Processos Psicológicos Básicos I

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Transcrição da apresentação:

Processos Psicológicos Básicos I

Unidade I. Processos Psicológicos básicos: uma introdução

(CAMBAÚVA, SILVA E FERREIRA, 1998, p. 208) Introdução “... entendemos que a psicologia vai sendo construída à medida mesmo que os homens vão construindo a si e a seu mundo. A preocupação do homem com as chamadas atividades subjetivas é tão antiga quanto as primeiras formas do pensamento racional, ou seja, quando o homem pensa acerca do mundo, dos outros homens e de si mesmo, elabora idéias psicológicas, idéias que se referem a processos individuais e subjetivos, como, por exemplo, as percepções e as emoções” (CAMBAÚVA, SILVA E FERREIRA, 1998, p. 208)

Quando o homem tornou estes processos objeto de investigação científica pela primeira vez?

Estudos experimentais sobre sensação, percepção, atenção e emoções W. Wundt ↓ Estudos experimentais sobre sensação, percepção, atenção e emoções

E SUAS VARIAÇÕES ... ESTRUTURALISMO FUNCIONALISMO PSICOLOGIA DA GESTALT PSICANÁLISE BEHAVIORISMO PSICOLOGIA SOCIO-HISTÓRICA NEUROCIÊNCIAS E SUAS VARIAÇÕES ...

1.2. Relevância para a formação do psicólogo.

Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Psicologia (7 de maio de 2004)

Art. 5º A formação em Psicologia exige que a proposta do curso articule os conhecimentos, habilidades e competências em torno dos seguintes eixos estruturantes: ... D) Fenômenos e processos psicológicos, que constituem classicamente objeto de investigação e atuação no domínio da Psicologia, de forma a propiciar amplo conhecimento de suas características, questões conceituais e modelos explicativos construídos no campo, assim como seu de-senvolvimento.

Qual a importância do conhecimento dos processos psicológicos básicos para a trabalho cotidiano do psicólogo em diferentes áreas de atuação?

Atividade 1

1º. Escolher um dos textos abaixo (disponíveis no Scielo). PERES, Julio F. P.; MERCANTE, Juliane P. P.; NASELLO, Antonia G. Promovendo resiliência em vítimas de trauma psicológico. Revista de psiquiatria, Porto Alegre, vol. 27, n. 2, pp. 131-138, maio/ago. 2005. http://www.scielo.br/pdf/rprs/v27n2/v27n2a03.pdf b) EFEITOS DAS ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS VÍTIMAS DE TRAUMA CRÂNIO-ENCEFÁLICO PARA O CUIDADOR FAMILIAR http://www.scielo.br/pdf/rlae/v13n1/v13n1a15.pdf c) SEQUELA COMPORTAMENTAL PÓS-TRAUMATISMO CRANIANO O homem que perdeu o charme http://www.scielo.br/pdf/anp/v60n2A/a27v60n2.pdf 2º. Ler um dos textos indicados e responder a seguinte pergunta: “Em que medida o conhecimento do processo psicológico em questão auxilia o trabalho do psicólogo?”

Mãos na massa

Texto aula 15/02 COZENZA. R. M.; FUENTES, Daniel; MALLOY-DINIZ, Leandro F.; CAMARGO, Candida H. Pires (Orgs.). Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2008. 430 p. Capítulo 01 - A evolução das idéias sobre a relação entre o cérebro, comportamento e cognição.