ÁGUA, FUNÇÃO, FONTES E ELIMINAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para que serve o alimento?
Advertisements

A pele A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem cerca de 1,80 metros quadrados no corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas.
Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
ALUNOS: SUZETE SIDINEIDE FÁTIMA Cézer Claudia
ALIMENTOS E NUTRIENTES
FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
Alimentação e Saúde.
COMBATE A FOME 6°B.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Instituto Duarte Lemos 2007/2008
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
Professor Cristofer A. Masetti
Unidade 5 Sistema digestivo Planeta Terra — 9.º ano.
OS ALIMENTOS E SEU PAPEL
Os Cuidados Básicos Da Saúde
Alimentação saudável.
10 dicas para uma alimentação saudável
Alimentação Alimentação saudável.
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
CURSO ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA CRIANÇAS
Nós somos os seus rins e gostaríamos que nos conhecesse melhor!
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
A influência da mídia na alimentação
Cuidando do coração.
Exercício de Fixação Junho 2009
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
Compostos químicos dos alimentos
Alimentação.
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
Comer bem, para viver melhor!
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Orientação Nutricional
IMPORTÂNCIA DO CONSUMO DE ÁGUA
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
ALIMENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
NOVIDADES NUTRICIONAIS
Será que é verdade? Tem coisas que todo mundo diz que fazem mal. Outra, que fazem bem. Podemos acreditar em tudo? Confira. Entrar Conte os acertos!
Escola EB 2,3 Amadeu Gaudêncio - Nazaré
Gerenciamento do Peso.
Porque Engordamos.
Alimentação Saudável e Combate ao Tabagismo
Profª Letícia Lazarini de Abreu
GRUPO VIVA MAIS LEVE CARBOIDRATOS.
A ÁGUA NOS SERES VIVOS.
TRIGLICERÍDEOS MONITORES:
VITAMINAS São nutrientes indispensáveis para o crescimento e manutenção do equilíbrio do organismo. Não fornecem energia mas são essenciais em pequenas.
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
Comer bem, para viver melhor!
Eduarda, Gabriela e Gustavo Turma: 81
Disenteria Bacilar.
A Alimentação.
20 MITOS E VERDADES SOBRE A SAÚDE DO SEU CORAÇÃO.
Água A Maravilha “Sem Calorias”. Água Inadequada.
Alimentação Alimentação saudável.
Dia Mundial da Alimentação 16 Outubro 2015
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos:   •Grupo I: Leite e derivados •Grupo II: Carne, peixe, ovos e marisco •Grupo.
FISIOLOGIA HUMANA.
Eliminação de produtos da atividade celular
Trabalho de grupo elaborado por:
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
SAÚDE E ALIMENTAÇÃO Prof. Me. Jaqueline Della Torre Martins.
Componente Curricular: Educação Física Hidratação Professor Irapuan Medeiros de Lucena.
Óleo de coco é hit do verão.
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Carboidratos e Lipídios
Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Mestranda Thaísa Ribeiro.
Transcrição da apresentação:

ÁGUA, FUNÇÃO, FONTES E ELIMINAÇÃO A água é o principal constituinte dos fluidos do corpo humano. É essencial para dissolver e transportar nutrientes como oxigênio e sais minerais. O corpo humano é composto de mais de 60% de água: crianças 59%, e adultos 45-65% de água. Nosso sangue é composto de 83% de água. Somente o oxigênio é mais essencial do que a água na manutenção da vida do ser humano. O homem pode viver 5 semanas sem alimentação, mas somente 5 dias sem água em um clima moderado. Os sintomas da falta de água no organismo são: boca seca, pele seca e murcha, pés e mãos incham com facilidade, e o cabelo tem aparência ressecada. Um adulto normal precisa tomar por dia 35 ml por Kg de peso corporal. Exemplo: uma pessoa de 50 Kg X 35 ml = 1750 ml de água por dia. Atividade aumentada, clima quente, ou dieta rica em sal aumentam as necessidades.

A água provém de três fontes: ALIMENTAÇÃO - A alimentação pode conter entre 1000 à 1400 ml de água. Por exemplo, frutas e verduras são compostas de mais de 90% de água destilada. Alimentos como alface, picles, feijões verdes e brócolis são exemplos de alimentos que possuem um alto conteúdo de água, enquanto que a água contida na manteiga, nos óleos, nas carnes secas, no chocolate, nos bolos e nos doces é relativamente escassa. LÍQUIDOS - É a parte de água que devemos ingerir diariamente, que deve ser ao redor de, no mínimo, 1200 ml / dia. Se ingerirmos quantidades maiores de água, ela será eliminada pelos rins. METABOLISMO - No processo de digestão dos alimentos, forma-se água, que é denominada água metabólica. Fica em torno de 350 ml/dia.

A água é eliminada através da pele, urina, respiração e fezes. A água auxilia no metabolismo da gordura acumulada. Ao ingerir menos água, os depósitos de gordura aumentam. Ao beber mais, eles diminuem. Os rins ficam prejudicados sem água suficiente, passando sua tarefa para o fígado, que por sua vez não desempenhará bem sua função que é a de metabolizar gordura e convertê-la em energia para o corpo. Quando o organismo recebe pouca água, compensa retendo-a o máximo possível.

O ideal é dar ao corpo muita água, de preferência nos intervalos das refeições. Porque beber água: Ajuda no emagrecimento Distribui melhor os nutrientes no organismo Combate a flacidez Ajuda no tratamento da celulite Ajuda a evitar retenção de líquidos ( quem toma pouca água encha mais, pois retém líquidos) Melhora a circulação sangüínea Diminui a sensação de fome Desintoxica o corpo Melhora o desempenho muscular, já que ajuda atirar o ácido dos músculos, causador da sensação de dor Benéfico para a pele, cabelos, unhas e olhos Faz a limpeza do estômago e intestino Combate a prisão de ventre.

A água é uma aliada da perda de peso 1. Ajuda a combater a gordura Água na dose certa leva a pessoa a comer menos e a normalizar o funcionamento dos intestinos porque: AUMENTA A SACIEDADE. Ela é grande parceira da reprogramação alimentar, que prescreve muitos legumes, frutas e verduras para a manutenção da boa forma. “ É que as fibras presentes nos vegetais incham como esponja macia quando em contato com a água, o que garante sensação de estômago cheio com menos alimentos”; REDUZ A ABSOÇÃO DE GORDURAS Nos intestinos, as fibras solúveis (presentes na aveia, por exemplo) ligam-se à moléculas de gordura, diminuindo sua absorção – o que otimiza a perda de peso e ajuda a manter o colesterol sob controle. MINIMIZA A PRISÃO DE VENTRE Já as fibras insolúveis (encontradas no farelo de trigo, entre outros) passam varrendo os intestinos dos resíduos alimentares. Livre das toxinas, o corpo fica mais leve e funciona melhor.

2. Aumentar a auto-estima A água previne a celulite e deixa a pele mais bonita. Hidrata naturalmente a pele. A água mantém o maior órgão do corpo com aparência fresca e luminosa. É que ela é responsável pela hidratação das camadas profundas da pele. “Ao contrário do que as pessoas imaginam, os hidratantes não repõem água, apenas criam uma barreira que não deixa a cútis desidratar”; A água previne a celulite. Por carregar pra fora do corpo as toxinas, ela é indicada para prevenir e tratar essas ondulações.

3. Melhora o metabolismo como um todo Imprescindível à vida, a água participa de inúmeras funções corporais; Ajuda na formação de células e líquidos orgânicos. Ela está sempre na manutenção e multiplicação celular, bem como na formação de secreções, com as lágrimas. Auxilia no controle de temperatura. A água é vital para o mecanismo que regula a temperatura do corpo – resultam em urina clarinha e praticamente inodora, que leva embora os detritos orgânicos. Previne doenças. Tomar água evita a formação de cálculos renais, impedindo a cristalização de sais que passam pelos rins.

Acerte na dose É essencial fornecer ao corpo um mínimo 1 litro de água limpa e potável por dia para substituir a que é perdida pelo organismo. Essa quantidade é complementada pela alimentação e pode ser maior no verão ou caso se pratique exercícios físicos. O correto é deixar uma garrafa cheia sobre a mesa e ir bebericando-a aos poucos ao longo do dia. Pode-se beber água durante as refeições - a água umedece o bolo alimentar e facilita a digestão.