SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundos Municipais de Saúde
Advertisements

INDRODUÇÃO AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
Estrutura organizacional Comércio Exterior
ADM 1520 Comércio Exterior UCG SISCOMEX Profª. Edna Santos.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO AGRONEGÓCIO DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL DO AGRONEGÓCIO.
Projeto para implantação de um novo subprograma denominado:
15 SISCOMEX DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES:
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
Questões sobre SFN.
PROGRAMA PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Aduaneiros de Importação
Passo a Passo da Exportação Encomex Vitória – 02/07/09
Prof. Angello Reggio Neto
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR SISCOMEX.
Controle Administrativo no Comércio Exterior
Procedimentos Aduaneiros na Importação
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Siscomex Exportação e a NF-e
EXPORTAÇÃO. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR.
1 Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) 27/04/2010.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
Exporta Fácil: o serviço de exportação dos Correios
24 de agosto de 2009 Câmara Americana de Comércio - AMCHAM, São Paulo - SP Facilitação de Comércio e Perspectivas do Pós-Crise LYTHA SPÍNDOLA Secretária-Executiva.
Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID
“Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé)
Sistemática de Importação e Exportação
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
Visão Geral do SISCOMEX
SISTEMÁTICA DO COMÉRCIO EXTERIOR
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Fundamentos do Comércio Exterior
Sistemática de Importação e Exportação
ENTIDADES INTERVENIENTES
Despacho Aduaneiro.
SINIEF – Marco institucional na área fazendária estadual e federal.
SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS. INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores.
As operações de importação envolvem:
ADM 1520 Comércio Exterior UCG SISCOMEX Profª. Selma Maria da Silva.
_________________________
DESPACHO ADUANEIRO EXPRESSO LINHA AZUL
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR - SISCOMEX
4 – SIST INFO COMEX.
Facilitação de Comércio Exterior
Portal Único de Comércio Exterior
MAGA Serviços Aduaneiros Ltda.
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
Planejamento e Avaliação de Projetos para Exportação
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
Importação e Exportação na UFSC
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Mercado Financeiro e Investimentos
Mercado de Câmbio: Câmbio é toda operação em que há troca de moeda nacional ou estrangeira. No Brasil toda operação de câmbio deve ser realizada por meio.
Tributos Internacionais
Prof. Dra. Evelyn Santinon  Luna (2000) conceitua o comércio internacional como o fluxo do intercâmbio de bens e serviços entre paises ou empresas.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura do Sistema Brasileiro de Comércio Exterior.  Histórico.  Órgãos governamentais.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC Isabela.
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. Iniciativa do governo federal para redesenho dos processos de exportação e importação do Brasil; Previsto no Acordo.
SUBSECRETARIA DE ADUANA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
SICOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior  Instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
SISTEMÁTICA DO COMÉRCIO EXTERIOR
O sistema brasileiro de comércio exterior
Transcrição da apresentação:

SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são: a Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, a Receita Federal do Brasil - RFB e o Banco Central do Brasil - BACEN.

Comercio exterior no Brasil : Órgão intervenientes 1.2 O comércio exterior brasileiro é descentralizado, não possuindo algum órgão específico para a atividade. Em outros países, como na Itália, existe uma pasta exclusiva para os negócios internacionais, o Ministério do Comércio Exterior. Aqui, a gestão se dá por áreas de competências, como Política de Comércio Exterior, Política Fiscal, Política Financeira, Políticas Bilaterais de Relações Internacionais, entre outras

Principais órgãos intervenientes : 1.3

O QUE É O SISCOMEX O Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX, é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro. É uma ferramenta facilitadora, que permite a adoção de um fluxo único de informações, eliminando controles paralelos e diminuindo significativamente o volume de documentos envolvidos nas operações. É um instrumento que agrega competitividade às empresas exportadoras, na medida em que reduz o custo da burocracia. O Siscomex promove a integração das atividades de todos os órgãos gestores do comércio exterior, inclusive o câmbio, permitindo o acompanhamento, orientação e controle das diversas etapas do processo exportador e importador. As operações registradas via Sistema são analisadas online tanto pelos órgãos gestores, quanto pelos órgãos anuentes que estabelecem regras específicas para o desembaraço de mercadorias dentro de sua área de competência.órgãos anuentes

Usuários do Siscomex importadores, exportadores, depositários e transportadores, por meio de seus empregados ou representantes legais; a Receita Federal do Brasil - RFB, a Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, os Órgãos Anuentes e as Secretarias de Fazenda ou de Finanças dos Estados e do Distrito Federal, por meio de seus servidores; as instituições financeiras autorizadas pela SECEX a elaborar licença de importação, por meio de seus empregados; o Banco Central do Brasil - BACEN e as instituições financeiras autorizadas a operar em câmbio, mediante acesso aos dados transferidos para o Sistema de Informações do Banco Central - SISBACEN, por meio de seus servidores e empregados.

Por intermédio do Siscomex o exportador pode: Fazer o registro e o acompanhamento das suas exportações; Receber mensagens e trocar informações com os órgãos responsáveis por autorizações e fiscalizações