Programa de Formação de Monitores para o uso das novas Matrizes de Referência para Avaliação da Educação de Jovens e Adultos 2º Ciclo de Formação Ciências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
DIRETRIZES CURRICULARES
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Cristiane jonas Francisconi
Movimentos Migratórios e Urbanização
Apropriação de Resultados
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Oficina de Apropriação de Resultados
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Orientações Curriculares para a Educação Básica
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
História nas atuais propostas curriculares
Fluxos Migratórios.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Política Educacional Brasileira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Atividade complementar 04 e 05
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
3º Momento Resultados Simare 2014
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Atividade complementar 04
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
População brasileira IBGE, RAÇA E ETNIA (1)
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
POPULAÇÃO MUNDIAL 75% VIVEM EM ÁREAS URBANAS DE PAÍSES POBRES OU EMERGENTES.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
PNLD 2015 Área de Geografia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências da Terra DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
PERFIL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA
ENEM AULA SHOW GEOGRAFIA 25 DE AGOSTO PROFESSORA: GÊRDA LÚCIA
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Programa de Formação de Monitores para o uso das novas Matrizes de Referência para Avaliação da Educação de Jovens e Adultos 2º Ciclo de Formação Ciências Humanas Fabiana Machado Leal Marcelo Lopes Perassolo 19 de agosto de 2015

Pauta Situação Geradora Aparando as Arestas Atividade de Mobilização Revisitando as Matrizes de Ciências Humanas Habilidades x Processos Exercitando... como o coordenador de Ciências Humanas elabora um item com base nas Matrizes como identificar uma habilidade e competência em um item como indicar materiais no Portal EJ@ a partir de uma habilidade, tema e competência como reconhecer as habilidades, temas e competências em uma Web-aula, Podcast e Exercício On-line como desenvolver as habilidades e competências durante a aplicação de uma Oficina Fluxo de Trabalho Em Síntese Dúvidas

Situação Geradora Necessidade de formar os monitores frente a implantação das Matrizes de Referência para Avaliação da Educação de Jovens e Adultos Atender as dúvidas e as sugestões propostas pelos monitores no Ciclo de Capacitação de Monitores e Orientadores para uso da Novas Matrizes de Referência para Avaliação da Educação de Jovens e Adultos Conhecer o documento é fundamental para arquitetar suas estratégias de atuação

Aparando as Arestas Observe, a seguir, o item utilizado na Avaliação de Reação, do dia 20.05.2015, do Ciclo de Capacitação de Monitores e Orientadores para uso da Nova Matriz de Referência para Avaliação da Educação de Jovens e Adultos: A alternativa que apresenta exemplos de habilidades, levando-se em consideração que elas são desenvolvidas por meio dos conteúdos, e que, no exercício delas, os alunos adquirem competências para atuarem nos mais diversos contextos é   a) dividir os alunos em grupo, pedir que selecionem um poema e propor a leitura dramática do texto. b) fazer uma análise diagnóstica da avaliação processual, identificar onde estão as principais dificuldades e traçar estratégias de intervenção. c) identificar o conteúdo sobre o qual o aluno tem dúvida, selecionar e sugerir um material de apoio didático do Portal EJ@. d) reconhecer efeitos de humor, calcular porcentagens, identificar a composição química do ar, reconhecer os impactos da industrialização-urbanização no meio.

Nessa Avaliação de Reação, apontamos que é no exercício das HABILIDADES que os alunos adquirem competências para atuarem nos mais diversos contextos. Além disso, afirmamos que elas são desenvolvidas por meio dos conteúdos e, por esse motivo, a alternativa que apresentava exemplos de habilidades era a Alternativa D, reconhecer efeitos de humor, calcular porcentagens, identificar a composição química do ar, reconhecer os impactos da industrialização-urbanização no meio.   Os demais distratores presentes no item dividir os alunos em grupo, pedir que selecionem um poema e propor a leitura dramática do texto. (Alternativa A) fazer uma análise diagnóstica da avaliação processual, identificar onde estão as principais dificuldades e traçar estratégias de intervenção. (Alternativa B) identificar o conteúdo sobre o qual o aluno tem dúvida, selecionar e sugerir um material de apoio didático do Portal EJ@. (Alternativa C) são, na verdade, estratégias e/ou sugestões de intervenções pedagógicas para que você, monitor, possa colaborar para o desenvolvimento das habilidades requeridas em uma determinada área e/ou segmento.

Atividade de Mobilização O item que retomamos, pedia para que você identificasse exemplos de habilidades e não estratégias. Assim, que tal invertermos a proposta? Selecione uma habilidade de Ciências Humanas (qualquer uma!) das novas Matrizes de Referência para Avaliação da Educação de Jovens e Adultos e comente, resumidamente, quais estratégias você usaria, enquanto monitor da modalidade Presencial ou EaD, para desenvolvê-la em uma situação hipotética. Lembre-se que você pode sugerir os recursos disponíveis no Portal EJ@, a realização de uma atividade diferenciada (Oficinas, Foco na Leitura, etc.). VAMOS PARTICIPAR?

Matriz de Referência da área de Ciências Humanas — Ensino Fundamental Modelo Exemplo: Escolhemos a Habilidade 16 de CH/EF Matriz de Referência da área de Ciências Humanas — Ensino Fundamental C5 Compreender a economia e o processo de circulação de bens e riquezas como uma construção complexa de sistemas tributários, mercantis, produtivos e financeiros que se constituem de forma desigual no tempo e no espaço. TEMA 5 Organização dos espaços econômicos As articulações das cadeias produtivas* e as configurações dos diferentes sistemas econômicos. H16 Identificar os ciclos econômicos (pau-brasil, cana-de-açúcar, pecuária, drogas do sertão, cacau e ouro) do Brasil colonial. Ela nos indicou uma pista de qual objeto do conhecimento devemos buscar

Identificar o Processo 1ª Avaliação Processual (Presencial e EaD) Verificar os Recursos Didáticos disponíveis NTC - História - Aulas 5 e 6 Web aula - Brasil: períodos históricos e ciclos econômicos Exercícios online - Ciclo da cana-de-açúcar e Ciclo da mineração Temas de Estudo de História - Visão do Paraíso e - Gigante pela Própria Natureza? Cadernos de Exercícios - (Caderno_1A, Caderno_1B, Caderno_1E, Caderno_1F) Traçar estratégicas de intervenção Propor a web aula para introduzir o conteúdo Realizar os exercícios online Reproduzir as aulas 5 e 6 do NTC e sugerir a leitura das aulas no material didático e a realização dos exercícios Com base na correção dos exercícios do NTC, sugerir que o(s) aluno(s) refaça(m) os exercícios online ou realizem a leitura complementar dos capítulos do Temas de Estudo Indicar os itens dos Cadernos de Exercícios OBS: Para informações mais detalhadas não se esqueça de verificar, no Mapa Curricular, os tópicos Ciclo da Cana-de-açúcar (Séculos: 16 e 17) e Ciclo da Mineração (Século: 18). Pré-requisito para realizar a proposta Resposta da Atividade de Mobilização

A Nova Matriz de Referência é... A Nova Matriz de Referência não é... objetiva e direta, para melhor compreensão. norteadora para o planejamento e preparação das aulas e plantões de dúvida. um documento que norteia a mediação e atuação do monitor no desenvolvimento de habilidades e competências. um parâmetro para o monitor, o orientador e os coordenadores das áreas analisarem os resultados dos alunos e atuarem no processo. um documento de consulta constante. uma matriz curricular. um documento que propõe estratégias de atuação pedagógica e sugestões de intervenções. um documento que orienta o estudo autônomo dos alunos.

Novas Matrizes de Ciências Humanas Revisitando as Matrizes de Ciências Humanas Principal objetivo das Ciências Humanas? O que se espera dos alunos? Interpretar diferentes formas de linguagem Identificar, relacionar e comparar fenômenos Analisar, argumentar e refletir sobre as ações humanas Atuar como cidadão crítico e atuante nas diferentes escalas Reconhecer sua identidade e influências culturais Reconhecer o seu protagonismo na transformação do mundo Construir a alteridade (capacidade de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal) “Ferramentas” Desenvolver o pensamento crítico e autônomo com foco na apreensão da realidade e na compreensão do mundo às luzes das humanidades aferido pelas Matrizes de Referência para Avaliação de Ciências Humanas Novas Matrizes de Ciências Humanas Temas de CH EF EM 10 Competências 11 Competências 54 Habilidades 65 Habilidades Contemplam os objetos do conhecimento e cercam os objetivos expressos na Matriz

Associe os objetos do conhecimento aos Temas das Matrizes de Ciências Humanas: Tema 1 – Fundamentos das Ciências Humanas e suas representações Tema 2 – Natureza e suas interações Tema 3 – Região e regionalização Tema 4 – Questões urbanas e rurais Tema 5 – Organização dos espaços econômicos Tema 6 – Poder, política e cidadania Tema 7 – Sociedade, dinâmica demográfica e trabalho Tema 8 – Conflitos e formas de resistência Tema 9 – Meio ambiente e modificação das paisagens Tema 10 – Cultura, identidade e diversidade Tema 11 – O exercício do pensamento (EM) Fontes de Energia: Revolução Francesa: Clima: Lógica: Urbanização: Complexos Regionais: Globalização: Grandes Navegações: Renascimento Cultural: Cidadania: Migração: Revolta da Vacina: Cartografia: Tema 9 Temas 6 e 8 Tema 2 Tema 11 Tema 4 Tema 3 Temas 5, 6, 7, 9 e 10 Tema 5 Tema 10 Tema 6 Tema 7 Tema 8 Tema 1

Habilidades x Processos Avaliação Final

Exercitando... Tema 2 – Natureza e suas interações Competência 2 – Compreender a natureza e suas interações, reconhecendo sua importância para a manutenção de todas as formas de vida Habilidade 6 – Identificar as etapas do ciclo da água e sua relação com a formação e a dinâmica das bacias hidrográficas Supondo que os coordenadores de Ciências Humanas irão elaborar um item sobre a constituição das redes hidrográficas para o P2 (EaD) ou P1 (Presencial) do EF, eles aferirão obrigatoriamente qual habilidade? Tema 8 – Conflitos e formas de resistência Competência 8 – Refletir sobre as diferentes formas de enfrentamentos, assim como a organização de lutas e movimentos sociais... Habilidade 46 – Reconhecer os conflitos, revoltas e insurreições (causas, objetivos e consequências) no Brasil e no mundo, no século XX (até a Guerra Fria) Supondo que os coordenadores de Ciências Humanas irão elaborar um item sobre a Primeira Guerra Mundial para o P4 (EaD) ou P2 (Presencial) do EM, eles aferirão obrigatoriamente qual habilidade?

Identifique a Competência, o Tema e a Habilidade do item a seguir de acordo com a Matriz de Ciências Humanas do Ensino Fundamental: Observe os gráficos de Pirâmide Etária do Brasil, nos anos de 1980 e 2010: a) o aumento da expectativa de vida; verificado pelo alargamento do topo da pirâmide. b) o aumento da mortalidade infantil; verificado pelo alargamento da base da pirâmide. c) a redução da população adulta; verificada pela redução da população entre 20 e 59 anos. d) o aumento da taxa de natalidade; verificado pela redução da base da pirâmide. e) a redução do número de homens; verificada pela perda de simetria em todas as faixas etárias. A análise e a comparação entre os dois gráficos permitem-nos perceber mudanças na estrutura etária do país, ao longo das três décadas. Dentre elas, pode-se destacar Competência 7 Tema 7 Habilidade 37

a) os valores capitalistas. b) a livre concorrência. Identifique a Competência, o Tema e a Habilidade do item a seguir de acordo com a Matriz de Ciências Humanas do Ensino Médio: Leia a seguir, um trecho de uma reportagem publicada no Portal EBC, em 2 de junho de 2015:   A Polícia Federal deflagrou, em quatro estados (MG, RJ, SP e SC), uma operação para prender médicos, empresários e representantes comerciais suspeitos de participação em um esquema que induzia pacientes a se submeterem a procedimentos cardiológicos desnecessários apenas para venderem próteses cardíacas e desviar recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Há indícios de que os suspeitos falsificavam documentos para a realização de procedimentos cardiológicos sem nenhuma necessidade. As próteses não utilizadas nos procedimentos simulados eram desviadas e usadas em cirurgias feitas nas clínicas de propriedade dos membros do grupo. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-06/pf-faz-operacao-contra-mafia-das-protese>. Acesso em: 9 Jun. 2015. 15h. O médico que aceita operar um cidadão sem que haja a menor necessidade, apenas para lucrar com a venda de próteses, além de cometer um grave crime, ele também fere a) os valores capitalistas. b) a livre concorrência. c) a ética médica. d) o senso comum. e) a moral científica. Competência 11 Tema 11 Habilidade 64

Após uma Avaliação Processual, você verificou que um aluno do Ensino Fundamental ainda não desenvolveu de forma satisfatória a Habilidade 52 (Identificar as particularidades do Modernismo brasileiro e suas influências). Supondo que esse aluno lhe peça um roteiro de estudos para que possa estudar em casa, no final de semana, quais recursos você indicaria? Como você identificou a Habilidade 52, que pertence à Competência 10 | Tema 10, você pode buscar os recursos no Mapa Curricular de três formas distintas:

C2 – Refletir sobre a natureza e suas interações... Identifique a Competência, o Tema e a Habilidade do recurso didático a seguir de acordo com a Matriz de Ciências Humanas do Ensino Médio: Competência: Tema: Habilidade: C2 – Refletir sobre a natureza e suas interações... T2 – Natureza e suas interações H6 – Caracterizar os elementos e fatores (naturais e humanos) que compõem o clima

C5 – Compreender a economia... Identifique as Competências, os Temas e as Habilidades do recurso didático a seguir de acordo com a Matriz de Ciências Humanas do Ensino Médio: Competências: Temas: Habilidades: C5 – Compreender a economia... C7 – Compreender e refletir sobre a organização da sociedade... T5 – Organização dos espaços econômicos T7 – Sociedade, dinâmica demográfica e trabalho H16, H19 e H22 H34, H36, H37 e H38

T4 – Questões rurais e urbanas Identifique a Competência, o Tema e a Habilidade do recurso didático a seguir, de acordo com a Matriz de Ciências Humanas do Ensino Médio: Competência: Tema: Habilidade: C4 – Compreender e refletir sobre a formação e a dinâmica dos espaços, reconhecendo a interdependência entre o campo e a cidade... T4 – Questões rurais e urbanas H15 – Relacionar os avanços tecnológicos às mudanças de uso e apropriação do espaço rural

Como desenvolver as habilidades nas atividades diferenciadas? As habilidades que serão desenvolvidas no decorrer da Oficina de Migração/EF já estão indicadas no material do monitor: H37, H40 e H46. O desenvolvimento delas possibilita ao aluno alcançar os objetivos propostos na atividade. Os objetivos estão descritos nos materiais do aluno e do monitor

demográfica e trabalho Analisar a organização da sociedade levando em consideração suas estruturas sociais, a orientação das dinâmicas populacionais e as diferentes formas de trabalho, de modo a favorecer seu reconhecimento como parte da sociedade à qual pertence. TEMA 7 Sociedade, dinâmica demográfica e trabalho A dinâmica demográfica*, as estruturas sociais e as formas de trabalho que organizam a vida social. H37 Caracterizar a dinâmica demográfica (taxas de crescimento populacional, densidade demográfica*, transição demográfica* e pirâmide etária) e os fluxos migratórios, que organizam a ocupação do espaço brasileiro e mundial. Espera-se que os alunos consigam perceber os deslocamentos ou movimentos migratórios pelo Brasil, por meio da constatação do autor da canção ter nascido no Rio de Janeiro e seus antepassados nos Estados de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Bahia, respectivamente.

Parte 3 - Barreiras à imigração H40 Relacionar a organização político-econômica do mundo contemporâneo à atual dinâmica social (estratificação e classe social, pobreza, exclusão, fluxos populacionais). Muro que separa as cidades de San Diego, EUA (lado esquerdo) e Tijuana, México (lado direito) Nos últimos 17 anos, mais de 5 mil mexicanos morreram tentando cruzar a fronteira Parte 3 - Barreiras à imigração Nos últimos anos, muitos países do mundo têm adotado medidas de controle de entrada e circulação de estrangeiros nos seus territórios. Apesar de necessitarem da mão de obra do imigrante, alguns desses países intensificam a fiscalização de suas fronteiras com militares, modernos sistemas de vigilância e barreiras físicas como arames, muros e campos minados para evitar a imigração ilegal. Disponível em: <http://professorbrunobarros.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html>. Acesso em: 19 out. 2012. 11h15min.

Crianças somalis em campo de refugiados de Dadaab, no leste do Quênia Entender as diferentes formas de enfrentamentos, assim como a organização de lutas e movimentos sociais, levando em consideração os interesses que perpassam a configuração social, política e econômica das instituições em suas diferentes escalas de poder. TEMA 8 Conflitos e formas de resistência Guerras, conflitos e manifestações coletivas ou individuais de resistência que buscam transformações ou permanências de aspectos políticos econômicos e sociais. H46 Reconhecer as principais formas de resistências e os conflitos políticos, étnicos e religiosos do mundo contemporâneo (pós-Guerra Fria) e o papel das potências mundiais e órgãos supranacionais* (ONU*) na resolução desses conflitos. Parte 5 - Migrações forçadas Os movimentos populacionais podem ser espontâneos (voluntários), quando a pessoa ou o grupo se deslocou de forma livre, ou forçados, quando as pessoas são obrigadas a se deslocar de suas áreas de origem, como no caso de escravidão, perseguições religiosas, étnicas ou políticas, ou ainda aqueles que se deslocam por problemas ambientais. Os imigrantes que são obrigados a deixar a própria pátria e procurar abrigo em outros países devido aos conflitos e perseguições são chamados de refugiados. Problemas ambientais agravados pelo homem ou por causas naturais, como secas, desertificação, enchentes, dificultam a agricultura nos países mais pobres, provocam fome e a migração em massa. São os refugiados ambientais. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), agência da ONU que cuida dos refugiados, calcula que mais de 90% dos refugiados do mundo são originários dos continentes asiático e africano e a maioria deles pede asilo e proteção em países vizinhos. Crianças somalis em campo de refugiados de Dadaab, no leste do Quênia Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/nyt/>. Acesso em: 23 out. 2012. 8h50min.

Crianças somalis em campo de refugiados de Dadaab, no leste do Quênia H46 Reconhecer as principais formas de resistências e os conflitos políticos, étnicos e religiosos do mundo contemporâneo (pós-Guerra Fria) e o papel das potências mundiais e órgãos supranacionais* (ONU*) na resolução desses conflitos. Exercício 10 Os refugiados são pessoas que foram obrigadas a deixar sua pátria, suas casas e seus bens. Geralmente, não falam a língua do país que lhes oferecem abrigo. Observe a imagem e reflita sobre as dificuldades que essas pessoas encontram nos campos de refugiados. Nesta etapa, o monitor deve orientar os alunos a refletirem sobre as motivações da migração e que, nem sempre, elas acontecem de modo espontâneo. (...) Nesse exercício, os alunos devem perceber e refletir sobre a situação daqueles que se abrigam em campos de refugiados, destacando os problemas enfrentados por eles. Ou seja, devem apontar que, além da possibilidade do problema da língua nativa, essas pessoas ficam sem meios de sobrevivência, geralmente não trabalham e vivem da caridade das doações das agências internacionais (como o ACNUR), inclusive para se alimentarem. Sem contar a precariedade das condições de moradia nos acampamentos. Crianças somalis em campo de refugiados de Dadaab, no leste do Quênia Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/nyt/>. Acesso em: 23 out. 2012. 8h50min.

Boko Haram ataca capital da Nigéria e mata 11 pessoas Vamos retomar uma Atividade de Ciências Humanas do Material de Apoio para o Estudo das Matrizes de Referência para Avaliação Educação de Jovens e Adultos? Você está oferecendo a área de Ciências Humanas e, em um dia de aula/plantão de dúvidas, um aluno do Ensino Médio bastante antenado às publicações nacionais e internacionais, traz a seguinte notícia do Portal R7, publicada no dia 30 de maio de 2015:   Boko Haram ataca capital da Nigéria e mata 11 pessoas Rebeldes do Boko Haram fizeram um ataque nos arredores da capital do Estado de Borno, Maiduguri, na Nigéria, neste sábado, matando pelo menos 11 pessoas, disseram fontes de segurança. O ataque ocorreu apenas um dia depois da posse do presidente Muhammadu Buhari, que jurou esmagar o grupo militante islâmico e transferir o centro de comando para as operações militares da capital Abuja para Maiduguri. Tiros de armas de grosso calibre podiam ser ouvidos durante o ataque a partir da parte sudoeste da cidade. Uma fonte militar disse que o tiroteio ocorreu próximo à estrada Damboa, perto do pequeno povoado de Mula, cerca de 10 quilômetros de Maiduguri, uma cidade de dois milhões de pessoas. Disponível em: <http://noticias.r7.com/brasil/boko-haram-ataca-capital-da-nigeria-e-mata-11-pessoas-30052015-1>. Acesso em: 01 jun. 2015. 11h.

(situação do cotidiano) O aluno tem dúvidas sobre o Boko Haram, mas sabe que a turma está discutindo sobre temáticas semelhantes nas aulas/plantões daquela semana. Você acompanhou os fatos pelo noticiário, e sabe que se trata de um grupo fundamentalista islâmico da Nigéria, que combate a influência do mundo ocidental no país com ações terroristas. O grupo chocou o mundo em 2014, quando sequestrou 276 meninas em uma escola secundária em um vilarejo do país. Mais de 200 continuam desaparecidas. Para propor uma discussão entre o grupo de alunos, que relacione a notícia com a Aula 39 do livro do Novo Telecurso - Geografia - EM e a Aula 79 do livro do Novo Telecurso - História - EM, suas estratégias de intervenção pedagógica devem buscar desenvolver a seguinte habilidade: c) H47. Caracterizar os principais conflitos e revoltas no Brasil e no mundo a partir do estabelecimento da Nova Ordem Mundial, levando em consideração os desafios do mundo contemporâneo (xenofobia, terrorismo, fundamentalismo, guerras étnicas e religiosas, desemprego, etc.) e os principais movimentos de resistência. (Competência 8 | Tema 8 - Conflitos e formas de resistência). EF - H46 Reconhecer... EM - H47 Caracterizar... Oficina - Migração Reportagem (situação do cotidiano) Desenvolvimento do pensamento crítico

Aulas / Plantões de Dúvidas Fluxo de Trabalho Planejamento Selecionar os recursos didáticos no Mapa Curricular para poder indicá-los Verificar as Oficinas, e outras atividades diferenciadas, para serem aplicadas Entrar em contato com os coordenadores de área em caso de dúvidas Definir estratégias diferenciadas junto ao orientador Aulas / Plantões de Dúvidas Orientar os estudos dos alunos Registar as dúvidas no Acompanhamento Diário (EaD) Indicar materiais para o estudo autônomo do aluno Aplicar as atividades diferenciadas buscando desenvolver as competências e habilidades propostas Avaliações Levantar habilidades para orientar a revisão de conteúdos Durante a correção, verificar nos itens com maior índice de erros, as habilidades aferidas Nas devolutivas das Avaliações, orientar os estudos dos alunos de forma a retomar as habilidades ainda não desenvolvidas Registrar, nos Questionários Avaliativos, as habilidades de maior dificuldade dos alunos

A organização das Matrizes foi pautada essencialmente na interdisciplinaridade. As Matrizes são norteadoras das ações didático-pedagógicas realizadas junto aos alunos. A avaliação das Ciências Humanas aferirá se ao aluno foi proporcionado o instrumental teórico próprio para identificar, analisar, compreender e interpretar os diversos contextos, sejam eles históricos, geográficos, sociais, políticos, etc. Em síntese

DÚVIDAS

Agradecemos e colocamo-nos à disposição! Ciências Humanas – CH Fabiana Machado Leal FLeal@fundacaobradesco.org.br (11) 3684-8099 Marcelo Lopes Perassolo MPerassolo@fundacaobradesco.org.br (11) 3684-7952 Agradecemos e colocamo-nos à disposição!