Curso de Administração Disciplina: TGA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Advertisements

Abordagem Estruturalista da Administração
Tema: Behaviorismo Max Weber e a Abordagem Burocrática da Administração.
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA
Características Principais:
Abordagem estruturalista
Escola Burocrática.
A contribuição de Max Weber
ESCOLA BUROCRÁTICA Teoria da Burocracia.
Faculdades de Ciências Sociais e Humanas Sociologia das Organizações
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
A ADMINISTRAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES
Burocracia X Estruturalismo
APO Administraçao por objetivo
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Administração Modelo burocrático de organização Aula 07 Jorge Surian
A ABORDAGEM DA BUROCRACIA
Abordagem Estruturalista da Administração
DISCIPLINA: Teorias da Administração
Capítulo 6 Organização.
Max Weber em 1864 * Sistema econômico e sociedade
Weber: Dominação legal (Obediência as regras e não a pessoa)
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
TEORIAS ADMINISTRATIVAS COM ÊNFASE NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Ferramentas da Administração
Administração Geral - Aula 03
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
Homem, Cultura e Sociedade
ABORDAGEM BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Burocracia O sistema de garantias é uma criação humana, um modelo ideal, dentro de uma concepção política do funcionamento da sociedade em relação a.
Burocracia.
Luís Vitorino Mário Paracana Rúben Antunes Sara Santos
Teoria Geral da Administração
Teoria Geral da Administração
Capítulo 6 A Teoria da Burocracia.
Danielle Karst Riccardi – 2008/1
Teorias da Administração
Modelo Burocrático de Organização
Disfunções da Burocracia segundo outros autores
Burocracia e Estruturalismo
Teoria da Burocracia Racionalidade da Burocracia
Tipos Puros de Dominação Legítima
O PODER NAS ORGANIZAÇÕES
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
TEORIA ESTRUTURALISTA
A TEORIA DA BUROCRACIA MAX WEBER ( ).
Modelo Burocrático de Organização
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Fundamentos de Burocracia
Estrutura e Dinâmica Social
Servidor como Agente da Ação Estatal
Os desdobramentos da Abordagem Estruturalista
Bacharelado em Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração
Abordagem Estruturalista
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 06
Modelo Burocrático de Organização
TGAI1 A BUROCRACIA É A ORGANIZAÇÃO RACIONAL E EFICIENTE POR EXCELÊNCIA MODELO BUROCRÁTICO DAS ORGANIZAÇÕES MAX WEBER – INGRESSOU COM DEZOITO.
BUROCRACIA Uma das primeiras aplicações do termo Burocracia data do século XVIII , onde o termo era carregado de forte conotação negativa, designando aspectos.
Introdução à Administração
Prof. Gabriela LottaEDS Aula 4: Weber, a Política e a Burocracia, os Tipos de Dominação Estrutura e Dinâmica Social.
RESTROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
BUROCRACIA DE MAX WEBER Prof. Helenita R. da Silva Tamashiro Curso: Administração Turma: 2ª Etapa.
Teorias da Administração
Racionalidade moderna, autoridade e Burocracia Origem, desenvolvimento e aplicação Texto compilado do capítulo 11 da obra de Idalberto Chiavenato, "Introdução.
Weber e a Burocracia Luciano Thomé e Castro. Introdução: Weber Importante cientista social e jurista alemão. Na década de 20 publicou estudos sobre o.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
Teoria da Burocracia.
Prof(a) Sandra Maria Teoria Geral da Administração 1 Burocracia ?
Transcrição da apresentação:

Curso de Administração Disciplina: TGA TEORIA DA BUROCRACIA DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Glauber Pereira, M.Sc.

TEORIA DA BUROCRACIA O aparecimento das burocracias coincidiu com o despontar do capitalismo, caracterizando a economia do tipo monetário, o mercado de mão-de-obra, o aparecimento do estado nação centralizado. O século XX representa o século da burocracia. A burocracia foi uma invenção social aperfeiçoada no decorrer da revolução industrial, com a finalidade de organizar detalhadamente e de dirigir rigidamente as atividades das empresas com maior eficiência possível.

TEORIA DA BUROCRACIA Os dirigentes das organizações burocráticas – sejam os proprietários ou não – possuem um poder muito grande e elevado status social e econômico. Max Weber (1947) estudou as organizações sob um ponto de vista estruturalista, preocupando-se com sua racionalidade, isto é, com a relação entre os meios e recursos utilizados e os objetivos a serem alcançados pelas organizações burocráticas.

Teoria Estruturalista TEORIA DA BUROCRACIA Abordagem Estruturalista Teoria da Burocracia Teoria Estruturalista Ênfase na estrutura Ênfase na estrutura, nas pessoas e no ambiente

Origens da Teoria da Burocracia Década de 1940 Fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas (contraditórias, sem abordagem global e integrada dos problemas organizacionais, pontos de vistas extremistas); Necessidade de um modelo de organização racional (capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas); O crescente tamanho e complexidade das empresas (passaram a exigir modelos organizacionais mais bem-definidos); O ressurgimento da Sociologia da Burocracia (Max Weber).

TEORIA DA BUROCRACIA Origens da burocracia A burocracia é forma de organização humana que se baseia na racionalidade; Época da antiguidade: a burocracia emerge como mediação entre os interesses particulares e gerais em função do modo de produção asiático para explorar obras hidráulicas, coordenando e explorando os esforços da sociedade subordinada por meio de apropriação de terra do estado.

APARATO ADMINISTRATIVO TEORIA DA BUROCRACIA Tipos de sociedade e suas características (Segundo Weber). TIPOS DE SOCIEDADE CARACTERÍSTICAS EXEMPLOS APARATO ADMINISTRATIVO Tradicional Patriarcal e patrimonialista. Conservantismo. Clã, tribo, família, sociedade medieval. Forma patrimonial e forma feudal. Carismática Personalista, mística e arbitrária. Revolucionária. Grupos revolucionários, partidos políticos, nações em revolução. Inconstante e instável. Escolhido pela lealdade e devoção ao líder e não por qualificações técnicas. Legal, racional ou burocrática Racionalidade dos meios e dos objetivos Estados modernos, grandes empresas e exércitos Burocracia

TEORIA DA BUROCRACIA TIPOS DE AUTORIDADE A autoridade representa o poder institucionalizado e oficializado. A autoridade proporciona o poder. Poder, para Weber, é a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra qualquer forma de resistência e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade. Poder é a possibilidade de imposição de arbítrio por parte de uma pessoa sobre a conduta das outras.

TEORIA DA BUROCRACIA AUTORIDADE 2 Poder 3 Dominação 1 Autoridade

APARATO ADMINISTRATIVO TEORIA DA BUROCRACIA Tipos de autoridade e suas características (Segundo Weber). TIPOS DE AUTORIDADE CARACTERÍSTICAS LEGITIMAÇÃO APARATO ADMINISTRATIVO Tradicional Não é racional. Poder herdado ou delegado. Baseada no “Senhor”. Tradição, hábitos, usos e costumes. Forma patrimonial e forma feudal. Carismática Não é racional, nem herdada, nem delegável. Devoção afetiva, pessoal e emocional. Baseada no “carisma”. Características pessoais (heroísmo, magia, poder mental) carismáticas do líder. Inconstante e instável. Escolhido pela lealdade e devoção ao líder e não por qualificações técnicas. Legal, racional ou burocrática Legal, racional, impessoal formal. Justiça da lei. Promulgação e regulamentação de normas legais previamente definidas. Burocracia

TEORIA DA BUROCRACIA Três fatores para o desenvolvimento da burocracia segundo Weber: Desenvolvimento da economia monetária A moeda racionaliza as transações econômicas Fortalece a administração burocrática. Crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do Estado Moderno A superioridade técnica do modelo burocrático – em termos de eficiência.

TEORIA DA BUROCRACIA Burocracia é entendida como uma organização onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes.

TEORIA DA BUROCRACIA Características da Burocracia Segundo Weber Caráter legal das normas e regulamentos. Caráter formal das comunicações. Caráter racional e divisão do trabalho. Impessoalidade nas relações. Hierarquia de autoridade. Rotinas e procedimentos padronizados. Competência técnica e meritocracia. Especialização da administração.

TEORIA DA BUROCRACIA Profissionalização dos participantes. É um especialista É assalariado É ocupante de um cargo É nomeado pelo superior hierárquico Seu mandato é por tempo indeterminado Segue carreira dentro da organização É fiel ao cargo e identifica-se com os objetivos da empresa Administrador profissional tende a controlar cada vez mais as burocracias 10.Completa previsibilidade do funcionamento

Vantagens da burocracia (Weber): TEORIA DA BUROCRACIA Vantagens da burocracia (Weber): Racionalidade; Precisão na definição do cargo e na operação; Rapidez nas decisões; Uniformidade de rotinas e procedimentos; Redução do atrito entre as pessoas; Confiabilidade; Benefícios para as pessoas na organização.

Disfunções da Burocracia TEORIA DA BUROCRACIA Disfunções da Burocracia Internalização das normas Excesso de formalismo e papelório Resistência a mudanças Despersonalização do relacionamento Categorização do relacionamento Superconformidade Exibição de sinais de autoridade Dificuldade com clientes.

TEORIA DA BUROCRACIA Interação da Burocracia com o Ambiente Adaptação da burocracia às exigências externas dos clientes; Adaptação da burocracia às exigências internas dos participantes.

As Dimensões da Burocracia (Hall): TEORIA DA BUROCRACIA As Dimensões da Burocracia (Hall): Divisão do trabalho baseado na especialização funcional; Hierarquia de autoridade; Sistema de regras e regulamentos; Formalização das comunicações; Impessoalidade no relacionamento entre as pessoas; Seleção e promoção baseadas na competência técnica.

Críticas da Teoria da Burocracia O excessivo racionalismo da burocracia; Mecanicismo e as limitações da “Teoria da Máquina”: Especialização das tarefas Padronização do desempenho da função Unidade de comando e centralização da tomada de decisão Conservantismo da burocracia; Abordagem de sistema fechado; Abordagem descritiva e explicativa;

01. Quais são as origens da teoria da burocracia? Questões 01. Quais são as origens da teoria da burocracia? 02. Cite os três tipos de autoridade do modelo burocrático de organização e suas características. 03. Quais são as principais características do modelo burocrático de organização? 04. Descreva as principais vantagens e disfunções do modelo burocrático de organização.