LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS Prof. Luís Felipe Tolentino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização de Empresas
Advertisements

Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
Profª. Paula Cares 3º período de Administração 02/06/2011
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA
Localização da Empresa
Fundamentos de Economia
Localização da Empresa
Planejamento Estratégico
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
GESTÃO DE VAREJO LOCALIZAÇÃO.
Lavratti.com Localização por importância. lavratti.com Slide 2/2 Localização por importância Principais métodos de localização de instalações HEIZER,
O PAPEL DA INFORMAÇÃO EM CONTEXTOS EMPRESARIAIS
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Decisões de Localização
Organização Industrial
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
ANÁLISE DE PROJETO LOCALIZAÇÃO.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Conceitos Básicos de Estoques
Organização política o segmento agropecuário
MÉTODO DO CENTRO DE GRAVIDADE
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Profª. Selma Maria da Silva
MICROECONOMIA.
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
Francielle C. Fenerich Atividades-Chave.
Tanto as empresas que estão tomando a decisão de se tornarem globais pela primeira vez, quanto as que procuram expandir suas participações nos mercados.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Estoques: Previsão de incertezas
Conceitos Básicos Necessidade Humana Bens e Serviços
1 Programação da Produção I ENG de setembro O Projeto da rede de suprimentos Cap. 6 PROFa. Giovana Savitri Pasa
MAM Movimentação e Armazenagem de Materiais
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Iniciando na logística empresarial
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
Introdução Definição do Local de Instalação de Uma Empresa
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
PREÇO TODAS AS ORGANIZAÇÕES COM OU SEM FINS LUCRATIVOS ESTABELECEM PREÇOS PARA SEUS PRODUTOS; PREÇO PODE SER ENTENDIDO COMO O VALOR DE UM PRODUTO OU SERVIÇO.
Índice – UM EXERCÍCIO  História e Evolução das teorias de Localização  Fatores Principais da Localização  Algoritmos de Localização.
As Cinco Forças Competitivas
Curso: Engenharia de Produção
O Ambiente de Marketing
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Armazenagem.
O AMBIENTE DAS EMPRESAS
Introdução à Macroeconomia
Localização e arranjo físico de unidades da rede de operações
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
O AMBIENTE DE MARKETING
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
PONTO Prof. Eduardo Vilela.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
LOCALIZAÇÃO Razões para estar onde está Riscos/Custos da ruptura Em serviços e vendas no varejo; Em operações de produção de bens; Caso Euro Disney.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
QUALIDADE NA MANUTENÇÃO
COMÉRCIO INTERNACIONAL
1 TEMA O SISTEMA LOGÍSTICADESUPRIMENTOS 2 ATIVIDADES DA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS TRANSPORTE ESTOCAGEM PROC. PEDIDOS PRIMÁRIAS APOIO ARMAZENAGEM MANUSEIO.
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
Módulo de Gestão de Operações e Logística II Msc. Renata Quemel.
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
Prof. Marcos P. Cassas 1 C - Disc. Administração da Produção II LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES Avaliação de alternativas de localização 2. COMPARAÇÃO ENTRE.
Localização de unidades da rede de operações EAD 763 – Aula 4 Profa.Adriana Marotti.
Administração da Produção Prof. Rodrigues Localização de Instalações 2009 ? ? ? ? ? ? ? ?
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS Prof. Luís Felipe Tolentino

INTRODUÇÃO A localização de uma instalação faz parte de um pacote de decisões estratégicas de uma empresa. São apreciadas e consideradas várias situações envolvendo estudos de viabilidade.

CAPACIDADE Instalada - Capacidade máxima que ela pode atingir, na produção, com a plena utilização de suas instalações e equipamentos.“É o que ela pode produzir” Produção – É a associação entre a capacidade instalada e os recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis.“É o que ela produz atualmente”

FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO Nacional Estabilidade política e econômica do Governo; Disponibilidade de mão-de-obra; Taxas de câmbio e moeda; Incentivos e restrições governamentais; Oferta de energia; Sistema de transporte; Disponibilidade de materiais e suprimentos; Clima; Sistema de telecomunicações; Peculiaridades culturais e econômicas.

FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO Regional Tendências dos clientes; Disponibilidade de mão-de-obra; Grau de organização sindical; Incentivos governamentais; Custo e disponibilidade dos sistemas de transporte; Custos de construção e de terras; Disponibilidade de materiais e suprimentos; Clima Regulamentação ambiental; Oferta de serviços públicos essenciais.

FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO Comunitário Tendências dos clientes; Impostos locais; Disponibilidade e custo de mão-de-obra; Disponibilidade de terras para construção; Custo do transporte; Serviços bancários; Regulamentação e impactos ambientais; Incentivos governamentais; Aceitação da comunidade em relação ás novas instalações.

MÉTODOS MATEMÁTICOS PARA LOCALIZAÇÃO Centro de Gravidade – Método baseado na posição cartesiana (x,y) do local de instalação da empresa e no custo de transporte. Momentos – Método baseado nas distâncias (km) para o abastecimento dos mercados e no custo de transporte. Ponto de Equilíbrio – Método baseado na avaliação dos custos totais de uma empresa, considerando os custos fixos e os variáveis. CT=(CF+CV)

CENTRO DE GRAVIDADE Cada vértice da figura representa uma cota (x,y) de localização do mercado consumidor ou fornecedor G

MOMENTOS As cidades ou os mercados estão localizados nos vértices das estradas. Cada uma delas tem seu custo de Transporte. M = Q . D . C

PONTO DE EQUILÍBRIO As retas representam graficamente o custo total (custo fixo e custo variável) de cada cidade envolvida na escolha do local para instalação da empresa. CT = CF + Q.$