Formato 1 A MAGIA DAS CORES - http://www.cienciamao.usp.br/dados/smm/_amagiadascores.trabalho.pdf.

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Transcrição da apresentação:

Formato 1 A MAGIA DAS CORES - http://www.cienciamao.usp.br/dados/smm/_amagiadascores.trabalho.pdf

Formato 1: Tradicional Prós Contras - Texto tem uma estrutura didaticamente boa: resumo, introdução, objetivo, desenvolvimento e resultado. Clareza de informações. - Atende as expectativas do meio acadêmico. - Informações detalhadas e organizadas. - Aceitação acadêmica e possibilidade de refinar a formação do professor do ponto de vista teórico. - Fica uma narrativa distante do professor que atua na rede. Mais ainda inacessível aos alunos do Ensino Fundamental. - Escrever neste formato também é uma dificuldade para nós mesmos. - Pouco atrativo. - Não desperta a curiosidade do leitor. - Exige uma linguagem científica. - Dificuldade do professor em escrever utilizando este gênero em curto espaço de tempo.

Formato 2 Nova Escola Ano XXVIII – nº 264 Agosto de 2013

Formato 2: Narrativa Ilustrada Prós Contras - Tendo em vista o público alvo (professores) e objetivando a expansão AbINV para outras escolas, este é o melhor formato por ser um texto mais informal preservando o rigor dos conceitos tratados e rico em imagens, o que auxilia a compreensão do conteúdo. - Formato mais próximo à linguagem do professor, do que já estamos fazendo - Privilegia a escrita, com uma linguagem mais "solta", os gráficos, imagens, desenhos - É mais atrativo para alunos, professore de vários níveis. - Os professores já tem habilidades nesse formato. - Falta de aceitação da comunidade acadêmica. - Pode haver um desequilíbrio entre o texto e imagem. Pode haver um excesso de imagem para substituir a narrativa e reflexão do escritor. - O custo pode ser mais elevado devido a imagens coloridas

Formato 3 Nova Escola Ano XXVIII – nº 264 Agosto de 2013

Formato 3: História em Quadrinhos Prós Contras - Linguagem atrativa para crianças (mas o livro será escrito para as crianças?) - Este formato seria interessante se o público alvo for o aluno e o objetivo do livro for o método científico - Gênero amplamente aceito por crianças e adolescentes. - Apelo atrativo para as crianças. - Falta de conhecimentos específicos. - Perda de detalhes. - A equipe não domina a técnica de HQ. - Transpor o que estamos fazendo para esse tipo de narrativa, sem que fique "infantilizado" é muito difícil. - Sairia um "gibi" muito grande. E não haveria personagens suficientes para compor a narrativa.