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Transcrição da apresentação:

TRATAMENTO DE NÃO CONFORMIDADES BASEADO NAS FERRAMENTAS DAS QUALIDADES NÃO CONFORMIDADE – não atendimento a um requisito CORREÇÃO: ação para eliminar uma não conformidade identificada AÇÃO CORRETIVA: ação para eliminar a causa de uma não conformidade Identificada ou situação indesejada. VERIFICAR: Comparar o realizado com o planejado ATUAR CORRETIVAMENTE: ao se detectar desvios, tomar ações a fim de evitá-los

INSTRUMENTOS PARA TRATAMENTO DE ANOMALIAS A SISTEMÁTICA PARA: -Identificação de não conformidades reais ou potenciais -Investigação para determinação de causas -Plano de ação (correção, ação corretivas e preventivas); -Avaliação de eficácia das ações A metodologia deverá ser utilizada para solucionar não conformidades através das eliminação de suas causas.

FERRAMENTAS NÃO ESTATÍSTICAS -FLUXOGRAMA -DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO -BRAINSTORMING FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS -ANÁLISE DE PARETO -FOLHA DE VERIFICAÇÃO -HISTOGRAMA

METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROBLEMA – É O RESULTADO INDESEJÁVEL DE UM PROCESSO. POR QUE É DIFÍCIL RESOLVER UM PROBLEMA? -O problema indefinido -Falta responsável -Coleta de dado insuficiente -Fato não observado onde ocorre -Falta desejado de resolver o problema -Diferença de valores COMO RESOLVER UM PROBLEMA -Mudar a meta -Clarear o reconhecimento da situação -Tentar eliminar o obstáculo removível -Mudar a situação para que o obstáculo deixe de ser em um período de tempo.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PCDA P 1- Identificação do Problema 2- Observação 3- Análise 4- Plano de ação D 5- ação C 6- Verificação A 7- documentação 8- Conclusão Bloqueio foi efetivo Sim ou Não??

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA - P 1- Escolher o problema 2- Histórico do problema 3- Análise de Pareto 4 – Nomear responsáveis. 5- Passos para Solução de Problemas 2- OBSERVAÇÃO - P 1- coleta de dados ( Análise de Pareto) 2- Observação no local 3- ANÁLISE - P 1- definição causas influentes (brainstorming, Diagrama de causa e efeito) 2- Analisar as causas mais prováveis 4- PLANO DE AÇÃO - P 5 W 2H ou 3 Q1POQ 5- AÇÃO - D 1- Treinamento 2- Execução da ação planejada 6- VERIFICAÇÃO - C 1- Comparação dos resultados 2- O problema continua? 3- O bloqueio foi efetivo? 7- DOCUMENTAÇÃO - A 1- Revisão ou elaboração de documentos 2- Treinamento 3- Acompanhamento da utilização do Documento. 8- CONCLUSÃO - A 1- Análise dos resultados 2- Acompanhamentos gráficos