O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (ECLE- cap. 1) Baseado na obra de Jack C. Richards Elaborado por Cecília Hartt
Cap.1-O que é ensino comunicativo de línguas estrangeiras? Conjunto de princípios aplicados às metas de ensino de línguas estrangeiras, como a forma pela qual os alunos aprendem um idioma, os tipos de atividades em sala de aula que facilitam o aprendizado e os papéis desempenhados por professores e alunos em uma sala de aula.
As Metas do Ensino de Lìnguas Estrangeiras Meta do ECLE = competência comunicativa Competência gramatical = conhecimento responsável por nossa capacidade de produzir sentenças em um idioma (partes do discurso, tempos verbais, frases, orações, modelos e sentenças) e como são formadas as sentenças.
COMPETÊNCIA COMUNICATIVA Saber como usar a linguagem para uma série de finalidades e funções diferentes; Saber como variar o uso da linguagem de acordo com as circunstâncias e os participantes ( saber quando utilizar um discurso formal ou informal ou quando usar a linguagem de maneira apropriada para a comunicação escrita ou falada)
COMPETÊNCIA COMUNICATIVA Saber como produzir e entender diferentes tipos de textos (narrativas, relatórios, entrevistas e diálogos); Saber como manter a comunicação apesar das limitações no conhecimento de um idiomas (uso de diferentes estratégias de comunicação).
Como os alunos aprendem uma língua estrangeira Interação aluno e usuários do idioma. Criação coletiva de significado. Criação, através do idioma, de interações carregadas de significado e com propósitos definidos. Negociação de significado a medida em que o aluno e seu interlocutor cheguem a um entendimento.
Como os alunos aprendem uma língua estrangeira Aprendizado por meio do uso do feedback que os alunos recebem ao longo de seu processo de uso do idioma. Atenção voltada à linguagem que se ouve (o input) e a tentativa de incorporar as novas formas em sua competência comunicativa. Colocar a prova e fazer experiências com diferentes formas de expressão social.
Tipos de atividades em sala de aula que facilitam o aprendizado Atividades de trabalho em pares; Dramatizações; Atividades em grupos; Projetos.
Papéis dos alunos e professores em sala de aula Alunos: participar de atividades em aula que se fundamentam em uma abordagem cooperativa, assumindo maior responsabilidade por seu próprio aprendizado. Professores: facilitadores ou monitores, aceitando o erro como parte do processo do ensino-aprendizagem de línguas.