividade/tarefa enfocada é familiar, bem como o tempo de duração de cada tarefa é relativamente bem conhecido.

FIM