Gestão Estratégica da Informação Encontro Anual de Administração UNIP – Universidade Paulista 15/09/2010 Prof. Rosalvo Ermes Streit

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Transcrição da apresentação:

Gestão Estratégica da Informação Encontro Anual de Administração UNIP – Universidade Paulista 15/09/2010 Prof. Rosalvo Ermes Streit

Organizações orientadas por funções Organogramas tradicionais e visão parcial Cliente, produtos, fluxos de trabalho (?) Herança da revolução industrial Exagero na divisão de tarefas (hiper-especialização) Vários níveis hierárquicos Responsabilidade pelo desempenho total na cúpula Organizações: Visão Funcional e Processual GONÇALVES, J. E. L. Processo, que processo? Revista de Administração de Empresas, v.40, n.4, 2000.

Organizações orientadas por funções Vantagens Máximo desenvolvimento de habilidades especializadas Especialização do trabalho Divisão efetiva do trabalho em termos de custos Organizações: Visão Funcional e Processual

Adaptado da apresentação Estrutura Organizacional, LGTI, UFSC. Organizações: Visão Funcional e Processual

Organizações orientadas por processos Contempla cliente, produto e fluxo de trabalho Mostra relacionamentos internos entre cliente- fornecedor Mostra processos e fronteiras (interfaces funcionais) GONÇALVES, J. E. L. Processo, que processo? Revista de Administração de Empresas, v.40, n.4, Organizações: Visão Funcional e Processual

Adaptado da apresentação Processos, LGTI, UFSC. Organizações orientadas por processos Organizações: Visão Funcional e Processual

Laudon, Kenneth & Laudon, Jane. Sistemas de Informações Gerenciais. Organizações: Visão Funcional e Processual

Processos e fluxo informacional Os fluxos de informações podem ser estudados como processos que agregam valor à informação Gestão da informação deve ser adequada às necessidades de negócio da organização Deve permitir a definição, avaliação e tratamento de dados e informações, de forma a subsidiar os gestores nos processos de tomadas de decisão Organizações: Visão Funcional e Processual

Dados Inteligência Conhecimento Informação Processamento Análise Síntese Experiência Aprendizado Elaboração Níveis Hierárquicos da Informação

Conjunto estruturado de atividades que espelha a forma pela qual uma organização captura, distribui, e usa informação e conhecimento (Davenport, 1997) Aplicação de princípios administrativos à aquisição, organização, controle, disseminação e uso da informação para a operacionalização efetiva de organizações de todos os tipos( Wilson, 1997) “Gerenciamento de todo o ambiente informacional de uma organização” (Davenport, 1994) Gestão da Informação DAVENPORT, Thomas H. Information Ecology. Oxford: Oxford University Press, 1997 Wilson, T. D. Information management. In: International Encyclopedia of Information and Library Science. London: Routledge, 1997 DAVENPORT, Thomas H. Reengenharia de processos. Rio de Janeiro: Campus, 1994

Dados Informações quando por quem para quem como Gestão da Informação

Processo de gestão da informação Determinação das exigências de informação Obtenção de informações Distribuição Uso da informação CHOO, C. W. Information management for the intelligent organization: The art of scanning the environment. 2.ed. Medford, N. J.: Information Today, (ASIS monograph series). Produtos e serviços de informação Distribuição da informação Organização e armazenamento da informação Uso da informação Comportamento adaptado Aquisição da informação Necessidade de informação Gestão da Informação

“Existem dados, mas faltam informações” (Goldratt, 1985)

Características que definem a utilidade da informação Qualidade da informação Acurácia (confiabilidade): representação do que se supõe que represente Precisão: nível de detalhe suficiente para o uso a que se destina Completeza: adequação para a realização da tarefa Idade: tempo decorrido desde a sua produção Temporalidade: idade adequada para a necessidade Fonte: definição de quem produziu (empresa, pessoa,...) Acessibilidade da informação Disponibilidade: existência e acesso efetivo pelo usuário Restrições de acesso: condições específicas para seu uso Apresentação da informação Formato: organização e aparência apresentada para o usuário Nível de sumarização: comparação entre o número de itens no dado original e número de itens disponibilizados ALTER, S. Information Systems: a management perspective.2.ed. Menlo Park. CA: Benjamin e Cummings, Gestão da Informação

Base de Dados processo 1 processo n processo 2 processo 3processo 4 Gestão da Informação

Equilíbrio entre informação e tecnologia é fundamental Permite a manipulação, recuperação e uso da informação Organiza, representa e visualiza a informação Obtenção de informações Combate ao excesso de informação Adaptado de GOUVEIA, L. B. Gestão da informação: Oportunidade ou necessidade? Apresentação no IESF, ponto de equilíbrio tecnologia informação

Gestão da Informação Excesso de informação A visualização de dados ajuda a lidar com o excesso de informações Many Eyes: projeto de visualização de informações da IBM alizations/bovespa Todas as companhias listadas na Bovespa em Novembro de O tamanho de cada retangulo se refere ao valor de mercado de cada companhia. A cor se refere à valorização nos ultimos 12 meses tecnologia informação

Gestão da Informação Exemplo Projeto Many Eyes

Gestão da Informação Exemplo Projeto Many Eyes

Informação e Estratégia Contexto estratégico da economia da informação Informação será cada vez mais a base para o sucesso frente à concorrência Necessidade de definição clara do papel da informação em cada empresa Percentual significativo do orçamento alocado em recursos para gerenciamento da informação Investimento ou custo X valor da informação Informação como ferramenta estratégica A informação é insumo básico do processo decisório, constante nas organizações O valor da informação está associado ao seu papel no processo de tomada de decisão

Novas alternativas de posicionamento/escopo Pluralismo de mercado: massa ao nicho Eliminação de barreiras de entrada Criação de barreiras de entrada Informação e Estratégia

Novas alternativas de estrutura / gestão Proposição de novas hierarquias organizacionais Alianças, parcerias e joint-venture Trabalho colaborativo à distância Informação e Estratégia

Novas competências Informação como vantagem competitiva Produtos/serviços informacionais Comercialização de informações Informação e Estratégia

Sistema Conjunto de elementos que interagem entre si e com o meio ambiente para atingir um objetivo comum Ex.: automóvel (objetivo: transportar passageiros e carga - subsistemas: motor, caixa de marchas, suspensão); computador (armazenar e processar dados – subsistemas: teclado, vídeo, CPU,...) A TI é um componente dos sistemas de informação Sistemas

Conceito É uma série de elementos ou componentes inter- relacionados que coletam, manipulam e armazenam, disseminam os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback EntradaProcessamentoSaída Feedback STAIR, Ralph. Princípios de Sistemas de Informação, uma abordagem gerencial, Livros Técnicos e Científicos S/A, Rio de Janeiro, Sistemas de Informação

ADMINISTRAÇÃO ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Laudon, Kenneth & Laudon, Jane. Sistemas de Informações Gerenciais.

Sistemas de Informação

Fonte: Anthony (1965); Turban, McLean e Wetherbe (2002); Laurindo (2008). Níveis de Decisão Sistemas de Informação

Processos Adaptado de Helmut Schindlwick, Arquitetura Corporativa

Processos Organizações Adaptado de Helmut Schindlwick, Arquitetura Corporativa

Processos Organizações Localizações Adaptado de Helmut Schindlwick, Arquitetura Corporativa

Processos Organizações Localizações Dados Adaptado de Helmut Schindlwick, Arquitetura Corporativa

Processos Organizações Localizações Dados Aplicações Adaptado de Helmut Schindlwick, Arquitetura Corporativa

Processos Organizações Localizações Dados Aplicações Tecnologia Adaptado de Helmut Schindlwick, Arquitetura Corporativa

Processos Organizações Localizações Dados Aplicações Tecnologia Definições de Usuários Adaptado de Helmut Schindlwick, Arquitetura Corporativa

Gestão Estratégica da Informação