OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOBRE RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO EM ENFERMAGEM APLICADO AO SISTEMA TEGUMENTAR Maria Helena Barros Araújo Luz; Cecília Passos.

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Transcrição da apresentação:

OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOBRE RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO EM ENFERMAGEM APLICADO AO SISTEMA TEGUMENTAR Maria Helena Barros Araújo Luz; Cecília Passos Vaz da Costa; Elaine Maria Leite Rangel Andrade

Introdução Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) Objetos virtuais de aprendizagem (OVAs) Ensino em Enfermagem Raciocínio Diagnóstico

Objetivo * Avaliar um OVA sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar em uma universidade pública do Piauí.

Método *Pesquisa metodológica aplicada de produção tecnológica. *Etapas do desenvolvimento do OVA: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação preconizadas pelo design instrucional contextualizado. * Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí com CAAE e parecer

Resultados e Discussão *O OVA “Raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar” foi implementado e avaliado por 21 discentes de enfermagem de uma IES pública em setembro e outubro de *O desenvolvimento do OVA foi permeado por evidências recentes (1-4) as quais revelam que as TICs são instrumentos importantes para a promoção de uma aprendizagem efetiva. *Pela avaliação dos discentes, evidencia-se que o desenvolvimento do OVA foi favorável ao proporcionar autonomia (19 discentes), motivação (21) e prazer (20) durante a aprendizagem e apresentar linguagem de fácil compreensão (20) com atividades de revisão e bibliografia úteis e pertinentes (21).

Resultados e Discussão Figura 5: Tela do menu inicial do OVA sobre raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar. Teresina, Piauí, 2015.

Conclusão OVA Instrumento educacional que auxilia na formulação do raciocínio diagnóstico de enfermagem aplicado ao sistema tegumentar Reforça a importância de pesquisas metodológicas Avaliação dos discentes Autonomia, motivação e prazer durante a aprendizagem. Linguagem de fácil compreensão com atividades de revisão e bibliografia úteis e pertinentes.

Referências 1. Corradi MI, Silva SH, Scalabrin EE. Virtual objects to support the teaching-learning process of physical examination in nursing. Acta paul. enferm. 2011; 24(3): Frota NM, Barros LM, Araújo TM, Caldini LN, Nascimento JC, Caetano JA. Construção de uma tecnologia educacional para o ensino de enfermagem sobre punção venosa periférica. Rev Gaúcha Enferm. 2013;34(2): Goes FSN, Fonseca LMM, Furtado MCC, Leite AM, Scochi CGS. Evaluation of the virtual learning object "Diagnostic reasoning in nursing applied to preterm newborns". Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, 2011;19(4): Keser H, Özcan D. Current trends in educational technologies studies presented in World Conferences on Educational Sciences. Soc Behav Sci. 2011;15: