ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE I Profa. Sônia Sampaio, Dra. Rosângela da Luz Matos, Dra./bolsista CAPES Posdoc Letícia Vasconcelos, Mestranda Psicologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião Geral de Planejamento Gestores e Corpo Docente Janeiro, 2009.
Advertisements

Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão

Profa. Dra. Kátia Aparecida Cruzes
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS:
Planejamento Estratégico Plano de Aulas Janeiro/2011
Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação
Psicologia Positiva e os Movimentos que Mudaram a Humanidade Por: Profa. Dra. Mônica Portella
Relato de uma Prática intercultural na aula de português
Local: Espaço dos Auditórios da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo Av. Arlindo Bettio, 1000 Ermelino Matarazzo - São Paulo.
A ERA DIGITAL COMO MÃO DE OBRA
Estudante, pesquisador, autor.
Estudos sobre a Contemporaneidade
ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE I
GEOGRAFIA AULA 1: Apresentação do crono-grama, introdução da disciplina e didática de aula 24 de abril de 2012.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE I
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Josy Aparecida Santos de Souza.
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso On line Vantagens do Lazer Desenvolvedoras: Ana Paula.
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Universidade Federal do Amapá
Construído para aprender desde o nascimento até a velhice, nosso mais complexo órgão, o cérebro, tem uma organização surpreendente.
Tertúlia Dialógica.
Projeto Integrador Apresentação
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
Programação II Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
TEORIAS DA PSICOLOGIA SISTÊMICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVADISCIPLINA: SAÚDE, CULTURA E SOCIEDADE.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
CRONOGRAMA DE ENTREGA TCC1
Educação Brasileira: Sociedade e Pensamento Prof. Ana Paula dos Santos monteiro Mestra em Educação e Cultura Contemporânea UNESA-RJ.
Reunião coletiva com fundamental II e médio " É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento.
Orientações sobre o Estágio II
Trabalho de IF11 Prof.: Adriano Cota. Trabalho de IF11 5 Grupos Data de Entrega da parte escrita: 29/03/2011 Data da Apresentação: 29/03/2011 Desenvolvimento.
REESTRUTURAÇÃO DO PROGESTÃO
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Tecnologias / Produção de texto
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Apresentação da disciplina – Psicologia da Educação
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
Psicologia da Educação Curso - Educação Física Avaliação Abril.2012.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Prof. Dr. Gabriel J Chittó Gauer Prof. Dr. Gabriel J Chittó Gauer.
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
Filosofia da linguagem
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Ser Educador Conjecturas e reflexões Prof. Denys Sales 1.
Plano de curso História da Educação Brasileira
Aula 2 – 05/março/2012. DATACONTEÚDOSATIVIDADETextos de referência 27/fev. Introdução-Concepções de Ciência e de Ensino de Ciências A coisa da ciência.
ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional Rua Antônio Luz, 111 – Centro – Florianópolis/SC.
Faculdade Piaget - Brasil
Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação Aula 01 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA Prof. Dr. Luis Henrique Telles da Rosa Educador físico e fisioterapeuta Orientador de pós graduação nos PPGs Ciências da Reabilitação.
Transcrição da apresentação:

ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE I Profa. Sônia Sampaio, Dra. Rosângela da Luz Matos, Dra./bolsista CAPES Posdoc Letícia Vasconcelos, Mestranda Psicologia

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO I Módulo de Contemporaneidade, Conhecimento e Universidade Contemporaneidade, Tradição e Modernidade Aproximações conceituais. Conhecimento, Sociedade e Contemporaneidade. “Por uma outra globalização”, com Milton Santos. O Sujeito da Contemporaneidade.

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO Produção de textos Avaliação individual escrita Data entrega:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO I Módulo de Contemporaneidade, Conhecimento e Universidade (continuando) Artes, Ciências e Humanidades. O estatuto do saber no contemporâneo. A Universidade em suas dimensões históricas, sociais e culturais. Universidade sem Cultura? A Universidade no século XXI.

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO Apresentação de aula dialogada (25%) Produção de textos (25%) Rodas de leitura e conversa sobre os textos e diários produzidos (25%) Avaliação individual escrita (25%) Data entrega: a combinar.

CRONOGRAMA QUARTASÁBADO/ Dia de Semana MARÇO07 REuNi14 Aula inicial Contemporaneidade 21 Modernidade Pos -Modernidade Tradição 28 Globalização Aula Especial Mini-encontro Globalização Aula Especial Reitoria - Subjetividade ABRIL06 FERIADO 13 Fechamento Modernidade- Contemporaneidade 20 Ciência e Saber 27 Ciência e Saber MAIO04 Educação e Universidade Mini-encontro Ciência e Saber 11 Educação e Universidade 18 Educação e Universidade 25 Cultura 30 Cultura Aula Especial Reitoria – Universidade2 JUNHO01 Cultura 13 Semana de Pesquisa 20 Fechamento e Avaliação da aprendizagem construída 27 Fechamento e Avaliação da aprendizagem construída Data a definir Aula Especial Mini Encontro Cultura