Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão 2010/2011 Docente: - Fernanda Policarpo Discentes: - Diogo Pisco - Márcio Caetano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SETOR AUTOMOTIVO MERCOSUL E UNIÃO EUROPÉIA
Advertisements

O ESTADO DO MARANHÃO LÍDER ABSOLUTO
O QUE ESPERAR DO BRASIL NOS PRÓXIMOS ANOS?
© 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard
A Indústria Australiana de Vinho
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crise europeia e crescimento econômico no Brasil.
NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS
Elaborando Um Plano de Negócios
Análise do Meio Ambiente
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada
União europeia SÓNIA VICENTE.
A INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO NO BRASIL E SUAS PERSPECTIVAS
A REFORMA DA TRIBUTAÇÃO AUTOMÓVEL
No contexto europeu os níveis de desemprego nos diversos estados membros registam grandes assimetrias. No geral, os países do Sul como Espanha,
A Globalização.
MINISTÉRIO DAS FINANÇAS EVOLUÇÃO RECENTE E PERSPECTIVAS
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Européia.
50 º ENCONTRO DOS DESCOBRIMENTOS España - Brasil
Relatório de Política Monetária Novembro de 2010.
QI_PME Norte Benchmarking. 2ª actividade da 1ª Fase do Programa Programa QI_PME NORTE Diagnóstico Organizacional Seminário de Diagnóstico Benchmarking.
PERSPECTIVAS E POTENCIALIDADES CADEIA SUÍNA Novembro de 2003.
Pesquisa Industrial- Empresa Data 29/06/2011 Pesquisa Industrial- Produto 2009.
I. Riqueza versus rendimento II. Desigualdade da riqueza na Europa,
NOVOS MODELOS DE EMPRESA SETOR AUTOMOBILÍSTICO
1 ABIMAQ Indústria de Máquinas e Equipamentos Indicadores Conjunturais Evolução Janeiro-Dezembro/08 Janeiro de 2009.
PORTUGAL - TURQUIA RELAÇÕES COMERCIAIS Fonte: Eurostat Database Comércio Externo Portugal – Turquia.
Nome da Empresa Plano Comercial.
Vendas de automóveis Vendas de automóveis ligeiros e pesados
Quando vc estiver com sua BMW "deslizando" a 150 Km/h naquela linda pista, e perceber que os carros 1.0 da polícia não conseguem persegui-lo. Lembre-se!!!
MATRIZ BCG.
Falar com Deus Dinâmica ...QUEM OLHA PARA FORA SONHA, QUEM OLHA PARA DENTRO DESPERTA... CARL JUNG.
Ano III Abril 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Mercado Mundial de Álcool e Flex Fuel Roberto Giannetti da Fonseca Fevereiro de 2004.
1 Apresentação dos Resultados 2005 Webcast - 10/03/2006.
Como a atual política econômica e fiscal afeta o varejo
REGIME DE DRAWBACK O Regime de Drawback é um incentivo a exportação. Ele confere isenção de impostos na importação da matéria prima destina a fabricação.
Orçamento da UE e as Perspectivas Financeiras
Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais Aula 10_ “um mundo dominado por CGV”: a visão da OCDE profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre.
UNIÃO EUROPÉIA.
Apresentação COSEC1 Apresentação sectores e mercados África do Sul Missão Exportar 2008.
A moeda utilizada em nosso país vem se modificando de acordo com as políticas econômicas ocorridas ao longo do tempo na história da humanidade. Fique por.
Indicadores Macroeconômicos
Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University, Fundação Getúlio Vargas e CFO magazine 1 Perspectivas de Negócios na América Latina.
Cadeia de Valor.
Economico SEMANÁRIO SEGUNDA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2010 | Nº 3890PREÇO (IVA INCLUÍDO): CONTINENTE 1,60 EUROS.
Ano III Fevereiro 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Artigo 13.º (Princípio da igualdade) 1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. 2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado,
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Capítulo 2 : Conceitos Introdutórios
INVISTA NO CANADÁ.
Plataforma Mundial de E-commerce local
Curso de Administração de Publicidade e Marketing 2º Ano Unidade Curricular de Mercados e Negociação Comercial Mercado Automóvel: Objecto de estudo: Empresa.
Discentes: Paulo Pintor Filipe Bento Docente: Fernanda Policarpo Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão Administração.
Mercado e Negociação Comercial
Mercado e Negociação Comercial
Como a água de Côco Sococo pode penetrar no mercado australiano ?
NOTÍCIAS “Certificados de aforro” e “Pânico na Bolsa” Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa Finanças e Contabilidade Introdução as Finanças.
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
Perspectivas de Investimentos para 2016
M ERCADO DE C APITAIS Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre Licenciatura em Administração de Publicidade e Marketing – 2º ano 2º Semestre.
Mercado Eléctrico Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão Administração de Publicidade e Marketing 2º Ano 2010/2011.
Escola superior de tecnologia e Gestão Instituto politécnico de Portalegre Mercado do Petróleo Crítica Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial.
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão Docente: Fernanda Policarpo Discente: João Pacheco, nº15398 Administração de.
Seminário Internacional sobre Políticas Públicas de Livros e Regulamentação de Preços MESA 3: PANORAMA DO MERCADO LIVREIRO NACIONAL Luís Antônio Torelli.
O BRASIL QUE ACELERA Reportagem da Revista EXAME nos Informa Que o País Vive o Melhor Momento Econômico das Últimas Três Décadas Conforme a Revista Está.
OBSERVATÓRIO DO VINHO Análise de Mercados de Exportação EUA – Canadá – Brasil - Angola.
Departamento de Estatística Área da Central de Balanços Vitor Lopes 29 abril 2016 | Coimbra Caraterização do setor exportador em Portugal.
Transcrição da apresentação:

Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão 2010/2011 Docente: - Fernanda Policarpo Discentes: - Diogo Pisco - Márcio Caetano - Paulo Leirôa

Mercado Automóvel em Portugal Balanço do sector automóvel em 2010: foram vendidas unidades, ou seja, mais 38,8% de que o ano anterior. Segundo a ACAP o anuncio da extinção do programa de incentivo ao abate de veículos em fim de vida foi um forte contributo para este aumento. O aumento da taxa do IVA o agravamento do ISV(Imposto Sobre o Veiculo) e do IUC (Importo Único de Circulação) também contribuíram para o aumento da procura, segundo a mesma fonte. O sector automóvel é o que gere mais receitas fiscais para o Estado. Em 2010 as receitas subiram 6,4 Mil Milhões de euros, o que equivale a 20% das receitas fiscais do país. Para 2011 a ACAP prevê uma queda de 23,3% face ao ano 2010.

Maiores Mercados de Automóveis e Marcas No final do ano 2010 a China acabou como líder no mercado automóvel com uma subida de 35,1% em relação a 2009 e com mais de 13 Milhões de Automóveis vendidos, os E.U.A surgem como o segundo maior mercado com uma subida de 11,2% nas vendas e a fechar o Top 3 está o Japão com um aumento de 7,5%. Entre as marcas automóveis regista-se a liderança da Toyota com 5 Milhões e meio de veículos auto mobilizados vendidos em segundo lugar encontra-se a Volkswagen com 4,4 Milhões as outras duas marcas com o numero maior de vendas são a Ford e a General Motors com 4,3 e 3,6 Milhões respectivamente. Fonte:

Vendas de Carros Ligeiros na UE Em 2011 as vendas de automóveis ligeiros de passageiros aumentaram 0,9% em relação ao ano passado. A maioria dos países registaram crescimento, variando entre (+1,2%) na Polónia e (+112,6%) na Lituânia. Entre os maiores mercados faz-se sentir um decréscimo, na Espanha (-27,6%), Itália (-20,5%) e Reino Unido (-7,7%), No entanto a França (+13,2%) e a Alemanha (+15,2) são os únicos entre os maiores mercados que registam um crescimento. O mercado Grego foi o que mais baixou com 49,1%.

Venda de Carros Novos na UE Nos dois primeiros meses do ano a venda de carros novos na UE manteve-se estável em comparação com os mesmo meses do ano passado. A maioria dos mercados teve um melhor desempenho em relação ao ano anterior, no entanto três dos cinco maiores mercados sofreram uma diminuição (Reino Unido (-10,2%), a Itália (-20,5%) e a Espanha (-25,8) Nos restantes mercados o crescimento variou entre (+1,9%) no Luxemburgo e (+114,5%) na Estónia. Fonte:

Produção Automóvel em Portugal No ano anterior foram produzidos veículos, valor que corresponde a um aumento de 26% face ao ano de 2009.

Produção Automóvel em Portugal As cinco fabricas de automóveis operacionais em Portugal apresentaram crescimentos bastantes significativos. A VN Automóveis e a Mitsubishi foram as que apresentaram maior crescimento com 129,3% e 108,8% respectivamente. A Peugeot – Citroen (37,3%) a Toyota Caetano (29,8%) e a Autoeuropa (17,8%) são as restantes. Do total dos veículos produzidos 97,4% destinam-se ao mercado externo ficando os restantes entregues ao mercado nacional, sendo que a França (36,6%) e a Alemanha (19,1%) são os maiores alvos de exportação da produção nacional.

Repartição dos custos de um veiculo novo 80% Preços de custo de fabrico 80% Preços de custo de fabrico - 60% Compra de equipamentos - 60% Compra de equipamentos - 12% Salários - 12% Salários - 8% Outros custos industriais - 8% Outros custos industriais 20% I & D e custos de distribuição 20% I & D e custos de distribuição - 10% I & D e Marketing - 10% I & D e Marketing - 10% Logística

Aquisição de um automóvel NOVO - 0 km’s - garantias de fabrica - concessionário da própria marca - assistência pós-venda - financiamentos. Usado: - Sem impostos iniciais - Pode trazer um risco que leve a despesas imprevistas. - Um carro semi-novo dentro da garantia com poucos Km será uma boa oportunidade de negocio.

Pontos de Venda - Concessionário (novos) - Stand (usados) - A particular (usados) - Jornais/Revistas da Especialidade (novos ou usados) - Internet (novos ou usados)

Vantagem de comprar um carro importado Diminuição do valor do imposto o que pode significar uma poupança na ordem dos 40% Diminuição do valor do imposto o que pode significar uma poupança na ordem dos 40%Exemplos: Um BMW X5 com 7 anos pode custar menos 37,4% Um Audi A4 com 3 anos pode custar menos 12,1% (Estes números não agradam ao sector que os vêem como uma medida para afundar o sector) Fonte:

Perspectivas Futuras Existe uma perspectiva positiva para o mercado automóvel em 2211 onde se espera que os principais mercados recuperem dos danos sofridos em Espera-se também a continuação da evolução dos mercados em ascensão. China, Índia e Brasil são apontados como os mercados chave que iram conduzir a um nível de crescimento nos próximos anos. Apesar de se prever uma recuperação dos principais mercados estes resultados puderam ser variados, onde se aponta por exemplo o fortalecimento dos E.U.A e o enfraquecimento do Japão. Fonte: