NURSING ACTIVIES SCORE (NAS) X ESCORE DE BRADEN EM PACIENTES COM ULCERA POR PRESSÃO Daniela de Oliveira Cardozo Carmen Maria Lazzari Carolina Duarte da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVENTO GOSPEL DAY Hortolândia, 2011.
Advertisements

Avaliação da ocorrência e causa das úlceras crônicas no HUAP
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
Dimensionamento de Pessoal
Terminalidade: aspectos frente à assistência
Ética e Bioética. Indicadores de qualidade em Terapia Intensiva
Unidade II: Os propósitos e etapas essenciais para o cuidar em enfermagem: O cuidar de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade com visão holística.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
INTRODUÇÃO Estudos demonstram que as incidências de erros em UTI - Neonatal são mais frequentes do que se imagina, a ocorrência de erros é facilitada pela.
1 QUALIDADE NO DESEMPENHO DE TÉCNICAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO Rev Saúde Pública 2006;40(5): MARINA PEDUZZI, MARIA LUIZA ANSELMI,
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA
ELABORAÇÃO DE INDICADORES
USO DE FÁRMACOS EM TERAPIA INTENSIVA E SUA RELAÇÃO COM O TEMPO DE INTERNAÇÃO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO A unidade de terapia.
MOMENTO CIENTÍFICO 08/05/2014 Apresentação – Dr. Paulo Guilherme de Faria Canassa Orientação - Dra. Maria Luiza de Melo Paulo Orientação Científica – Dr.
Como diminuir custos e aumentar a oferta de serviços  Maior exigência do usuário  Envelhecimento da população  Introdução de tecnologias sofisticadas.
1) A área sob a curva ROC determinada pelo escore de prognóstico proposto pelo estudo é adequada para definir risco de mortalidade? Esse escore tem aplicabilidade.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Universidade Tuiuti do Paraná
GRÁFICO DE CORRELAÇÃO É um método gráfico de análise que permite verificar a existência ou não de relação entre duas variáveis de natureza quantitativa,
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
Eficácia e segurança de CPAP por borbulhamento na assistência neonatal em países de baixa e média renda: uma revisão sistemática Efficacy and safety of.
Conversando sobre Gestão de Risco em Serviços de Saúde
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
Clube de Revista Fatores de Risco para o Desenvolvimento de Apnéia Após Imunização na Unidade de Cuidado Intensivo Neonatal Andresa Melo Camila Farias.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
O ACESSO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS A SAÚDE NA BAIXADA SANTISTA
Auditoria em Enfermagem Prof Bruno Silva Rio de Janeiro 2007
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
Principais delineamentos de estudos epidemiológicos
Universidade Federal da Bahia
FISIOTERAPIA CÁRDIO- RESPIRATÓRIA PROF. ALEX
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva Portaria de UTI ANVISA
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
Título do Trabalho Nome do Apresentador Autores:.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
The Union, Paris, França MSF, Bruxelas, Bélgica
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM ESTOMIA INTESTINAL E URINÁRIA ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE ESTOMATERAPIA Michele N. Brajão Rocha Thais Salimbeni.
PERCEPÇÃO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE ESTOMIZADOS ACERCA DA AUTONOMIA DO CUIDADO Sandra de Nazaré Costa Monteiro Manuela Costa Melo Joyce Silva Santos Ivone.
"Perineal assessment tool": adaptação para a cultura brasileira
Avaliação da prevalência de ansiedade e depressão dos pacientes estomizados da microregião de Divinopólis/Santo Antonio do Monte-MG Juliano Teixeira Moraes.
PERCEPÇÃO DE CIRURGIÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE PESSOAS ESTOMIZADAS. Autores: Deborah Franscielle da Fonseca; Juliano Teixeira Moraes; Alexandre.
CARACTERIZAÇÃO DE LESÕES DE PELE EM UM CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO ADULTO DE UM HOSPITAL PRIVADO *Estomaterapeuta-Unisinos; Especialista em Enfermagem.
PERFIL DOS PORTADORES DE ÚLCERA POR PRESSÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO EM ITABUNA - BAHIA Emanuela Cardoso da Silva¹, Flávia Leite da Hora, Lacita Menezes.
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS EM PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS DE MANAUS-AM. Doutoranda: Nariani Souza Galvão. Orientadora:
CUSTOS DO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas, Florene Vale dos Anjos, Jennifer.
PERFIL DE UMA POPULAÇÃO ESTOMIZADA INTESTINAL PROVISÓRIA E MOTIVOS DA NÃO RECONSTRUÇÃO DO TRÂNSITO INTESTINAL ADRIANA PELEGRINI SANTOS PEREIRA Janderson.
Paloma Gabrielly Amorim Monteiro Antonio Dean Barbosa Marques
Avaliação do conhecimento de enfermeiros sobre úlceras por pressão em uma Unidade de Terapia Intensiva Thiago Moura de Araújo; Joselany Áfio Caetano; Vívian.
CUSTO DO TRABALHO DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO ESTÁGIO III E IV EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas,
Dayse Carvalho do Nascimento
QUALIDADE DE VIDA DE HOMENS SUBMETIDOS À PROSTATECTOMIA RADICAL POR CÂNCER Fernanda Mateus Queiroz Schmidt, Matheus Loturco Venâncio, Vera Lúcia Conceição.
OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOBRE RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO EM ENFERMAGEM APLICADO AO SISTEMA TEGUMENTAR Maria Helena Barros Araújo Luz; Cecília Passos.
INCIDÊNCIA DE ÚLCERA POR PRESSÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Kelly Cristina Strazzieri Pulido* Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos (Trabalho
Avaliação Farmacoeconômica  ARTIGO AVALIADO: Análise de Custos do Tratamento de Episódios de Descompensação Aguda de Insulficiência Cardíaca. Levosimendan.
BELLATO, Roseney ; PEREIRA, Wilza Rocha. Direitos e vulnerabilidade: noções a serem exploradas para uma nova abordagem ética na Enfermagem. Texto & Contexto.
Prevalência de pé diabético em um ambulatório de cuidados com lesões Mirella de Souza Barbosa*, Maria Mayara Araújo Pereira, Jéssica Alcântara de Lira.
DEISE BERTOLDO AVES Especialista em Oncologia
ADMINISTRAÇÃO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM
CONHECIMENTOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO Profa. Doutoranda Nariani Souza Galvão. Acadêmica de Enfermagem: Maria Alice.
PERFIL E FATORES DE RISCO RELACIONADOS A ÚLCERA POR PRESSÃO EM PACIENTES INTERNADOS NUM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA/PR Ana Rotilia Erzinger
Estudo randomizado controlado: interrupção diária de sedação em crianças criticamente enfermas. UTI PEDIÁTRICA DO HRAS/HMIB/SES/DF Apresentação:Letícia.
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
Predição de recorrência de úlcera podológica em utentes com Diabetes MONTEIRO-SOARES M; MARTINS-MENDES D, MADUREIRA M, OLIVEIRA MJ, PAIXÃO-DIAS V, DINIS-RIBEIRO.
. TABAGISMO E CONSUMO DE ÁLCOOL EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO INTRODUÇÃO  O consumo de substâncias psicoativas é visto pelas organizações.
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
Transcrição da apresentação:

NURSING ACTIVIES SCORE (NAS) X ESCORE DE BRADEN EM PACIENTES COM ULCERA POR PRESSÃO Daniela de Oliveira Cardozo Carmen Maria Lazzari Carolina Duarte da Silva Carolina Maltz Claudia Severgnini Eugenio Daiana Barbosa da Silva Franciele Aparecida Gutierres Francine Zanchin Marina Valente Elias

Introdução Evitar e/ou prevenir o desenvolvimento da úlcera por pressão (UP) em pacientes graves de CTI (Centro de Tratamento Intensivo)é um grande desafio para a Enfermagem.* O Nursing Activies Score (NAS) é um instrumento de avaliação validado no Brasil para medir a carga de trabalho de enfermagem em CTI, e contabilizar o tempo de procedimentos e intervenções.** *Borghardt AT, Prado TN, Araújo TM, Rogenski NMB, Bringuente MEO. Avaliação das escalas de risco para úlcera por pressão em pacientes críticos: uma coorte prospectiva. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2015; 23(1): **Inoue KC, Matsuda LM. Dimensionamento de pessoal de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva para adultos. Acta paul. Enferm. 2010; 23(3):

O instrumento de avaliação de risco mais testado e utilizado é a escala de Braden e, embora não tenha sido desenvolvida especificamente para pacientes criticamente enfermos, apresenta especificidade e sensibilidade para essa população.*** Considerando a alta complexidade existente hoje em um CTI adulto e a gravidade dos pacientes, se faz necessária a aplicação de escalas, e questiona-se: Existe correlação entre o NAS e o Braden em pacientes que desenvolveram UP? Objetivos: Obter a média do NAS e do escore de Braden dos pacientes que desenvolveram UP e verificar a correlação entre as escalas citadas. ***Fernandes LM, Caliri MHL. Uso de la escala de Braden y de Glasgow para identificar el riesgo de úlceras de presión en pacientes internados en un centro de terapia intensiva. Rev Latino-am Enfermagem,2008; 16(6).

Material e Método: Pesquisa retrospectiva, descritiva, com abordagem quantitativa. Período da pesquisa: Janeiro a Março de 2014 Participantes da pesquisa: pacientes adultos, acima de 18 anos de idade, que estiveram internados em um dos 31 leitos do CTI, no período de coleta, com permanência de pelo menos 24h de internação na unidade, sem lesões prévias, examinados nas primeiras seis horas de internação. Para compor a gravidade dos pacientes, foi observado o uso de terapêuticas como ventilação mecânica, vasopressor e necessidade de terapia dialítica. Aspectos éticos conforme parecer CEP da instituição nº

Conclusão O NAS apresentou correlação com o Braden nos pacientes com UP demonstrando que estes pacientes necessitam de um tempo maior para seu cuidado. Observa-se uma escassez de estudos que correlacionem a carga de trabalho da enfermagem com o risco de desenvolver úlceras por pressão. São necessários mais estudos, para um melhor gerenciamento da assistência de enfermagem em pacientes de terapia intensiva.