Incontinência Urinária e Representação Social: Autopercepção de idosos na abordagem Processual Nathália Alvarenga-Martins; Cristina Arreguy-Sena, Paulo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
PSICOLOGIA.
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
39ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Emergências e Desastres
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
Representações Sociais
Referências bibliográficas
Parâmetros Curriculares Nacionais
Narrativas de histórias de vida
QUALIDADE ASSISTENCIAL & MODELOS DE REGULAÇÃO 16. Congresso Nacional da UNIDAS 3. Congresso Internacional de Gestão em Saúde 2013.
Prof. Ms. Silvana Barbosa Pena
QUANDO SERÁ QUE ESTAREMOS PRONTOS PARA FALARMOS DOS DESEJOS QUE NOS PERMEIA INCONSCIENTEMENTE AINDA.... Já está Na sombra; em transição !! DISPOSIÇÕES.
Módulo 1 ELMENTOS DA COMUNICAÇÃO
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
Segundo as Teorias de Wallon
A Psicologia ou as Psicologias
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MORADORES DE REGIÕES LITORÂNEAS SUL- CATARINENSES SOBRE MEIO AMBIENTE - Ciências Humanas / Psicologia Social REIS, Diego Machado.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC O CUIDADO EM SAÚDE.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
Orientadora: Alessandra de Oliveira
ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Do mundo do conhecimento ao conhecimento do mundo
Estratégia de Saúde da Família
Entre o Psicodiagnóstico e o Aconselhamento Psicológico
Programa : Estratégia de Saúde da Família
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO PERMANENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA F3P-EFICE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL.
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
“QUESTÃO SOCIAL”, EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DO COLÉGIO ESTADUAL PAULO FREIRE.
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA POSITIVA Semana 8
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Pensando na aprendizagem que pode acontecer no fórum do AVA 1 Meras participações - características mais freqüentes: assemelham-se a “recados”; são aproximativas.
Teoria das Representações sociais Serge Moscovici
INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM PESSOAS IDOSAS ATENDIDAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: QUALIDADE DE VIDA SEGUNDO KHQ Nathália Alvarenga-Martins; Cristina Arreguy-Sena,
PREVALENCIA DA INCONTINÊNCIA COMBINADA AUTO-RELATADA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS Vera Lucia Conceição Gouvêa Santos Claudia Regina de Souza Santos.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
OSP I Odontologia Social e Preventiva
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
PREVENTIVO DO CÂNCER GINECOLÓGICO: CONHECIMENTO E ADESÃO DAS MULHERES À REALIZAÇÃO DO EXAME (PUIC) Área de conhecimento: Ciência da Saúde Curso de Enfermagem.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
O QUE A EDUCAÇÃO REQUER HOJE:. EDUCAR PARA SER FAZER CONVIVER CONHECER Aspectos Intrapessoais *Estima *Motivação *Analise *Crítica Interpessoal *Relações.
Transcrição da apresentação:

Incontinência Urinária e Representação Social: Autopercepção de idosos na abordagem Processual Nathália Alvarenga-Martins; Cristina Arreguy-Sena, Paulo Ferreira Pinto, Alfeu Gomes de Oliveira Junior, Jussara Regina Martins

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: Elaborações mentais socialmente construídas que se traduzem em atitudes, imagens ou conhecimentos. Em decorrência da Incontinência Urinária estar inserida em um contexto social em que é pouco aceita e entendida como própria do envelhecer, as representações sociais oferecem uma oportunidade para a compreensão de comportamentos comuns às pessoas idosas, em relação à procura ou adesão ao tratamento de IU

Categorizar as concepções dos participantes sobre ocorrência da incontinência urinária enquanto um evento que ocorre ou poderia ocorrer em si.

Pesquisa delineada nas RS na abordagem Processual Cenário: seis microáreas de uma UAPS/MG. Amostra de seleção completa; 104 pessoas com idade ≥65; ambos os sexos; moradoras da área da área de abrangência da UAPS Como o(a) Sr(a) percebe a IU em si? Há chance de o(a) senhor(a) vir a ter IU? Coleta realizada em 3 encontros por visita domiciliar; Os dados processados no NVivo ®; análise realizada por similaridade de palavras, sentidos e contextos Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos

A representação social sobre a IU na perspectiva de algo que ocorre ou pode ocorrer em si contemplou a imagem ou o campo representacional como nuclear. Foram expressões exemplificadoras:Ent57: “Já tenho, mas pode piorar né?!”e Ent97:” E olha que eu não tive esse problema, porque eu fui uma velha que não ficou velha...”.

A convivência social possibilitou a construção de formas de conceber como poderia ser ou é, estar com IU a partir das informações/conhecimentos que tem acesso ou das situações que tem conhecimento. Foram corroborados com fragmentos de discursos, como: Ent104: “Eu acho que eu estou com IU muito cedo!...” e Ent36: “Ah! Acontece porque o organismo da pessoa está muito fraco pra tentar segurar... eu acho que é da idade”.

Os conhecimentos e informações foram compostos a partir dos conteúdos dos comportamentos/atitudes que presenciam ou vivenciam e pela valoração que compartilham com os outros. Foram exemplos identificados:Ent49: “eu costumo perder xixi quando estou subindo esse morro aí... não dá tempo de segurar...” e Ent61: “Ah! se eu estou na cidade, eu consigo chegar em casa, mas tem gente que não consegue não”.

O conteúdo dos discursos, mesmo entre pessoas com IU, constituíram em reflexões sobre possibilidades e sobre como o participante se analisa comparativamente com outras pessoas. Diante do exposto recomenda-se o uso de intervenções de educação em saúde em âmbito de atenção primária com vistas à orientação da população quanto às causas da IU e medidas de tratamento e prevenção, desconstruindo a ideia de que a IU é algo próprio do processo do envelhecimento humano.

1)MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Vozes, p. 2)OLIVEIRA, D.C. Teoria das representações sociais como grade de leitura da saúde e da doença: a constituição de um campo interdisciplinar. In: ALMEIDA, A. M.; SANTOS, M. F.S., et al (Ed). Teoria das representações sociais 50 anos. Brasília: Technopolitk, p )LOUREIRO, L.; Et al. Incontinência Urinária em mulheres idosas: determinantes, consequencias e diagnósticos de enfermagem. Rev Rene, v. 12, n. 2, OBRIGADA!