RED DE POBREZA Y PROTECCIÓN SOCIAL Buenos Aires - Novembro 2006

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RED DE POBREZA Y PROTECCIÓN SOCIAL Buenos Aires - Novembro 2006 Experiências em focalização de Programas de TCR: o caso do Programa Bolsa Família Buenos Aires - Novembro 2006 Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Brasil: Breve Panorama População: 184 milhões Área: 8,5 milhões km² País federado, com 27 estados e 5.564 municípios População pobre: 11,1 milhões de famílias (21,% da população) População extremamente pobre: 4,2 milhões de famílias (8,2% da população) Coeficiente de Gini em 2005 = 0,566

Programa Bolsa Família focalizado condicionado de livre utilização Transferência de renda Alívio imediato da pobreza (renda) Ruptura do ciclo intergeracional da pobreza (condicionalidades) Desenvolvimento das famílias (ações complementares)

Critérios de elegibilidade Situação da família Renda mensal per capita Ocorrência de crianças / adolescentes, gestantes e nutriz Quantidade e tipo de benefícios Valor do benefício (em R$) Pobreza De R$ 60,01 a R$ 120,00 (US$ 27,00 a US$ 54,00) 1 membro (1) Variável 15,00 (us$ 7,00) 2 membros (2) Variável 30,00 (us$ 14,00) 3 ou + membros (3) Variável 45,00 (us$ 21,00) Extrema Pobreza Até R$ 60,00 (US$ 27,00) Sem ocorrência Básico 50,00 (us$ 22,00) Básico + (1) Variável 65,00 (us$ 29,00) Básico + (2) Variável 80,00 (us$ 36,00) Básico + (3) Variável 95,00 (us$ 43,00)

Cobertura do Programa Bolsa Família Novembro de 2003 Setembro de 2006 3,6 milhões de benefícios pagos em novembro de 2003 Estimativa de Famílias Pobres em 2003 – 11,2 milhões 11,1 milhões de benefícios pagos em julho de 2006 Estimativa de Famílias Pobres em 2006 – 11,1 milhões Fonte: MDS/IBGE/IPEA w w w . m d s . g o v . b r

Focalização: capacidade para Selecionar: definir quem tem e quem não tem direito ao Bolsa Família Incluir: busca ativa das famílias mais excluídas Identificar atributos que permitam direcionamento de políticas que desenvolvam capacidades das famílias Identificar, dentre os mais beneficiários, os mais vulneráveis que devem ser priorizados pelos serviços e políticas de acompanhamento familiar

Principais Desafios Escala e meta governamental de “tempo” para implementação do Bolsa Família Construir capacidade para dizer quem tem e quem não tem direito ao Bolsa Família de forma clara e fácil de ser entendida e implementada Visibilidade do Programa e cobrança de “erro zero” de focalização pela sociedade Desigualdade e diversidade regional do País Forte demanda por coordenação inter e intragovernamental Instabilidade da situação de vida das famílias mais pobres e dificuldade para identificação dos “limites” entre os pobres, os extremamente pobres e os não pobres Fragilidade e mutabilidade das informações que caracterizam a situação de pobreza Encontrar e incluir os “invisíveis”, os sem documentos

Principais Desafios Demanda por estratégias diferenciadas para setores mais vulneráveis numa política com o tamanho e complexidade do PBF Necessidade de transversalidade e de incorporação de “olhar” focalizado em políticas de caráter universal: saúde e educação Construir instrumentos que permitam identificar as famílias mais vulneráveis dentre as atendidas Integrar programas anteriores com desenhos muito diferenciados Construção de padrões para identificação de pessoas e famílias em todo o país Processos contínuos de aperfeiçoamento

Processo de identificação e seleção de beneficiários Construção de estimativa nacional de famílias pobres: 11,1 milhões Construção de estimativa de famílias pobres para cada município brasileiro Pré seleção e cadastramento das famílias pobres no Cadastro Único (linhas diferentes de pobreza para PBF e CadÚnico) Controle de qualidade dos cadastros pelo MDS (validação) Estratégias diferenciadas para cadastramento de populações tradicionais e específicas As famílias selecionadas pelo MDS segundo a renda per capita, considerando como referência a estimativa de famílias pobres Acompanhamento das famílias beneficiárias e indução de processos permanentes de aperfeiçoamento e de identificação dos mais excluídos Controle externo: pela sociedade e por órgãos de controle Auditorias de rotina e critérios para atuação de fiscalização própria

Cadastro Único – núcleos básicos de informações Identificação da pessoa (que geram o NIS das pessoas): nome completo nome da mãe data de nascimento município de nascimento documento de identificação (preferencialmente de emissão nacional) Identificação do endereço Caracterização sócio-econômica: composição familiar (número de membros, existência de gestantes, idosos, mães amamentando, deficientes físicos); características do domicílio (número de cômodos, tipo de construção, tratamento da água, esgoto e lixo); qualificação escolar dos membros da família; qualificação profissional e situação no mercado de trabalho; rendimentos e despesas familiares (aluguel, transporte, alimentação e outros).

Gestão do Cadastro e de benefícios - algumas estratégias de controle Realização de testes de consistência na base do Cadastro Único Comparação com outras bases de dados (Ex: Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, Guia de Recolhimento Previdenciário de Pessoa Física - GEFIP e Censo Previdenciário Auditorias para identificação de duplicidades Desenvolvimento de versões do sistema de cadastramento com checagem da informação na entrada de dados Atualização cadastral em âmbito nacional, com apoio financeiro do MDS e “validação” posterior dos dados Utilização de modelo de predição de renda para identificação de casos suspeitos para ações de fiscalização

Cadastros Domiciliares Atualizados - março/05 a Setembro/06 Observação: o conceito de cadastro “válido” foi regulamentado com o objetivo de disciplinar a liberação de recursos para apoio aos municípios e inclui exigências adicionais àquelas para a concessão de benefícios

Cadastros Domiciliares Atualizados - março/05 a agosto/06

Controle Social e Rede Pública de Fiscalização Todo município possui uma Instância de Controle Social composta por representantes do governo e da sociedade. Os nomes dos beneficiários estão disponibilizados na internet, resguardadas as restrições de sigilo das informações pessoais Foi constituída uma “Rede Pública de Fiscalização” com a participação dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal, do Tribunal de Contas da União e da Controladoria Geral da União Estão disponíveis para a população linhas 0800 (chamada gratuita) para a prestação de informações à população e também para o recebimento de denúncias

Acompanhamento de frequência escolar - indicadores de vulnerabilidade

Construção de indicadores de qualidade da gestão descentralizada - IGD Indicadores considerados: Qualidade das informações do CadÚnico Atualização da base do CadÚnico pelo menos a cada dois anos Informações sobre condicionalidades da área de educação Informações sobre condicionalidades da área de saúde Possibilidades de uso do recurso financeiro Gestão de condicionalidades Acompanhamento das Famílias beneficiárias, especialmente das mais vulneráveis Cadastramento de novas famílias, atualização e revisão Implementação de programas complementares

Transferência dos Recursos IGD x R$ 2,50 x (nº de famílias - 200) Transferência mensal Recursos só liberados para municípios com índice mínimo de 0,4 Valor em dobro para até 200 famílias Valor transferido: IGD x R$ 2,50 x 200 x 2 + IGD x R$ 2,50 x (nº de famílias - 200) Valor estimado para repasse em 2006: R$ 190 milhões IGD médio nacional: 0,69

Apoio a Gestão Municipal - IGD: Repasse de recursos vinculado ao desempenho Abril - 2006 Setembro - 2006

Resultados: incidência dos programas Fonte: Marcelo Medeiros e Sérgio Serguei - IPEA

Programas de transferência de renda comparados Fonte: Marcelo Medeiros e Sérgio Serguei - IPEA

comparação com programas brasileiros Grau de focalização: comparação com programas brasileiros Incidência Absoluta - PNAD 2004 80% 70% TRC-PNAD 60% 50% Pre-BFP-PNAD 40% % dos benefícios de cada programa 30% BFP-PNAD recebidos por cada quintil 20% 10% PETI-PNAD 0% Merenda (7-15)- Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 PNAD Fonte: Adaptado de Lindert - BIRD

Grau de focalização: comparação com programas de transferência de renda com condicionalidades na América Latina Incidência Absoluta: comparação entre o PBF e programas latino-americanos de transferência de renda com condicionalidades 80% 70% BRA-BFP-PNAD 60% BRA-TRC-PNAD 50% CHL-SUF/Solidario 40% Rep. Dom-TAE 30% 20% MEX-Oportunidades 10% ARG-Jefes 0% Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Fonte: Lindert - BIRD

Focalização: propostas em estudo Aperfeiçoamento de desenho do Programa Revisão do formulário do cadastramento Aperfeiçoamento das estratégias de busca ativa e de atendimento dos mais excluídos Disponibilização de mapas de pobreza por setores censitários para os municípios Incorporação de variável de focalização para repasse de recursos aos municípios Ampliação do uso do Cadastro Único por outras políticas sociais Construção de medida multidimensional de pobreza - Índice de Desenvolvimento das Famílias - IDF. Variáveis disponíveis no Cadastro Único agrupadas em dimensões: Vulnerabilidade (V) Acesso ao conhecimento (C) Acesso ao trabalho (T) Disponibilidade de recursos (R) Desenvolvimento infantil (D) Condições habitacionais (H)

Redução no grau de desigualdade de renda