Sala Coral e Sala Violeta

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Transcrição da apresentação:

Sala Coral e Sala Violeta Reunião de Pais Sala Coral e Sala Violeta Ano letivo 2015/2016 1 de Outubro de 2015

Objetivos da reunião de pais: Manter as relações de parceria entre a instituição (creche) e as famílias no processo educativo e vice-versa; Trazer e envolver os pais no dia-a-dia da creche e na vida dos seus filhos; Elucidar os pais/encarregados de educação sobre questões de interesse e caracter geral; Dar a conhecer aos pais/encarregados de educação a vertente pedagógica (rotinas, características das crianças de 2-3 anos, projeto educativo da instituição e o plano anual de atividades); Promover a participação dos pais/encarregados de educação na elaboração dos projetos pedagógicos; Dar oportunidade aos pais/encarregados de educação de sugerirem e debaterem questões pedagógicas pertinentes; Continuar a envolver as famílias, de modo a estabelecer e a manter um sentimento de reciprocidade entre a creche e a família, com vista a estreitar as relações criadas e as existentes.

Regulamento interno da resposta social creche

- A entrada das crianças na creche é efetuada até às 10.00h. Horário de funcionamento - Abertura – 7h45m - Encerramento – 19h30m; - Caso a criança chegue atrasada ou se ausente nesse dia, os pais/encarregados de educação devem avisar a educadora de infância/ajudantes de ação educativa da respetiva sala; - A entrada das crianças na creche é efetuada até às 10.00h.

Sempre que a criança estiver com febre ou se lhe for administrado algum antipirético nas últimas 12 horas, não poderá frequentar a creche; Em caso de febre (38º) durante a permanência da criança na instituição, a mesma será encaminhada para a sala de isolamento, mantendo-se na mesma até que os pais/encarregados de educação a venham buscar (com a maior brevidade); No dia seguinte, mediante a situação de saúde da criança, é necessário o preenchimento de um termo de responsabilidade, no qual os pais confirmem que a criança tomou qualquer antipirético, nem teve febre nas últimas doze horas; Todos os medicamentos trazidos pela família para a creche, deverão vir devidamente identificados (nome da criança, dosagem e horário);

Todos os medicamentos sujeitos a receita médica só poderão ser administrados na creche mediante a apresentação de declaração médica; Os medicamentos antipiréticos ( ex: Ben.u.ron, Brufen ou respetivos genéricos) só poderão ser administrados na creche mediante solicitação dos pais e a presença de declaração médica que comprove que é para efeitos analgésicos); Sempre que a criança contrair uma doença infeto-contagiosa só poderá regressar à creche respeitando o período de evicção escolar e deve trazer o atestado médico como previsto no regulamento; Sempre que a criança manifeste alguma alergia ou intolerância alimentar, deverá ser apresentada uma declaração médica, de modo a que a instituição adapte a alimentação da criança às suas necessidades alimentares.

Recomendações aos pais … Por razões de segurança aconselham-se os pais/encarregados de educação a evitarem o uso de ganchos e brincos nas suas crianças; As crianças que ainda utilizam fralda devem ser sempre entregues de manhã com a mesma limpa, à semelhança do que deverá ser feito no período da tarde/entrega; É aconselhável que as crianças utilizem roupa e calçado práticos, tendo em conta que, em contexto de creche, diariamente são incentivados comportamento autónomos (vestir/despir; calçar/descalçar); É importante que os pais verifiquem diariamente as mochilas dos seus filhos, de forma a que estas comportem todos os pertences diários essenciais (roupa, roupa interior, fralda – caso necessário, sacos plásticos);

… Os pais/encarregados de educação deverão preencher e assinar a grelha “Hoje tenho esta medicação…” que se encontra afixada no placard das informações das respetivas salas. É obrigatório que diariamente os pais assinem a grelha de entradas e saídas que se encontra à entrada da sala; Por razões de segurança aconselham-se os pais/encarregados de educação a evitar o uso de ganchos e brincos nas suas crianças.

Ano I – Aprender com a nossa história (2015/2016) Projeto educativo de Instituição Ano I – Aprender com a nossa história (2015/2016) A. R. Ano II – Recordar 75 anos, costumes, valores e tradições (2016/2017) T. Ano III– Transportar para o futuro (2017/2018) E. Ano IV – Ensinar com arte(2018/2019)

Plano Anual de Atividades 2015/2016 Sala Coral e Sala Violeta

Temáticas Objetivos Atividades/estratégias Setembro Outubro Calendarização Temáticas Objetivos Atividades/estratégias Setembro Período de acolhimento das crianças e respetivas famílias/Adaptação *Revelar conforto e segurança perante o contexto educativo.   *Apropriar-se de novas rotinas/momentos de regras de sala. *Vivenciar momentos de partilha de afetos com adultos e pares. *Apropriação de rotinas/momentos comuns. *Acolhimento e entrega das crianças de modo afável e promotor de uma relação de confiança entre adultos (família e colaboradoras);  *Momentos de partilha de afetos, brincadeiras interativas, e conhecimento de cada criança como ser individual; *Explorar livremente e/ou de forma orientada o novo espaço físico e respetivos materiais; *Introduzir alguns instrumentos de organização da sala – mapa de presenças/ mapa de aniversários ; Outubro Outono *Explorar materiais utilizando os sentidos. *Reforçar a consciência do corpo como recurso para a exploração e conhecimento do mundo: perceção dos sentidos. *Conhecer caraterísticas da estação do ano . *Exploração de frutos caraterísticos da época;  *Recriação de cenário de Outono;   *Observação de fenómenos naturais associados à época;

Iniciação a atividades relacionadas com o Natal Novembro São Martinho Dia do Pijama Iniciação a atividades relacionadas com o Natal *Revelar satisfação perante a diversidade sensorial (estimulação de vários sentidos em simultâneo);  *Partilhar afetos; *Manifestar prazer nas interações com pares; *Vivenciar momentos lúdicos;  *Vivenciar a época natalícia; Dezembro Natal  *Vivenciar momentos diferentes alusivos à época;   *Contatar com a sétima arte *Favorecer a inter-relação família/comunidade/instituição *Apropriar-se dos valores inerentes à quadra natalícia; *Atividades relacionadas com a época festiva: *Elaboração de lembrança para a família; *Realização de elementos decorativos para árvore de Natal comum à creche e respetivas salas; *Almoço convívio; *Festa de Natal; *Visionamento de um filme alusivo ao Natal;  *2ª Exposição de presépios do Lar da Criança de Portimão – Polo da Ouriva;  *Dinamização de jogos interativos que incitem à importância da interajuda e amizade entre pares;

Janeiro Fevereiro Carnaval Dia dos Afetos    Inverno *Despertar a curiosidade para o conhecimento do meio envolvente. *Promover o contato com diferentes estímulos sensoriais. *Contador de histórias “Estação das letras”. *Introdução da temática carnavalesca. Atividades alusivas à estação do ano: *Observar e conhecer as alterações climatéricas provenientes da mudança de estação; *Exploração sensorial frio/quente; *Exploração de elementos característicos do inverno; *Estimular a capacidade de concentração/atenção; *Estimular o desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal; *Construção de fatos a partir de material reciclado; Fevereiro Carnaval Dia dos Afetos *Experienciar atividades usufruindo de momentos de convívio entre os grupos do Polo da Ouriva e Portimão *Valorizar os afetos e a amizade Receção dos grupos das Salas Azul Escura e Sala Laranja da sede: *Atividades relacionadas com a efeméride; *Lanche e baile convívio; *Atividades lúdicas que assinalem a efeméride, apelando à importância de alguns valores;

Março Dia do Pai Primavera Páscoa *Envolver-se com o pai na dinâmica do contexto escolar. *Valorizar a importância da figura paterna. *Promover um momento de diversão e convívio entre pais e filhos;  *Relacionar-se com o mundo que rodeia. *Explorar sensorialmente. Identificar características da estação do ano. *Assinalar a época festiva. *Explorar texturas, sabores e cheiros diversificados. *Vivenciar momentos de convívio em grupo. *Degustar iguarias tradicionais. *Desenvolver a motricidade fina. *Elaboração de uma lembrança para o pai; *Atividade/registo realizado com o pai; *Lanche especial com os pais;  *Atividades de exploração sensorial relacionadas com a estação do ano: * Observação, registo e identificação dos fenómenos associados à estação; *Registos alusivos à estação realizados por meio de atividades de cariz sensorial; *Realização de lembrança para a família; *Confeção de folares; *Lanche enriquecido com folar tradicional; *Preparativos para o dia da mãe: *Elaboração de uma lembrança para as mães;

Abril Os animais da Quinta *Vivenciar um dia junto da natureza. *Contatar com os animais e elementos da Quinta. *Vivenciar uma nova experiência (1ª saída em grupo do contexto escolar). *Visita à Quinta Pedagógica de Portimão Realização de atividades/registos relacionados com a visita à Quinta;

Maio Junho Biblioteca Dia da Mãe Uma manhã na praia   Uma manhã na praia Biblioteca *Partilhar vivências/momentos com a mãe. *Valorizar a importância da figura materna. *Promover um momento de diversão e convívio entre mães e filhos. *Explorar potencialidades motoras. *Explorar elementos da praia (conchas, areia…). *Vivenciar uma manhã lúdica. *Lanche especial – piquenique no relvado do recreio exterior da instituição;  *Passeio à Marina; *Contatar com diferentes espaços; Junho Comemoração do Dia da Criança Verão *Revelar satisfação perante a diversidade sensorial (estimulação de vários sentidos em simultâneo). *Proporcionar situações que despertem na criança o interesse pelo desconhecido, desenvolvendo assim a familiarização com texturas e a criatividade. *Identificar as características da estação do ano. *Explorar elementos associados à estação. *Relacionar-se com a natureza. *Receção das crianças das salas Azul escura e Laranja (2-3 anos) da sede do Lar da Criança de Portimão; *Comemoração com atividades lúdicas variadas: decoração com balões de hélio; brincadeiras em insuflável e atividades de cariz sensorial; *Almoço e lanche convívio; *Entrega de lembranças às crianças; *Atividades relacionadas com a estação do ano; *Brincadeiras com água; *Passeios pelo parque exterior da instituição;

Julho Dia dos Avós *Valorizar a figura dos avós. *Criar um momento de convívio e partilha entre avós e netos, no contexto escolar.  *Realização de lembranças para os avós; *Lanche partilhado com a presença dos avós ;

Avaliação Instrumentos de Avaliação: Ficha de Avaliação de Diagnóstico (realizada no momento da entrevista); Programa de Acolhimento Inicial (realizado durante o período de adaptação – mês de Setembro); Perfil de Desenvolvimento da criança a partir do qual é elaborado o Plano Individual da Criança; Ficha de Informação (entregue aos pais no final do ano letivo) Observação direta Registos fotográficos Grelhas de registo de observação do desenvolvimento individual Grelhas de registo de aprendizagem

Atividades de exploração sensorial

“ Pais … irão ver-nos envolvidos neste tipo de exploração, pois as atividades de estímulo sensorial podem ser encaradas como simples brincadeiras por nós crianças, contudo, no ensino, possuem uma proporção muito maior: aprendizagens determinantes ao nosso crescimento e ao mesmo tempo as que mais nos divertem! “ Os meninos das salas Coral e Violeta

Rotina Diária Orienta a ação da criança; Ajuda a criança a prever ações e a situar-se em relação aos acontecimentos e horários; Permite a estabilidade afetiva da criança e ajuda-a a criar laços afetivos com o adulto, durante a higiene, as refeições e atividades desenvolvidas ao longo do dia; Ajuda a criança a desenvolver a autonomia, a autoconfiança e autoestima; Permite satisfazer as necessidades básicas da criança.

Contactos da Instituição Secretaria (geral): 282 098 903 Sala 2-3 anos: 282 098 281 Coordenadora Pedagógica (Celeste Rebelo): 282410550 / 916899417 Diretor Técnico (Humberto Fernandes): Telefone:282410544/916899411 Site da instituição: lardacrianca.pt google.com/+lardacrianca

Obrigada pela vossa atenção e presença As Educadoras de Infância: Tânia Paixão Gonçalves Patrícia De Oliveira