Projeto de Informatização do SUAS-BH Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social – BH

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

Curso de Especialização:
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Projeto de informatização da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Níveis de Gestão e Habilitação
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Protocolo de Gestão Integrada
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
Proteção Social Básica
Sistema Único de Assistência Social
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
FLORIANÓPOLIS, 04 E 05 DE NOVEMBRO DE 2006
Secretária: Helena Cristina Rozales da Silva Marangoni
Planos Municipais CMDCA / SIS Santo André
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Rede de atenção Intersetorial
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS
A PSB E PSE/PETI NO PIAUÍ: REALIDADE E DESAFIOS
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
MAIO 2010.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
Centro de Referência de Assistência Social
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
Sistema de Monitoramento e Avaliação do SUAS
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
OFICINA DE “CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA IMPLANTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO PRONTUÁRIO SUAS” Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
CRAS nas PECs.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIAIS DE ASSIST Ê NCIA SOCIA L DE MINAS GERAIS Belo Horizonte, 29 de fevereiro de 2016 A Regionalização dos Serviços.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
O QUE É? - É um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos Direitos Fundamentais preconizados no Estatuto.
CAACTs: Comissão de Acompanhamento e Assessoria aos Conselhos Tutelares.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 8º Encontro Aspectos Práticos para a Elaboração do Plano de Ação de 2012 nos parâmetros indicados pelo Conselho Nacional.
Transcrição da apresentação:

Projeto de Informatização do SUAS-BH Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social – BH

Sistema de Monitoramento e Avaliação do SUAS Integração com Rede SUAS, SUAS Web e MAPAS Sistema Municipal de Monitoramento e Avaliação Sistema Estadual de Monitoramento e Avaliação Sistema Federal de Monitoramento e Avaliação Ambiente externo Demanda TERRITORIOTERRITORIO Vulnerabilidad e Social e pessoal Violação de direitos Qualidade dos serviços Identificação Beneficiários do BF e BPC Satisfação do usuário do SUAS Avaliação Cadastro de Entidades Oferta do SUAS Usuários – cadastro unificado – BF e BPC Atendimento Concessão benefício Emissão de encaminhamento Regulação de fluxos - encaminhamentos Supervisão e Acompa - nhamento sistemático Sistema de Informação Vigilância socioassistencial Monitoramento e Avaliação Gestão da Informação Informatização Ambiente interno Oferta Monitoramento da oferta de serviços PSB e PSE Validação Articulação Estratégias de Execução Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social - BH

Princípios e Diretrizes Recurso tecnológico com meio de qualificação do Sistema de Informação e do Sistema de M&A Unificação de bases de dados –Dados cadastrais –Dados de atendimento – prontuário eletrônico Informatização com o menor TCO possível: –Software livre –Rede de telecomunicação comercial –Thin Clients reciclados –Registro no ato de geração da informação

Prontuário Eletrônico do Usuário do SUAS Cadastro do Usuário Cadastro de Entidades Socioassistenciais – serviços e modalidades de atendimento Convênios Rede direta Cadastro dos Trabalhadores do Suas Gestão da Oferta – PSB e PSE Gestão dos encaminhamentos e Regulação do acesso Articulação entre os sistemas socioassistenciais: de Defesa de Direitos e de Garantia e Ressarcimento (direito violado) Seqüência da informatização

Cadastro do Usuário do SUAS-BH BEM CAD UNICO CAD UNICO Censo BH Social BPC NIS PIS CPF Usuários do SUAS Identificação Unívoca - NIS Marcadores: BF e BPC Unificação Integração Aplicativo do SUAS

Prontuário Eletrônico do Usuário Registro do atendimento –Genérico ou simplificado data, motivo, origem, natureza, situação, encerramento e motivo do encerramento; concessão de benefício; emissão de encaminhamento; –Completo – por protocolo de atendimento Registro específico por modalidade de atendimento: –atenção integral à família; –emergencial – Plantão Social; –orientação sociofamiliar; –execução de medidas socioeducativas –abrigamento; –formação socioprofissional; –intermediação para o trabalho e geração de renda; –convivência e socialização; –e outros;

Gestão da Oferta do SUAS-BH Cadastro de entidades socioassistenciais –Unificação de procedimentos comuns: conveniamento, CMAS e CMDCA –Garantia das especificidades –Uso de padronização das modalidades de atendimento Cadastro dos trabalhadores da A.S. –Perfil profissional; vinculação com os serviços, etc Sistema de Indicadores – eficácia dos serviços (mensuração do cumprimento do objetivo e condicionantes metodológicas); cobertura Gestão dos encaminhamentos – emitidos e recebidos – por serviços e por tipo de proteção – identificação de lacunas, estrangulamentos

Conselho Tutelar Ministério Público Juizado Coord. D.H. Coord. Idoso Coord. Pessoa Defiente Cultura, esporte e lazer Sistema Educacional SUS SUAS Coord. Direitos da Mulher Censo BH Social Sistema de Defesa de Direitos Estratégias de Articulação - TIC Sistema de Garantia e Ressarcimento de Direitos Ambiente Internet

Módulos do Aplicativo da Assistência Social MódulosConcepção Usuário  Identificação unívoca – NIS;  as informações acerca dos usuários são oriundas do Censo BH Social, devidamente unificado com o BEM, Cadastro Único e BPC;  alimentado por meio da migração de dados do Censo BH Social, mantido pela Secretaria Municipal de Política Social;  rotina de atualização periódica, provavelmente diária;  manutenção do histórico de dados das famílias e seus respectivos integrantes;  cadastro complementar e informado;  cadastro da população de rua. Atendimento (Prontuário Eletrônico)  Registro das informações do atendimento: data, motivo, origem, natureza, situação, encerramento e motivo do encerramento;  Concessão de benefício;  Emissão de encaminhamento (pesquisa por serviço de referência, disponibilidade e por serviço);  Atendimentos por protocolos: atenção integral à família; emergencial – Plantão Social; Orientação sociofamiliar; abrigamento; formação socioprofissional; intermediação para o trabalho e geração de renda; convivência e socialização; vítimas de violência e outros; Gestão da Oferta do SUAS  Cadastro de ações e unidades  Controle e distribuição de vagas  Controle de agenda e capacidade de atendimento  Controle e distribuição de benefícios  Registro de avaliações – indicadores de qualidade

Módulos do Aplicativo da Assistência Social Gestão do encaminhamento  Gestão dos encaminhamentos emitidos  Gestão dos encaminhamentos recebidos  Centrais de encaminhamentos: combate ao trabalho infantil; criança e adolescente com trajetória de vida nas ruas; população de rua adulta; Inserção de beneficiário de transferência de Renda e BPC; Inserção Produtiva – Intermediação para o Trabalho; Disque Idoso; Portador de deficiência; Conselho Tutelar; Abrigamento e outras  Centrais de regulação: nível regional e municipal Denúncia de violação dos direitos  Versão internet  Versão videofonista ● Acompanhamento do processo de apuração Agenda e recepção  Marcação  Recepção  Integração com o histórico do usuário  Integração com o módulo de Gestão da Oferta Entidades  Cadastro  Registro  Habilitações Cadastro dos Trabalhadores da A.S. e das Políticas Sociais  Dados cadastrais  Formação e experiência profissional Extrator de relatórios e indicadores  Emissão de relatórios  Flexibilidade para montagem de relatórios  Produção e emissão de indicadores

Arquitetura tecnológica Linguagem Java Banco de Dados: Oracle 3 camadas Rede de telecomunicação – banda larga comercial Thin clients ou microcomputador no local de atendimento

Situação Atual Reescrevendo o SISAS – Sistema Integrado de Serviços da Assistência Social –Linguagem Delphi – 2 camadas – RMI –Voltado para 3 serviços –Implantado parcialmente em 4 de 9 regionais – módulo de cadastro; –SEMESE – em implantação em 9 regionais Proposta em andamento – Aplicativo da Assistência Social – SISUAS; Assistência Social em Rede; SIGSUAS –Contratação do desenvolvedor – DCC/UFMG (?) Recursos captados: BNDES: PMAT II BNDES: Fundo Social São suficientes para 1ª etapa Necessidade de captação de novos recursos

Perspectivas Validação do escopo do Sistema Informatizado –Previsão: setembro de 2005 – aconteceram: apresentação e discussão – Fórum de G2 e G3 da SMAAS; Fórum de GERASC e G1 da SMAAS e acontecerá – Seminário dia 28/11/05 Contratação do desenvolvimento (Prodabel) –Janeiro de 2006 Desenvolvimento –1ª etapa – junho de 2006 (Módulos simplificados - atendimento simplificado) –2ª etapa – setembro de 2006 (alguns protocolos e algumas centrais de encaminhamentos e regulação) –3ª etapa – dezembro de 2006 (finalização dos protocolos de atendimento e centrais de encaminhamento; finalização de todos os módulos)

Perspectivas Implantação e expansão para todo o SUAS – rede direta e indireta: dez/2007 Obrigada, Carla Andréa Ribeiro Gerente de Informação, Monitoramento e Avaliação da SMAAS Telefone: