Lei de Acesso à Informação para a efetivação dos Direitos Humanos.

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Transcrição da apresentação:

Lei de Acesso à Informação para a efetivação dos Direitos Humanos

Objetivo do encontro Debater o que é informação e seu papel na articulação de outros direitos; Estimular a elaboração de pedidos de informação a diferentes órgãos públicos

O Acesso à Informação e outros direitos -Fortalecimento da Sociedade Civil - Participação popular - Controle social de políticas públicas - Direito à Informação como um instrumento de fortalecimento da luta por outros direitos

Lei de Acesso à Informação (nº /2011) Transparência ativa: divulgação pró- ativa (sem necessidade de solicitação) em sítio eletrônico Transparência passiva: estabelece regras para solicitações de informação ao poder público Vigente a partir de Maio/2012

Transparência Ativa 1)Registro de contatos, um organograma (“quem é quem”) e competências; 2)Registro de movimentação financeira 3)Registro de despesas; 4)Informações sobre licitações e procedimentos licitatórios; 5)Dados gerais para acompanhamento de políticas e obras públicas; 6)Respostas a perguntas frequentes da sociedade.

Transparência Passiva Transparência Passiva: quando a informação não está disponível, podemos fazer um pedido de informação. A LAI determina que os órgãos respondam a esta solicitação. Dados Gerais: - Identificação do requerente - Pensar em qual autoridade competente - Pedido por escrito ou por telefone - Internet ou carta - Não precisa justificar - Número de Protocolo Obrigatório - Ser claro e objetivo

Transparência Passiva Dados Gerais: -20 dias para responder, prorrogáveis a mais 10 mediante justificativa -Exceções ao acesso: riscos à saúde e segurança pública, ao desenvolvimento tecnológico, a negociações e relações internacionais, à soberania, à estabilidade financeira, a operações estratégicas das forças armadas, a instituições e autoridades. -Dados pessoais -Graus de sigilo (reservadas, secretas e ultrasecretas) -Recursos: 10 dias para fazer e 5 para receber a resposta. -Ausência de Resposta ou irregularidade: Denúncias administrativa e/ou Denúncias Juridicas.

Orientações -Identifique qual a autoridade pública tem a informação de que necessita -Faça um pedido claro, objetivo e simples. -Evite fazer muitas perguntas diferentes em um só pedido -Você pode fazer o mesmo pedido para diferentes órgãos

Exemplos: - Gostaria de saber sobre o andamento o meu processo de candidatura do programa “minha casa, minha vida.” -Quantas reintegrações de posse foram realizadas pela prefeitura em 2012 na região do centro de São Paulo? -Como é calculado o valor de indenização para uma pessoa que perdeu o imóvel por uma obra do Rodoanel?

Links úteis artigo19.org artigo19.org/centro

Contatos ARTIGO 19: Telefone: (11)