Iª. Orientação Técnica para Professores Coordenadores Orientações/2016

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Programa Ler e Escrever
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Núcleo Pedagógico DE Centro Sul
Decisões.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
REGISTROS.
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
O profissional da gestão escolar e suas implicações
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Atividade complementar 04 e 05
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
1ª Formação de Professores Coordenadores
1ª Formação de Professores Coordenadores
REPLANEJAMENTO 2015.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
Professor Coordenador de Apoio
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Iª. Orientação Técnica para Professores Coordenadores Orientações/2016
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Revisita ao PPP.
"A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey.
  Diretoria de Ensino Leste 2 Núcleo Pedagógico Orientação Técnica - Programa: Ler e Escrever Anos Iniciais 2016.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA”
Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Núcleo Pedagógico 15 e 16/03/2016.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
O papel pedagógico do órgão gestor
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Transcrição da apresentação:

Iª. Orientação Técnica para Professores Coordenadores Orientações/2016 Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Núcleo Pedagógico Iª. Orientação Técnica para Professores Coordenadores Orientações/2016

PAUTA 1º momento Informes 2º momento Rotina do PC 4º momento Café   2º momento Rotina do PC Café 3º momento Diretrizes Almoço 4º momento Exemplos e possibilidades Café 5º momento Reflexão 6º momento Considerações e avaliação

OBJETIVOS   Informar as ações do Núcleo Pedagógico a serem desenvolvidas em conjunto com os PCs das Unidades Escolares; Subsidiar os Professores Coordenadores a respeito das diretrizes a serem utilizadas nas orientações à equipe escolar no momento do planejamento do ano letivo de 2016 nos segmentos que a Unidade de Ensino oferece; Identificar os aspectos de planejamento de cada segmento de ensino e suas interligações;

EQUIPE – NUCLEO PEDAGÓGICO – DER CARAPICUÍBA 1º MOMENTO - INFORMES EQUIPE – NUCLEO PEDAGÓGICO – DER CARAPICUÍBA NOME FUNÇÃO AFONSO APARECIDO PORTO - PCNP BIOLOGIA ANA PAULA GONÇALVES DA SILVA - ANALISTA S. CULTURAL ANDREIA DE JESUS - PCNP ANOS INICIAIS ANTONIA ZULMIRA DA SILVA - PCNP MATEMÁTICA ANTONIO COSTA ANDRADE FILHO - PCNP ARTE CRISTINA MEDUNECKAS - PCNP FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DEBORA SILVA BATISTA * - PCPN LING. PORTUGUESA DOUGLAS BARBOSA QUEIROZ - ESTAGIÁRIO UNIVERSITÁRIO EDILSON FERNANDES PEREIRA DA SILVA - PCNP QUIMICA E FISICA ERALDO FIRMINO - PCNP ED. FISICA FABIANA VIEIRA PECA ARAUJO - PCNP ED. ESPECIAL FLAVIO WILSON DE OLIVEIRA PEREIRA - PCNP LEM ISABEL BONADIO - PCNP ESC. DA FAMILIA JAMILE GEBARA - PCNP PROGRAMAS E PROJETOS MARIA ANGELA DA SILVA QUEIROZ - PCNP ANOS INICIAIS MARYCILDA PERINI - PCPN ANOS INICIAIS MICAELA ANDREA COSTA FREITAS PEDRO - PCNP ANOS INICIAIS MILER RODRIGO PEREIRA - PCNP CIÊNCIAS MÔNICA ESTEVAM - DIR. TECNICO I PATRICIA DE MACEDO SOUZA LOSADA - PCNP PROGRAMAS E PROJETOS SERGIO ANTUNES - PCNP MATEMÁTICA WILLIAN RUOTTI - PNCP LING. PORTUGUESA

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES COORDENADORES EM POLOS Previsão de 7 encontros FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE TODAS AS DISCIPLINAS Foco no Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Início em Março/2016 (o cronograma será disponibilizado no site da DE)

Previsão de início: março/2016. PLANTÃO PEDAGÓGICO O objetivo central desta ação é atender às demandas pontuais das escolas no desenvolvimento das atividades relacionadas às diferentes áreas/disciplinas do Currículo. Ocorrerá às terças-feiras com agendamento prévio (orientaremos, posteriormente, os procedimentos para agendamento). Previsão de início: março/2016. CURSO Oferecer aos professores das diferentes disciplinas / segmentos, cursos de pequena duração (30 horas) de forma descentralizada com a finalidade de fornecer subsídios para compreensão e aprofundamento da estrutura e contextualização do Currículo e organizar as atividades em sala de aula. Previsão: 4 cursos que serão divulgados oportunamente

ACOMPANHAMENTO NAS UNIDADES ESCOLARES Visando o atendimento às escolas, os PCNPs serão divididos por setores e estima-se que cada PCNP atenderá em média 4 escolas. Acompanhamento de Gestão Pedagógica – foco na parceria com o PC no sentido de orientar as ações pedagógicas com foco na observação, no desenvolvimento de pontos de atuação coordenadora quanto ao desempenho dos alunos, análise de indicadores, alinhamento ao Currículo Oficial, formação continuada e gerenciamento de projetos. Acompanhamento de Gestão de Sala de Aula- foco na aplicação do Currículo Oficial, no caráter metodológico, no processo de ensino e aprendizagem, na análise de registros e desempenho dos alunos, nos temas e conteúdos apresentados, na aplicação de recursos pedagógicos e nos projetos.

ATENÇÃO ! Devido a demanda de formações previstas e as diferentes disciplinas que serão atendidas, solicitamos. Neste sentido, solicitamos que preveja o momento em que você e o profissional convocado planejem a formação em ATPC que foi proposto na O.T. Entendemos que todos os profissionais convocados sejam socializadores na Unidade Escolar da formação recebida. Acreditamos em uma parceria entre PCNPs Equipe Gestora - Docentes de forma a atuar efetivamente na escola visando a melhoria do processo ensino aprendizagem e, consequentemente, o progresso do (a) estudante.

ALGUNS SITES IMPORTANTES ! Secretaria da Educação - http://www.educacao.sp.gov.br/ Intranet - http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/portal/site/Intranet/ EFAP - http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/efap/in%C3%ADcio.aspx Secretaria Escolar Digital – https://sed.educacao.sp.gov.br/ DER Carapicuíba - http://decarapicuiba.educacao.sp.gov.br/

decarnpe@educacao.sp.gov.br E-MAIL NÚCLEO PEDAGÓGICO É mais um canal de comunicação aberto para solicitações, informações criticas, sugestões e elogios...

Planejamento É um momento importante do fazer pedagógico da Escola. É o ponto de partida. É momento de se dar o pontapé inicial, levantar os recursos, recortar os conhecimentos  e desenhar o caminho a ser seguido. Planejar não é só preencher papel, é fazer recortes e refletir sobre o que pode ser feito. Que esforço vamos fazer, que recursos vamos utilizar e quais caminhos vamos trilhar para conseguirmos alcançarmos a aprendizagem significativa e efetiva para as nossas crianças, adolescentes e jovens.  Desejamos a todos um ótimo trabalho coletivo !

Descreva as atividades que compõem sua rotina de trabalho na U.E. 2º Momento Rotina Descreva as atividades que compõem sua rotina de trabalho na U.E.

Socialização Vamos descrever nossas rotinas . Acompanhar os resultados de desempenho acompanhamento de sala de aula acompanhamento de registros reunião de gestão feedback aos professores Observação de sala de aula visitas aos ambientes pedagógicos. preparação de pauta atendimento aos pais de alunos Encaminhamentos ao conselho tutelar controle da sala de acessa Divulgação de informes acompanhamento da entrada dos alunos Pesquisa e leitura textos Leituras de emails visitas aos sites Atpc

Ponderação Horário de estudos; Planejamento da ATPC ; Acompanhamento das aulas; Acompanhamento de registros; Acompanhamento ao professor auxiliar; Planejamento e organização dos materiais didáticos existentes na Escola. Projetos e programas. Resolução SE Nº 75/2014 de 31/12/2014

Resolução SE Nº 75/2014 DOE - 31/12/2014 Ponderação Resolução SE Nº 75/2014 DOE - 31/12/2014

Resolução SE Nº 75/2014 DOE - 31/12/2014 Ponderação Resolução SE Nº 75/2014 DOE - 31/12/2014

Comparação Agora confronte os pontos convergentes e divergentes entre a sua rotina e o que está proposto na Resolução SE Nº 75/2014 – (10´)

Socialização Vamos descrever nossas conclusões? Convergências Divergências Considerações

Socialização Divergências Convergências Mecanismo de apoio escolar Acompanhamento da entrada de aluno Encaminhamento ao conselho tutelar Administração do acessa Acompanhamento do intervalo Atuar como inspetor de aluno Recepção em portaria escolar Atender casos de indisciplina Controle de frequência Atendimento aos pais Administrar ausências de professores Levar trabalho para casa Convergências Planejamento e organização das ATPCs Atendimento aos alunos Acompanhamento em sala de aula Planejamento e organização dos materiais Trabalho de forma cordial Trabalho em equipe Análise dos indicadores Acompanhamento da PP juntamente com os professores

Socialização Acompanhar os resultados de desempenho Vamos descrever nossas conclusões? Rotina Acompanhar os resultados de desempenho acompanhamento de sala de aula acompanhamento de registros reunião de gestão feedback aos professores Observação de sala de aula visitas aos ambientes pedagógicos. preparação de pauta atendimento aos pais de alunos Encaminhamentos ao conselho tutelar controle da sala de acessa Divulgação de informes acompanhamento da entrada dos alunos Pesquisa e leitura textos Leituras de emails visitas aos sites Atpc Convergências Planejamento e organização das ATPCs Atendimento aos alunos Acompanhamento em sala de aula Planejamento e organização dos materiais Trabalho de forma cordial Trabalho em equipe Análise dos indicadores Acompanhamento da PP juntamente com os professores Divergências Mecanismo de apoio escolar Acompanhamento da entrada de aluno Encaminhamento ao conselho tutelar Administração do acessa Acompanhamento do intervalo Atuar como inspetor de aluno Recepção em portaria escolar Atender casos de indisciplina Controle de frequência Atendimento aos pais Administrar ausências de professores Levar trabalho para casa Considerações

Cafééé...

Socialização Mas afinal de contas... Quais Diretrizes regem estas rotinas?

3º Momento Subsidiar os Professores Coordenadores a respeito das diretrizes a serem utilizadas nas orientações à equipe escolar no momento do planejamento do ano letivo de 2016 nos segmentos que a Unidade de Ensino oferece.

Planejamento É um momento importante e imprescindível no início do ano letivo, pois permite que os membros da escola reflitam sobre:

Planejamento a avaliação das ações do ano anterior, ponderando as que tiveram impacto positivo nas aprendizagens dos alunos; os objetivos educativos e as expectativas de aprendizagem (ou Competências e Habilidades) para as diferentes áreas do conhecimento; a revisão das ações que necessitam de ajustes, ou seja, a didática e os procedimentos utilizados em sala de aula foram adequados? esse momento não se restringe ao programa de conteúdos a serem ministrados ao longo do ano, vai muito além: ele faz parte do plano geral da escola que, por sua vez, inclui as metas definidas a curto, médio e longo prazo a serem alcançadas.

Planejamento Quais os instrumentos utilizados no decorrer do ano anterior para compor os diagnósticos?

Conselho de classe e série Planejamento Conselho de classe e série A participação do professor coordenador no conselho de classe/série; As ações necessárias (pré, durante e pós- conselho) para a construção de indicadores.

Multi, Pluri, Inter e Transdisciplinaridade Planejamento Multi, Pluri, Inter e Transdisciplinaridade As ações visaram discutir o seguinte problema: “A fragmentação do conhecimento, que se generaliza e se reproduz por meio da organização social e educacional, dificultando a aprendizagem significativa dos educandos” Buscou-se: “o desenvolvimento das ações com sua equipe com base nos conceitos atuais de Multi, pluri, inter, trans, metadisciplinar”

Avaliação Curricular nas diversas áreas Planejamento Avaliação Curricular nas diversas áreas Objetivo: “Refletir sobre os elementos que constituem os instrumentos de avaliação, bem como os critérios utilizados para sua elaboração”. AVALIAR Selecionar? Formar?

Materiais e recursos pedagógicos Planejamento Materiais e recursos pedagógicos Objetivo: “Refletir sobre o uso de materiais didático-pedagógicos disponíveis na Unidade Escolar e como eles tem sido utilizados pela equipe docente a partir da mediação do Professor Coordenador”.

O objetivo do encontro: Estudo da parametrização das Matrizes de Referência das avaliações do SAEB e SARESP com a plataforma “Foco Aprendizagem” O objetivo do encontro: “proporcionar reflexão das Matrizes do SAEB e do SARESP para auxiliar no desenvolvimento do Currículo Oficial do Estado de São Paulo” Níveis de Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática Diálogo possível entre SARESP, SAEB e PISA Apresentação da Plataforma Foco Aprendizagem Planejamento

LÍNGUA PORTUGUESA Planejamento

Planejamento

MATEMÁTICA Planejamento

Planejamento

Tá bom.... Entendi tudo! Mas onde entram os projetos e a Educação Especial?

Planejamento Programas e Projetos Os Programas oferecidos pela SEE-SP; Os Projetos já desenvolvidos; As ações alinhadas com o Currículo; Reflexão sobre as ações que deram certo no ano anterior, verificando a possibilidade de implantação.

Planejamento Educação Especial Construção do PEI Documentação/CIMA; Adaptação Curricular; Conhecimento do aluno.

Ebaaa. Almoçooo...

E agora?

E agora? AAP Foco na aprendizagem INDICADORES DE APRENDIZADO Outros

E agora? Exemplo: Indicadores de APRENDIZADO Foco na aprendizagem

E agora? DIMENSÃO Foco na aprendizagem Diretoria de ensino Escola Sala de Aula Aluno Competências e habilidades Habilidade H6 Língua Portuguesa

E agora? Foco na aprendizagem DIMENSÃO Competências e habilidades Habilidade H6 Língua Portuguesa H06 - Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto.

E agora? Competências e habilidades Habilidade H6 H06 - Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto. Quais áreas? Quais Situações de Ensino e Aprendizagem? Como alinhar? Quais Disciplinas? Como avaliar? Quando aplicar? Como aplicar? Peculiaridade de segmento.

Quais áreas/disciplinas ? E agora? Competências e habilidades Habilidade H6 H06 - Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto. Exemplo – Anos finais 6º ano /1º bimestre Quais áreas/disciplinas ? CNT – Ciências CHT – História LCT – Ed. Física Matemática VOLTAR

E agora? Eagora? Competências e habilidades Habilidade H6 H06 - Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto. Exemplo – Anos finais/bimestre/ Alinhamento - Por comparação de documentos ( Currículo, Diário, Caderno etc...) Avaliação – Inserção da habilidade nas avaliações das disciplinas e Verificação de rendimento. Como aplicar – A critério do professor. Quais Situações de Aprendizagem – A critério do professor. VOLTAR

E agora? H06 - Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto. Exemplo – Anos finais/bimestre Quais Situações de Aprendizagem/habilidades – A critério do professor. Exemplo – 1º bi/6º ano Ciências - Identificar, em ambientes (ou em textos descritivos de ambientes), elementos essenciais à manutenção da vida dos organismos que neles se desenvolvem. História - Identificar a existência das diferentes linguagens das fontes históricas. Ed. Física - Identificar diferentes tipos de jogos e reconhecer seus significados socioculturais. Matemática – Saber realizar as operações de adição e subtração de frações de modo significativo. VOLTAR

E agora? Competências e habilidades Habilidade H6 H06 - Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto. Peculiaridade de segmento. O Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano) II - Ciclo Intermediário, do 4º ao 6º ano; Interrelações III - Ciclo Final, do 7º ao 9º ano. Interrelações: Atitudinais Procedimentais Conceituais Res.73/2014 Interrelações Ensino Médio

Artigo 5º - O Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano) - tem como finalidade propiciar aos alunos a alfabetização, o letramento das diversas formas de expressão e de iniciação ao aprendizado de Matemática, Ciências, História e Geografia, de modo a capacitá-los até o final deste Ciclo, a fazer uso da leitura, da linguagem escrita e das diversas linguagens utilizadas nas diferentes situações de vida, dentro e fora do ambiente escolar.

Artigo 6º - O Ciclo Intermediário (4º ao 6º ano) tem como finalidade assegurar aos alunos a continuidade e o aprofundamento das competências leitora e escritora, com ênfase na organização e produção escrita, em consonância com a norma padrão, nas diferentes áreas de conhecimento.

O Ciclo Final (do 7º ao 9º ano) – tem como finalidade assegurar a consolidação das aprendizagens previstas para este Ciclo, contemplando todo o currículo escolar estabelecido para o Ensino Fundamental.

O Ensino Médio (1º ao 3º ano) – Segundo a LDB 9394/96, em seu artigo 35º, é a seguinte: I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

E agora? Como sua escola garante a terminalidade do Ensino Médio?

Caféee...

E agora? Como sua escola garante a terminalidade dos ciclos? (Painel) Construção de planilha indicativa; Planos de intervenção; Execução de plano compilando os conteúdos do bimestre e procedendo análise; Plano de ação e intervenção; Atividades de avaliação com relatório acompanhado pelo aluno; Observação de sala de aula; Análise por amostragem dos registros do aluno;

Quais Situações de Ensino e Aprendizagem? Exemplo Planilha/relatório Quais Situações de Ensino e Aprendizagem?

REFLEXÃO O que deve ser priorizado nos três dias de planejamento ? (Chuvas de ideias) 1º dia 2º dia 3º dia Café; Acolhimento; Novos professores; Pauta; Normas docentes; Legislação; Informes do GOE; Informes do Diretor; Calendário escolar; Rotina do Coordenador; Apresentação dos projetos da DE; Orientação do diário; Estudos de diagnóstico por planilhas; Organização do ATPC; Análise de indicadores; Retomada dos conceitos da avaliação; Critérios de avaliação; Critérios de Recuperação; Potencialidades e fragilidades; Retomada do PPP; Oficinas; Preenchimento das planilhas de planejamento; Retomada de habilidades 4 bi; Disponibilizar as matrizes ; Projetos específicos da escola; Disponibilizar materiais pedagógicos; Preenchimento de planilhas de planejamento; Discussão e reflexão por área/disciplina; Plano de ação; Recepção dos alunos.

REGISTRO Sugestão de modelo de planejamento Matriz de referência: a partir do diagnóstico Alinhamento

Planejamento: 1º Bimestre Disciplina: Educação Física Professor: Anos/Séries: 6°ano Indicadores para um PIP   Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo. Conteúdos Abordados PROJETOS ESCOLARES Contempla o Currículo? Estratégias utilizadas materiais necessários Avaliação / Recuperação: Como e Quando? Por exemplo: qual(is) conteúdos não foram trabalhados no ano anterior; Indicadores internos (conselho de classes); AAP, Foco Aprendizagem, Outros.....

Avaliação do Encontro