UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EP 152 –B – DIDÁTICA – TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE: LUÍZ CARLOS FREITAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Advertisements

Nome do aluno Nome do Orientador
Produção de Material Didático-Pedagógico em Ecologia e Educação Ambiental _ Proponente: Universidade Federal do Pará, Campus de Santarém.
Pedagogia da pesquisa-ação
ENSINANDO ATRAVÉS DE JOGOS
ensinando através de jogos
ensinando através de jogos
Álvaro de campos Biografia:
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Aluna: Ana Maria Cavalcante de Araujo
Correntes Pedagógicas
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Secretaria da Educação e Cultura
Programa Especial de Formação Pedagógica de
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
Instituto Estadual de Ed. Maria Angelina Maggi
Práticas no ensino da língua
Escola Estadual Marechal Rondon Cristiane Beretta Cossato
dos professores e funcionários do Ensino Fundamental II do Preve
“Práticas de Leitura e Escrita como constituição da memória”
TCC Acadêmica: Silvana Marisa Michels De Negri
Curso Especial de Formação de Educadores do CEP. SEJAM BEM - VINDOS!!! Jul /2007.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
Alicerces II Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período 1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013.
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Professora : Gilca dos Santos Vilarinho 05/2007.
O Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental nas Redes de Ensino Público do Município de Tubarão – SC. Ciências Humanas Luiz Alberto.
Núcleo de Tecnologias Educacionais de Campo Grande Coordenadoria de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação - MS Coordenadora:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
UMA VOZ FIRME, FORTE E COMPETENTE NO CONSUP! PROFA. FRANCISCA TAVARES A VOZ DO INTERIOR NO CONSUP!
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS LICENCIATURA INTERCULTURAL.
Trajetória Profissional
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
Atividade pedagógica utilizando um recurso tecnológico
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Seminário de Integração Profissional V 3ºAno 2ºSemestre
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
APRENDENDO COM A EXPERIÊNCIA.  Fundada em 1982 em sistema de mutirão.  É comunitaria;  Sua base pedagógica: Paulo Freire e Celestin Freinet;  Ela.
Matilde Rosa Araújo nasceu e viveu em Lisboa. Foi professora da disciplina de Português e formadora de professores. Foi autora de mais de 40 livros (contos.
ESCOLA TÉCNICA EM SAÚDE MARIA MOREIRA DA ROCHA
Apresentação. Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP.
Castanhal – maio 2015.
DR. PAULO FRIEDERICH BÜHRNHEIN E Msc.CATARINA DA SILVA MOTTA
Autoras: Elionice Lima C. Castro Raimunda Nonato C. Batista Orientadora: Terezinha Aquino PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Julho, 2010.
Tecnologias em Minha Escola. Temos vários meios tecnológicos em nossa escola como: Televisão, DVD, Sala de computação, Rádio, Impressora, Aulas temáticas.
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
OS CONFLITOS DE GERAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR Recife (PE) - Brasil Dezembro/2013 Antonio Augusto dos Santos Soares - Universidade Trás-Os-Montes.
COORDENAÇÃO UCA PARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO.
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
PENSADORES DA EDUCAÇÃO Um pouco da história do trabalho com projetos em salda de aula. NTE-Estrela 2012.
MATILDE ROSA ARAÚJO BIOGRAFIA. Matilde Rosa Araújo Matilde Rosa Lopes de Araújo Nasceu em Lisboa em 20 de junho de 1921 Morreu em Lisboa em 6 de julho.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
MATERIAIS DIDÁTICOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA): UMA INVESTIGAÇÃO NO COMPLEXO LAGUNAR. Ciências Biológicas/Ciências Biológicas, Campus Tubarão BITTENCOURT,
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias Disciplina: Teorias pedagógicas e escola Professoras: Mirza e Maria Eugênia Aula do dia 21 de agosto de 2013.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
MATILDE ROSA ARAÚJO. Matilde Rosa Araújo Matilde Rosa Araújo nasceu em Lisboa em Licenciou-se em filologia romântica pela faculdade de letras da.
PLANEJAMENTO Escola Estadual Tabelião Júlio Maria Disciplina: Física Professor: Francisco Turma: 1º Ano “B” - 2 Aulas 05/07/2018 PLANEJAMENTO Escola Estadual.
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Escola estadual Vicente de fontes.
” رؤية في كتاب الذخيرة في محاسن أهل الجزيرة“
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EP 152 –B – DIDÁTICA – TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE: LUÍZ CARLOS FREITAS

Crianças agindo e interagindo com o professor;

FREINET, Célestin. As técnicas Freinet para um escola moderna. Lisboa: Editorial Estampa, FREINET, Célestin. Para uma escola do povo..... CÉLESTIN Freinet – Coleção Grandes Educadores. Produção: Sinopress Rimo da Amazônia Indústria e comércio Fonográficos Ltda. Apresentação: Rosa Maria Whitaker Sampaio. Manaus: Paulus, DVD (45 min.) Colorido, português.