Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Advertisements

Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
Direito humano a alimentação adequada
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Saúde do Trabalhador no SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Política Nacional de Humanização
Mauro Luís Silva de Souza
“Entidades e organizações de assistência social”
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Campanha da Fraternidade 2012
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Esta é a participação da AMRIGS no encaminhamento de propostas para a redução da judicialização buscando garantir um bom atendimento à população Dirceu.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
GESTANTES EM BUSCA DO PARTO SEGURO
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.
Determinantes da Saúde
Enfermagem em Saúde Coletiva
Saúde do Trabalhador no SUS Interlocuções possíveis
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
CONCEITOS DE SAÚDE CONCEITO
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Direito à saúde e defesa do consumidor
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SAÚDE DO TRABALHADOR.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Qual a doutrina do SUS.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
Identidade e Vigilância Em Saúde SANDRO LUIZ NETTO Adaptado.
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
Ministério Público A atuação do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, transtornos ou altas.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
Transcrição da apresentação:

Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem coletivo que é compartilhado individualmente por todos os cidadãos. Comporta duas dimensões essenciais a dimensão do individuo e a dimensão da coletividade, essas dimensões devem ser respeitadas em suas contradições e preservadas enquanto formas de expressão das maneiras de viver possíveis num dado momento”. (Tambellini, 1988) Saúde: “ È um direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. (Art. 196 da Constituição Brasileira,1988)

Saúde Coletiva Coletivo: “ Que abrange ou compreende muitas coisas ou pessoas”(Aurélio). Atenção a Saúde Coletiva: “ È um conjunto de ações de caráter individual e coletivo, situadas em todos os níveis de atenção do sistema de saúde voltadas para promoção da saúde, prevenção de agravos tratamento e reabilitação, centrado na qualidade de vida das pessoas e do seu meio ambiente, levando em consideração o contexto histórico /estrutural da sociedade”.

Saúde Coletiva Responsabilidades com a gestão : Desenvolvimento de métodos e instrumentos de planejamento e de gestão, incluídos os mecanismos de referência e contra-referência de pacientes; Coordenação e Operacionalização do Sistema Municipal de Saúde; Desenvolvimento de mecanismos de controle e avaliação da atenção à saúde; Desenvolvimento das ações básicas de Vigilância à Saúde; Administração e desenvolvimento de Recursos Humanos para atenção à saúde; Fortalecimento do controle social no município;

Saúde Coletiva Responsabilidades com as pessoas: Desenvolvimento de ações educativas que possam interferir no processo de saúde/doença da população e ampliar o controle social na defesa da qualidade de vida. Desenvolvimento de ações focalizadas sobre os grupos de risco e os fatores de risco comportamentais, alimentares e/ ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou manutenção de doenças e danos evitáveis Investigação de casos de doenças de notificação compulsória e adoção de procedimentos que venham a interromper a cadeia de transmissão.

Saúde Coletiva Responsabilidades com a população : Desenvolvimento de ações de controle da qualidade de produtos e de serviços, em especial a de alimentos e de serviços de saúde; Desenvolvimento de ações de controle da qualidade da água para consumo; Atendimento às pequenas urgências médicas e odontológicas demandadas na rede básica.