FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO Professor: HUGO SOUZA Alunas: Ivania Cabral Urbano da Silva Maria de Fátima.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
ELIANE PEREIRA DE BRITO
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
Programa Fundo do Milênio para a Primeira Infância
Projeto: Conta que eu conto
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
Relatório de Proposta de Projeto
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
MAIO Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fukner Acadêmicos: Amanda Dalbosco Gislaine Grepa Jeferson de Souza Valmir Melo Junior Professor.
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
A Gestão participativa
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
Odilei Avelino dos Santos
ÁGUA Portfólio Creche Municipal Oscar Lobato
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
OS OLHOS Portfólio Supervisora bolsista: Marcia Lima
Metodologia de projetos
Adolescência: Conflito entre gerações
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Projeto: “Colcha de Retalhos”
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Tendo em casa a presença viva de gêneros textuais apresentados de forma dinâmica em contação de histórias e poesias, procurei, desde o início do meu magistério,
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
BEM-VINDOS AO SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DE LÍDERES DE TREINAMENTO 2013.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certo de poder.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO AMA LEITURA NA ESCOLA Autoras: Glaucia Silva e Shaira Canto INTRODUÇÃO Através das histórias, as crianças desenvolvem o seu emocional e muitas vezes relacionam o que leem com a sua vida, elas se consolam, sentem medo, alegria, fantasiam, de forma que ela aprenda a lidar com todas as circunstancias que ela passa ou passará. É preciso que os docentes tenham a sensibilidade de entender a importância das histórias para que possam estimular, deixando a própria criança folhear o livro, ver as figuras, fazer seus comentários e muitas vezes criar sua própria história. Dessa forma essa prática se torna muito mais significativa e prazerosa para a criança. Para o desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem o livro se faz muito importante, por desenvolver sua fala, escrita, pensamento, dando autonomia isso entre outros. A relação pensamento e palavra acontece em forma a se constituindo-se em um movimento continuo. MATERIAL E MÉTODOS Criamos um ambiente propicio para que fossem feitas as contações de história com um tapete feito por nós de fuxico. Fizemos um teto com ondas de TNT colorido. Além disso, fizemos um painel "Era Uma Vez", avental, baú para serem depositados e separados alguns livros selecionados. Botamos uma estante onde são expostos livros. Fora da sala, colocamos mesas com mais livros. Fizemos uma "Caixa Mágica" que tem muitas funcionalidades como teatro de fantoche, televisão, blocão, feltro e quadro de pregas. E por ultimo, um mural para expormos as atividades realizadas nas contações. O método usado para as contações são: Primeiro um incentivo, fazendo a criança ficar curiosa sobre o que faremos na sala e qual será a história contada. Em seguida, apresentamos o livro e começamos a contação. Após o término, fazemos uma roda de conversa para que a criança possa expressar suas ideias e opiniões sobre a história. Por ultimo, separamos os alunos em dois grupos. O primeiro grupo fará a atividade que elaboramos sobre a história enquanto o segundo grupo pode escolher os livros da estante e sentar para ler. Após o acabarem a atividade, trocamos os grupos e finalizamos. RESULTADO Dentro desse contexto as professoras responderam a um questionário, que pedia uma visão sobre a turma em geral, sobre o andamento da aprendizagem dos alunos após o contato com o projeto AMA leitura. Todas as professoras deixaram claro que ocorreu um avanço na escrita dos alunos e um interesse em ler livros que antes do projeto estava “adormecido”.. DISCUSSÃO A realidade que encontramos nos dias atuais é bem clara quanto ao comportamento da criança em relação ao livro e ao hábito da leitura, que de acordo com os avanços tecnológico acaba por atrair as crianças bem mais do que os livros, por haver uma desmotivação em ler ou simplesmente pegar um livro e folhear, se torna cada vez mais raro ver uma criança lendo um livro. Segundo a convicção das crianças “não se tem muitos atrativos os livros, se tornando algo chato e ultrapassado”. Com o projeto do AMA trazido pelo SESC, se mostra uma forma de se apresentar o livro como algo único e estimulante. Referência bibliográfica: BRASIL. RCNEI – Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil – Brasil, p.22 a 23,27 a 30 e 49.