Inteligência Emocional

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Transcrição da apresentação:

Inteligência Emocional Refere-se a qualidades como compreensão dos próprios sentimentos, empatia pelos outros e o controle de emoções para melhorar a vida. Esse tipo de inteligência tem a ver com a habilidade de conectar-se com as pessoas e de compreender suas emoções.

Inteligência Emocional Enfatiza a importância de o indivíduo ser prático e de ter habilidades interpessoais eficazes para ter sucesso na vida organizacional. Aspectos que fazem parte do estudo do comportamento organizacional: comunicações, solução de conflitos, poder e política são componentes da inteligência emocional.

Principais emoções a partir de Goleman, Daniel.Inteligência Emocional Medo, fear Tristeza, sadness Ira, anger Raiva, fúria, ódio, ressentimento, exasperação, indignação, animosidade, irritação, irritabilidade, hostilidade. No extremo, ódio patológico e violência. Lamentação, melancolia, autocomiseração, solidão, desalento, consternação, desespero. No extremo, depressão severa. Ansiedade, temor, apreensão, nervosismo, inquietação, susto, preocupação, terror. No extremo, psicopatologia, fobia e pânico. Principais emoções a partir de Goleman, Daniel.Inteligência Emocional

Alegria, enjoyment Amor, love Surpresa, surprise Rejeição, disgust Vergonha, shame Rejeição, disgust Surpresa, surprise Amor, love Alegria, enjoyment Felicidade, alívio, contentamento, prazer, júbilo, divertimento, gratificação, satisfação, euforia, êxtase. No extremo, obsessão. Aceitação, amizade, atração, gosto, confiança, afinidade, dedicação, devoção, culto, adoração. No extremo, deslumbramento e paixão obcecada. Choque, espanto, assombro, admiração, maravilhamento. Desdém, antipatia, aversão, repulsa, repugnância. Culpa, desgosto, aflição, embaraço, remorso, humilhação, mortificação, contrição. Principais emoções segundo Goleman, Daniel. Inteligência Emocional, 1995.

Principais Componentes da Inteligência Emocional ● Autoconhecimento ● Autocontrole ● Automotivação ● Empatia ● Habilidades Interpessoais

Autoconhecimento, self-awareness Capacidade de reconhecer o sentimento no momento de sua ocorrência. Compreensão das próprias emoções, forças, fraquezas, necessidades e impulsos. Compreensão dos próprios valores e objetivos. Pessoas com alto grau de autoconhecimento são capazes de reconhecer como seus sentimentos afetam a si próprias, os outros e seu desempenho profissional.

Autocontrole, self-regulation Envolve a capacidade de postergar o recebimento das recompensas. Equivale a uma conversação interior, que controla as emoções e as coloca a serviço de objetivos úteis. Envolve a capacidade de fazer avaliações de outras pessoas, que apresentam desempenho negativo, sem se deixar dominar por emoções negativas. Pessoas com alto grau de autocontrole emocional facilmente superaram as dificuldades da vida.

Automotivação, self-motivation Impulso interior para realização. Realização motivada pela satisfação interior, não por incentivos exteriores. Busca da superação de si próprio. As pessoas automotivadas conseguem ser altamente produtivas e eficazes no que se propõem a fazer.

Empatia, empathy Capacidade de reconhecer as emoções alheias e considerá-las no processo de tomar decisões de forma inteligente. Capacidade de entender as necessidades e interesses de outras pessoas. Habilidade fundamental em profissões como magistério, vendas, administração e serviços pessoais. Não significa procurar ficar de bem com todo mundo.

Habilidades Interpessoaissocial skills Eficácia no relacionamento com outros. Compreende diversas competências: demonstrar emoções da forma apropriada, entender o efeito das próprias emoções sobre os outros, contagiar os outros com emoções positivas, organizar grupos, negociar soluções, responder da forma apropriada às emoções alheias, detectar e entender emoções alheias. Falta desta habilidade produz arrogância, teimosia e insensibilidade. Arte de relacionar-se positivamente com outros.