Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Gestão Competente da Escola Pública
O sucesso do trabalho pedagógico
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURRICULO +.
Construindo o futuro do seu filho!
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Como elaborar um plano de aula
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
1ª Formação de Professores Coordenadores
Melhor Gestão, Melhor Ensino
Por que o jornal na escola?
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Professor(es) Apresentador(es):
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Projetos e Sequências Didáticas
O papel pedagógico do órgão gestor
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades de aprendizagem de um determinado conteúdo escolar, criou- se o Programa denominado:“Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares do Ensino Fundamental, Finais e de Ensino Médio” para dar suporte a essa metodologia de trabalho, operacionalizada sob a forma de projetos. Nesse contexto, o papel do educador/professor torna-se um fator determinante para o sucesso do projeto, uma vez que ele atua como mediador entre o aluno e o conteúdo em estudo, fazendo a gestão do espaço pedagógico.

Para cadastro, a UE deverá usar senha própria para acessar e preencher o formulário eletrônico. A UE deve usar como login e senha as letras "ESC-“ acrescidos do código CIE da escola Por exemplo: Na Escola – Login: ESC e Senha: ESC (com seis dígitos)

Os parâmetros básicos que devem ser contemplados pelas escolas na elaboração dos projetos são:Contemplar conteúdos escolares previstos no Plano de Ensino do Professor; Estar fundamentados nos diagnósticos/indicadores do desempenho escolar e/ou outros indicadores e necessidades; Contemplar os seguintes itens: título, identificação do proponente, objetivos, população-alvo, metas, procedimentos, período de realização, cronograma de execução, recursos materiais e humanos necessários, planilha de custo, avaliação e referência bibliográfica.

Justificativas Redija seu texto com justificativas para a elaboração do projeto pelos participantes da escola. Os argumentos podem ser baseados em indicadores das necessidades. É importante que os projetos elaborados estejam de acordo com o Currículo da CEGB SEE-SP e se integrem a Proposta Pedagógica da Escola, ao Plano de Ensino da disciplina ou da área de conhecimento. Vale ressaltar também que os projetos devem ser desenvolvidos a partir das dificuldades e necessidades dos alunos/classes, ou podem, ainda, propor a divulgação de experiências bem-sucedidas.

Descreva em seu texto o que a escola pretende com o desenvolvimento do projeto, ou seja, deixe claro quais são os objetivos das ações para a “Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares”, como tais ações levarão os alunos ao enriquecimento, à ampliação, ao aprofundamento dos conteúdos escolares, ao desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à disciplina ou à área de estudos; se asseguram a aprendizagem significativa e o envolvimento do coletivo da escola e da comunidade. Não se esqueça de que os objetivos devem estar coerentes com as justificativas apresentadas.

Escreva a quantidade numérica que defina claramente o universo a ser atingido. É importante discutir se a quantidade mencionada pode ser medida e alcançada no projeto.

Descreva quais serão os passos trilhados para a elaboração e a execução do projeto. Nesse aspecto, verifique se o projeto prevê atividades que permitam o desenvolvimento das competências e habilidades; se essas atividades estão relacionadas e articuladas com o desenvolvimento do conteúdo em sala de aula; se estimulam o processo de letramento e atividades de pesquisa; se propõem o uso do laboratório e/ou de outros espaços pedagógicos existentes na escola, como sala de leitura, sala ambiente, sala de informática, sala multimeios, anfiteatro, biblioteca, quadra esportiva, jardim etc.; se propõem pesquisas de campo ou atividades ligadas ao estudo do meio ambiente; se tratam os conteúdos numa perspectiva contextualizada e se garantem uma abordagem interdisciplinar.

Além disso, verifique se o projeto possibilita a execução de atividades diversificadas, tais como: a utilização de internet, vídeos, fotografias, visitas, leitura de artigos de revistas, jornais etc.; se leva em consideração os materiais didáticos já disponíveis na escola e se estimula a sua utilização; se promove o desenvolvimento da formação da cidadania; se contém planos de acompanhamento e avaliação e, caso haja envolvimento de parceria(s), verifique se suas funções estão claramente definidas.