Trabalho em Equipe.

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Transcrição da apresentação:

Trabalho em Equipe

O QUE É TRABALHO EM EQUIPE?

O que é trabalho em equipe? Trabalhar em equipe é ter a clareza dos objetivos a serem alcançados e dos prazos a serem atendidos, planejando o rumo a ser seguido por toda a equipe / time / grupo, dividindo as atividades e responsabilidades a serem realizadas. E, definindo qual a dependência entre elas.

VOCÊ TRABALHA EM EQUIPE OU TRABALHA JUNTO?

Mercado exige profissionais com comportamento menos individualista “O individualismo está fora de moda. O importante é trabalhar em equipe. Nas empresas o resultado surge se todas as partes da engrenagem funcionar no mesmo compasso. Cada departamento faz sua parte, interligado aos outros, com um foco único. É da soma de vários indivíduos que nasce o sucesso do empreendimento. Mas, para que haja esse processo, é preciso que os profissionais tenham habilidade para trabalhar em grupo.” J. Edgard Machado

Vantagens de trabalhar em equipe: Compartilhar idéias. Método de trabalho com custos mais eficazes. Aumento da moral dos funcionários. Melhor aproveitamento do tempo e dos talentos dos trabalhadores. Melhoria da tomada de decisão. House, Debra Jr. Equipes: Gerenciando para o sucesso.

“Nenhum de nós, individualmente, é mais esperto do que todos nós, juntos” Ken Blanchard “As capacidades intelectuais combinadas dos membros de uma equipe, mesmo que pequena, excedem a de qualquer indivíduo” House, Debra Jr. Equipes: Gerenciando para o sucesso.

Por que trabalhar em equipe? Algumas razões: Maior segurança Status Melhora da auto estima Poder potencializado Melhor alcance de metas

Cada vez mais o trabalho em equipe é valorizado nas organizações Cada vez mais o trabalho em equipe é valorizado nas organizações. Porque? Porque ativa a criatividade e quase sempre produz melhores resultados do que o trabalho individual, já que "1+1= 3". SINERGIA – Potencializar resultados curricular.com.br http://www.curricular.com.br/artigos/carreira/trabalho-equipe.aspx

Nenhum homem é uma ilha completa em si mesma. Todo homem é uma parte do continente, uma parte da terra firme. John Donne

‘Interdependência’ é um dos termos mais usados no mundo corporativo. Há interdependência entre as equipes, por esta razão, e é necessário investir nelas.

Há interdependência entre as equipes Algumas empresas apenas se preocupam com o setor de vendas, esquecendo-se de todo o suporte e de que se esse time não atuar de forma sinérgica e com qualidade, nada acontecerá. Desde a telefonista que atende com educação e transfere a ligação para os departamentos corretos, aos setores administrativos, de logística, financeiro e de pós-venda, todos interdependentes, em pró dos objetivos organizacionais.

Algumas reflexões devem ser feitas para quem quer construir uma equipe: A equipe possui, compreende e concorda com um plano comum, assume a responsabilidade de implantar e manter  os compromissos assumidos em tal planejamento?

O que pode levar equipes de campeões ao fracasso: A prepotência de seus integrantes. O “já ganhou” não agrega sucesso às equipes, muito pelo contrário faz com que todos “abram a guarda” tirando características especiais que a equipe possue; A falta de conjunto, de treino, de saber até onde seu colega vai ou pode até onde por ir. Saber a partir de qual ponto você possa assumir a condução das ações levando-as em frente; Vitor Marques

O que pode levar equipes de campeões ao fracasso: A falta de liderança de seu líder em função das pessoas e do negócio, Atitudes de liderança que são inconsistentes com a característica de formação dessa equipe, líderes que não agreguem pessoas a objetivos e vice-versa, líderes que não trocam experiência e que constantemente não praticam a motivação direcionada a pessoas; O desprezo sobre concorrentes, não avaliando o cenário em que a equipe está inserida, seus fornecedores e seus clientes finais, ou seja, a equipe não avalia corretamente o mercado em que está inserida; Vitor Marques

O que pode levar equipes de campeões ao fracasso: A falta de exploração dos diferentes talentos existentes nessas equipes em prol do bem comum, tratar iguais os diferentes, afinal equipe de sucesso é resultado da soma das diferenças; O egocentrismo, onde alguns se acham melhores que os outros. Dessa forma alguns talentos dessas equipes de incomodam profundamente quando em algum momento são orientados a ficar “no banco”, aguardando o momento certo para atuar; Falta de definição clara de objetivos individuais e da equipe; Vitor Marques

Como trabalhar bem em equipe? 1. Seja paciente 2. Aceite as idéias dos outros 3. Critique as idéias, nunca a pessoa 4. Saiba dividir 5. Trabalhe 6. Seja participativo e solidário 7. Dialogue 8. Planeje 9. Evite cair no “pensamento de grupo“ 10. Aproveite o trabalho em equipe curricular.com.br http://www.curricular.com.br/artigos/carreira/trabalho-equipe.aspx

São primordiais algumas condições básicas para o Gestor desenvolver as equipes de trabalho. Conhecer os objetivos pessoais e profissionais de curto, médio e longo prazo de cada um dos integrantes. Saber para onde querem ir. Criar ambiente que favoreça, permanentemente, a confiança, honestidade, respeito, o diálogo e o bom-humor. Definir com clareza os objetivos a serem alcançados.

São primordiais algumas condições básicas para o Gestor desenvolver as equipes de trabalho. Criar condições que favoreçam a transformação individual e da equipe. Permitir que a liderança seja democrática. Propiciar condições para que cada integrante possa assumir riscos. Ter visão de futuro.

São primordiais algumas condições básicas para o Gestor desenvolver as equipes de trabalho. Aprimorar constantemente as relações interpessoais. Focar nos resultados e nos relacionamentos. Conhecer as competências de cada um dos integrantes. Conjugar os verbos na primeira pessoa do plural – NÓS

Construir equipes é uma estratégia que agrega valor, pois os colaboradores passam a ajudar a construir a empresa com responsabilidade e compromisso pelos objetivos próprios e empresariais. Para tanto, o gestor deve trabalhar as atitudes das pessoas.

Trabalhando as atitudes das pessoas: Canalizar a energia da equipe para ações e resultados ; Analisar resultados e buscar melhorias; Manter a equipe motivada; Buscar parceria com os colaboradores; Envolver a equipe na tomada de decisões e praticar exatamente o que prega .

Para isso, o Gestor precisa possuir uma visão sistêmica da empresa e dos processos de sua área, visualizar aonde a organização deve chegar, e mudar, se preciso for. Também deve incentivar as pessoas a manter a motivação em prol de um objetivo e de uma filosofia de trabalho comuns e reconhecer seus resultados.

Líder: Indivíduos x Organização É papel do líder entender e contribuir para que seus colaboradores possam alcançar  realização e  satisfação pessoal, a flexibilidade, a valorização do seu trabalho e uma boa compensação financeira. Por outro lado, o líder precisa trabalhar em prol da empresa, buscando aumentar o sentimento de lealdade, comprometimento e confiança entre empregado e empregador

Parece interessante, para os colaboradores e a empresa, mas o que o gestor ganha por fazer todo este investimento ? O poder de resolutibilidade das pessoas aumenta, pois todos nós é melhor que apenas um de nós.

Respeito “Respeitar em cada homem o homem, se não for pelo que é, que seja, pelo menos, pelo o que ele poderia ser ou que ele deveria ser”. Henri Amiel

A arte do relacionamento é, em grande parte, a habilidade de reconhecer à importância do outro, favorecendo ambas as partes. É como na música “Eu não existo sem você”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes: “... Assim como uma nuvem, só acontece se chover. Assim como o poeta, só é grande se sofrer. Assim como viver, sem ter amor não é viver. Não há você sem mim, eu não existo sem você.”