Profª. Taís Marlow Armanini Tomaselli Propaganda Profª. Taís Marlow Armanini Tomaselli
Texto Persuasivo Tem função apelativa forte: Apelo constante ao leitor; Não apenas atrair sua atenção; Interferir em sua vontade; Levá-lo a uma ação específica.
Texto Persuasivo Convencer as pessoas a consumir algo que acreditavam não precisar; Propaganda é a arte de convencer as pessoas a comprar o que não querem com o dinheiro que não têm.
Anúncio Publicitário Promove um produto; Estimula o interesse das pessoas por ele; Tem a finalidade de persuadi-las a: Comprá-lo; Aceitá-lo.
O produto: Um bem material; Um serviço; Uma marca; Uma ideologia; Uma causa social; ...
O consumidor: Qualquer pessoa; Um grupo específico: Jovens; Crianças; Idosos; Classe média; Classe alta.
A propaganda chega ao público: Outdoors; Faixas; Panfletos; Bonés; Camisetas; Anúncios em jornais; revistas; rádio; televisão
O anúncio publicitário: Linguagem: Verbal; Não verbal. Figuras de Linguagem; Trocadilhos;
O anúncio publicitário: Intertextualidade; Imagem e texto complementam-se procurando cativar a pessoa a quem se dirigem. Nem sempre segue a norma culta (“Vem pra caixa você também”).