OBJECTIVOS DA ANIMAÇÃO PROMOVER A INOVAÇÃO E NOVAS DESCOBERTAS VALORIZAR A FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA PROPORCIONAR UMA VIDA MAIS HARMONIOSA, ATRACTIVA E DINÂMICA COM A PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO DOS ACTORES INCREMENTAR A OCUPAÇÃO ADEQUADA DO TEMPO LIVRE PARA EVITAR QUE O TEMPO DE ÓCIO SEJA ALIENANTE, PASSIVO E DESPERSONALIZADOR
OBJECTIVOS DA ANIMAÇÃO DO IDOSO RENTABILIZAR OS SERVIÇOS E RECURSOS COMUNITÁRIOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO VALORIZAR AS CAPACIDADES, COMPETÊNCIAS, SABERES E CULTURA DO IDOSO, AUMENTANDO A SUA AUTO-ESTIMA E AUTO-CONFIANÇA
ANIMAÇÃO DO IDOSO CONHECER OS IDOSOS: AS SUAS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS, VALORES, PRINCÍPIOS, CULTURA, CAPACIDADES, DIFICULDADES, GOSTOS PESSOAIS… CONHECER A INSTITUIÇÃO: HORÁRIOS, FUNCIONAMENTO, ESPAÇOS DISPONÍVEIS, RECURSOS MATERIAIS, FINANCEIROS E HUMANOS, PRIORIDADES E OBJECTIVOS DA DIRECÇÃO…
ANIMAÇÃO DO IDOSO CONHECER A COMUNIDADE LOCAL: A SUA CULTURA, MODOS DE VIDA, OUTRAS INSTITUIÇÕES, EQUIPAMENTOS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO RECORTAR COLAR ESTAMPAR ( com batatas, rolhas de cortiça, esponjas...) IMPRESSÃO (de diferentes objectos) MODELAGEM: barro, pasta de papel, madeira, moldar, plasticina, massas de cor... TÉCNICAS DE PINTURA TÉCNICAS DE DESENHO TÉCNICAS DE COLAGEM (diferentes materiais) EXPRESSÃO DRAMÁTICA; TEATRO EXPRESSÃO MUSICAL EXPRESSÃO PSICOMOTORA
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO EXPRESSÃO PLÁSTICA, CONSTRUÇÕES JOGOS PEDAGÓGICOS DANÇA HISTÓRIAS E CONTOS POPULARES POEMAS; RIMAS; ANEDOTAS VISITAS Á COMUNIDADE, PASSEIOS, VISITAS DE ESTUDO CIÊNCIA DIVERTIDA CULINÁRIA JOGOS DE MESA JOGOS POPULARES JARDINAGEM
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO TAREFAS AGRÍCOLAS ACTIVIDADES ESPECÍFICAS: COSTURA, BORDADOS, RENDAS E TAPEÇARIA, CARPINTARIA CONVERSAR LEITURA DE LIVROS PEQUENA AJUDA NAS TAREFAS DA INSTITUIÇÃO LEITURA E COMENTÁRIO DE JORNAIS E REVISTAS VISIONAMENTO DE FILMES
PLANIFICAÇÃO É USAR PROCEDIMENTOS PARA INTRODUZIR ORGANIZAÇÃO E RACIONALIDADE À ACÇÃO, COM VISTA A ALCANÇAR DETERMINADAS METAS E OBJECTIVOS.
ELEMENTOS DA PLANIFICAÇÃO Conteúdo da planificação: O Quê…? Objectivos: Para Quê…? Local: Onde…? Metodologia: Como…? Actividades e Tarefas: o que se pretende desenvolver Calendarização, Cronograma: dias, horários, duração da actividade Destinatários: sala, idades, número de participantes Recursos Humanos: quem promove e participa na actividade Recursos Materiais e Financeiros Avaliação
EXECUÇÃO DAS DIFERENTES TÉCNICAS TRABALHAR OS HÁBITOS DE HIGIENE E LIMPEZA UTILIZAR DIFERENTES MATERIAIS E TÉCNICAS ESTIMULAR A ACTIVIDADE COGNITIVA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DIRECTA, MANIPULAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO; REFORÇAR A AUTONOMIA BOA PLANIFICAÇÃO DA SESSÃO, ACTIVIDADES E MATERIAL A UTILIZAR MOTIVAR, EXPLICAR O QUE VÃO FAZER E PORQUÊ
EXECUÇÃO DAS DIFERENTES TÉCNICAS TENTAR REALIZAR AS ACTIVIDADES NO MESMO HORÁRIO NO MESMO DIA, NÃO ALTERANDO MUITO AS ROTINAS CRIAR UM AMBIENTE SERENO, DESCONTRAÍDO E ABERTO ÀS EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS DESPERTAR A CURIOSIDADE E A VONTADE
EXECUÇÃO DAS DIFERENTES TÉCNICAS TER EM CONTA QUE OS IDOSOS SE CANSAM FACILMENTE DAS ACTIVIDADES DAR IMPORTÂNCIA AOS INTERESSES, MOTIVAÇÕES E ESTADO DE ESPÍRITO DOS IDOSOS. NÃO FORÇAR
FUNÇÃO DO ANIMADOR 1. Entusiasmo: motivar os actores; 2. Empatia: compreender o público alvo, colocar- se no lugar deles; 3. Atitude construtiva: ser positivo, demonstrar seriedade, comentários positivos; 4. Ter espírito de adaptação; 5. Organizar o espaço; 6. Possuir uma grande variedade de actividades/jogos; 7. Planificar e preparar os jogos /actividades com antecedência; 8. Apresentar os jogos/actividades com clareza; 9. Observar e acompanhar o público alvo durante os jogos/actividades.
Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Plano de Actividades Sócio-Culturais (PAS)
O que é o PDI? É um instrumento que visa os serviços prestados ao cliente, que promovam a sua autonomia e qualidade de vida, respeitando o projecto de vida, hábitos, gostos, confidencialidade e privacidade da pessoa.
Elaboração do PDI A elaboração do PDI deve ser adequada às necessidades, hábitos, interesses e expectativas de cada cliente, na medida em que este é um ser único e individual.
Objectivos Visa conhecer o utente e definir áreas de intervenção a desenvolver de acordo com as suas necessidades e vivências.
Plano de Actividades Sócio-Culturais (PAS)
O que é o PAS? É um instrumento que visa a definição e planificação das actividades sócio-culturais, tendo em conta as necessidades, hábitos interesses e expectativas do utente.
Regras / Princípios Respeitar as diferenças religiosas, étnicas e culturais Promover a autonomia e qualidade de vida Respeitar o cliente quanto à sua individualidade, capacidades, potencialidades, hábitos, interesses e expectativas Promover a participação activa dos idosos e/ou familiares nas actividades Promover a comunicação, convivência e ocupação do tempo dos clientes
Bases de Apoio • PAS anterior Objectivos operacionais da área/sector • Necessidades, interesses e potencialidades dos utentes Planos de Desenvolvimento Individual Recursos disponíveis na comunidade, próxima e alargada Recursos disponibilizados pelos parceiros, formais e informais
Plano de Actividades
GRELHA DE PRESENÇAS
Estrutura de um Projecto de Animação Sociocultural Denominação Natureza do projecto Beneficiários do projecto Objectivos Descrição Fundamentação teórica Finalidade Metas Localização física e espacial Descrição das actividades e tarefas a realizar Métodos e técnicas a utilizar Determinação dos prazos Calendarização das actividades Determinação dos recursos (humanos, materiais, técnicos e financeiros) Custos do projecto (elaboração e execução) Coordenação do projecto Indicadores de avaliação Factores externos Condicionantes para o sucesso Impacto do projecto
Actividades de Animação Sociais Animação Espiritual/religioso Quotidianas Culturais Desportivas Intelectual/formativo
Lúdico-recreativo – Jogar às damas, cartas ou outras, participar em coros fazer objectos em cerâmica, crochet Cultural – ir ao cinema, ao teatro, a concertos, museus, exposições Desportivo – fazer ginástica de manutenção, natação, hidroginástica, Yoga; Espiritual e/ou religioso – ir à missa, rezar, Reikiy, Tai Chi;
Intelectual / formativo – participar em aulas nas universidades e academias seniores ou outras, conferências, palestras, seminários, música, canto coral e leitura; Quotidiano – ir ás compras, ir ao cabeleireiro, realizar algumas tarefas domésticas, ver TV, ouvir rádio, música, cuidar de um animal doméstico, cuidar de plantas Social – participar em passeios colectivos, festas ou em actividades desenvolvidas por outras instituições, receber ou fazer visitas, fazer voluntariado dentro e fora da instituição.